A formação do professor alfabetizador.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13323
Resumo: A presente investigação teve por objetivo principal investigar o processo de formação do professor alfabetizador da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr Thomaz Pires, na cidade de Sousa - PB. Algumas perguntas nos orientaram no decorrer da pesquisa, como: Como a não formação do professor alfabetizador se reflete na aprendizagem dos alunos? Quais os investimentos oferecidos pelo poder publico para melhorar a atuação desses profissionais? Por que a alfabetização, que e a base de todo o processo de escolarização, e tao desvalorizada pelo poder publico? Por que muitos profissionais não se dispõem a assumir uma turma de alfabetização? Por que as professoras alfabetizadoras, em sua maioria, são profissionais em fim de carreira? Para nossa fundamentação teórica buscamos renomados autores, entre eles destacamos: Libâneo (2000), Freire (1996), Perez (2003). Nossa investigação esta dividida em quatro capítulos, que nos levam a repensar nossa pratica pedagógica de maneira critica, a termos uma visão ampliada e sensível com relação a alfabetização. De inicio resgatamos um pouco da historia da formação das professoras primarias e a questão da feminização do magistério e a mistica da vocação. Em seguida, podemos analisar a importância da formação para o professor alfabetizador e o perfil das alfabetizadoras partindo de seus relatos, estes que demonstram o envolvimento pessoal que cada uma tem com a alfabetização, seu processo formativo e os saberes adquiridos pela experiencia de anos em sala de alfabetização. Por fim, adentramos na sala de alfabetização e acompanhamos de perto a rotina da sala de aula, com suas muitas dificuldades e com suas muitas "delicias". A somatória desses quatro capítulos que compõem nosso estudo e o resultado de muito trabalho e esforço na busca por aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos acerca da temática. Diante do exposto, podemos concluir que e de fundamental importância a formação de qualidade para o professor alfabetizador, a reflexão aprofundada da própria pratica pedagógica e a busca incessante pela formação continuada e mais investimentos por parte do poder publico, como meios geradores de significativas mudanças para o sistema de ensino e para a (re) valorização da escola publica.
id UFCG_c49818c8415a0dd0a8f743bf483019de
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13323
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A formação do professor alfabetizador.The formation of the literacy teacher.A formação de professorProfessor alfabetizadorEducação infantilEnsino fundamentalTeacher trainingLiteracy teacherchild educationElementary SchoolA presente investigação teve por objetivo principal investigar o processo de formação do professor alfabetizador da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr Thomaz Pires, na cidade de Sousa - PB. Algumas perguntas nos orientaram no decorrer da pesquisa, como: Como a não formação do professor alfabetizador se reflete na aprendizagem dos alunos? Quais os investimentos oferecidos pelo poder publico para melhorar a atuação desses profissionais? Por que a alfabetização, que e a base de todo o processo de escolarização, e tao desvalorizada pelo poder publico? Por que muitos profissionais não se dispõem a assumir uma turma de alfabetização? Por que as professoras alfabetizadoras, em sua maioria, são profissionais em fim de carreira? Para nossa fundamentação teórica buscamos renomados autores, entre eles destacamos: Libâneo (2000), Freire (1996), Perez (2003). Nossa investigação esta dividida em quatro capítulos, que nos levam a repensar nossa pratica pedagógica de maneira critica, a termos uma visão ampliada e sensível com relação a alfabetização. De inicio resgatamos um pouco da historia da formação das professoras primarias e a questão da feminização do magistério e a mistica da vocação. Em seguida, podemos analisar a importância da formação para o professor alfabetizador e o perfil das alfabetizadoras partindo de seus relatos, estes que demonstram o envolvimento pessoal que cada uma tem com a alfabetização, seu processo formativo e os saberes adquiridos pela experiencia de anos em sala de alfabetização. Por fim, adentramos na sala de alfabetização e acompanhamos de perto a rotina da sala de aula, com suas muitas dificuldades e com suas muitas "delicias". A somatória desses quatro capítulos que compõem nosso estudo e o resultado de muito trabalho e esforço na busca por aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos acerca da temática. Diante do exposto, podemos concluir que e de fundamental importância a formação de qualidade para o professor alfabetizador, a reflexão aprofundada da própria pratica pedagógica e a busca incessante pela formação continuada e mais investimentos por parte do poder publico, como meios geradores de significativas mudanças para o sistema de ensino e para a (re) valorização da escola publica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGTORRES, Antônia Lis de Maria Martins.TORRES, A. L. M. M.http://lattes.cnpq.br/0290068964313599NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva.20072020-07-15T15:57:18Z2020-07-152020-07-15T15:57:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13323NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. A formação do professor alfabetizador. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:19:10Zoai:localhost:riufcg/13323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:19:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor alfabetizador.
The formation of the literacy teacher.
title A formação do professor alfabetizador.
spellingShingle A formação do professor alfabetizador.
NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva.
A formação de professor
Professor alfabetizador
Educação infantil
Ensino fundamental
Teacher training
Literacy teacher
child education
Elementary School
title_short A formação do professor alfabetizador.
title_full A formação do professor alfabetizador.
title_fullStr A formação do professor alfabetizador.
title_full_unstemmed A formação do professor alfabetizador.
title_sort A formação do professor alfabetizador.
author NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva.
author_facet NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
TORRES, A. L. M. M.
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599
dc.contributor.author.fl_str_mv NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv A formação de professor
Professor alfabetizador
Educação infantil
Ensino fundamental
Teacher training
Literacy teacher
child education
Elementary School
topic A formação de professor
Professor alfabetizador
Educação infantil
Ensino fundamental
Teacher training
Literacy teacher
child education
Elementary School
description A presente investigação teve por objetivo principal investigar o processo de formação do professor alfabetizador da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr Thomaz Pires, na cidade de Sousa - PB. Algumas perguntas nos orientaram no decorrer da pesquisa, como: Como a não formação do professor alfabetizador se reflete na aprendizagem dos alunos? Quais os investimentos oferecidos pelo poder publico para melhorar a atuação desses profissionais? Por que a alfabetização, que e a base de todo o processo de escolarização, e tao desvalorizada pelo poder publico? Por que muitos profissionais não se dispõem a assumir uma turma de alfabetização? Por que as professoras alfabetizadoras, em sua maioria, são profissionais em fim de carreira? Para nossa fundamentação teórica buscamos renomados autores, entre eles destacamos: Libâneo (2000), Freire (1996), Perez (2003). Nossa investigação esta dividida em quatro capítulos, que nos levam a repensar nossa pratica pedagógica de maneira critica, a termos uma visão ampliada e sensível com relação a alfabetização. De inicio resgatamos um pouco da historia da formação das professoras primarias e a questão da feminização do magistério e a mistica da vocação. Em seguida, podemos analisar a importância da formação para o professor alfabetizador e o perfil das alfabetizadoras partindo de seus relatos, estes que demonstram o envolvimento pessoal que cada uma tem com a alfabetização, seu processo formativo e os saberes adquiridos pela experiencia de anos em sala de alfabetização. Por fim, adentramos na sala de alfabetização e acompanhamos de perto a rotina da sala de aula, com suas muitas dificuldades e com suas muitas "delicias". A somatória desses quatro capítulos que compõem nosso estudo e o resultado de muito trabalho e esforço na busca por aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos acerca da temática. Diante do exposto, podemos concluir que e de fundamental importância a formação de qualidade para o professor alfabetizador, a reflexão aprofundada da própria pratica pedagógica e a busca incessante pela formação continuada e mais investimentos por parte do poder publico, como meios geradores de significativas mudanças para o sistema de ensino e para a (re) valorização da escola publica.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2020-07-15T15:57:18Z
2020-07-15
2020-07-15T15:57:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13323
NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. A formação do professor alfabetizador. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13323
identifier_str_mv NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. A formação do professor alfabetizador. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744447323242496