A formação do professor alfabetizador.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13323 |
Resumo: | A presente investigação teve por objetivo principal investigar o processo de formação do professor alfabetizador da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr Thomaz Pires, na cidade de Sousa - PB. Algumas perguntas nos orientaram no decorrer da pesquisa, como: Como a não formação do professor alfabetizador se reflete na aprendizagem dos alunos? Quais os investimentos oferecidos pelo poder publico para melhorar a atuação desses profissionais? Por que a alfabetização, que e a base de todo o processo de escolarização, e tao desvalorizada pelo poder publico? Por que muitos profissionais não se dispõem a assumir uma turma de alfabetização? Por que as professoras alfabetizadoras, em sua maioria, são profissionais em fim de carreira? Para nossa fundamentação teórica buscamos renomados autores, entre eles destacamos: Libâneo (2000), Freire (1996), Perez (2003). Nossa investigação esta dividida em quatro capítulos, que nos levam a repensar nossa pratica pedagógica de maneira critica, a termos uma visão ampliada e sensível com relação a alfabetização. De inicio resgatamos um pouco da historia da formação das professoras primarias e a questão da feminização do magistério e a mistica da vocação. Em seguida, podemos analisar a importância da formação para o professor alfabetizador e o perfil das alfabetizadoras partindo de seus relatos, estes que demonstram o envolvimento pessoal que cada uma tem com a alfabetização, seu processo formativo e os saberes adquiridos pela experiencia de anos em sala de alfabetização. Por fim, adentramos na sala de alfabetização e acompanhamos de perto a rotina da sala de aula, com suas muitas dificuldades e com suas muitas "delicias". A somatória desses quatro capítulos que compõem nosso estudo e o resultado de muito trabalho e esforço na busca por aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos acerca da temática. Diante do exposto, podemos concluir que e de fundamental importância a formação de qualidade para o professor alfabetizador, a reflexão aprofundada da própria pratica pedagógica e a busca incessante pela formação continuada e mais investimentos por parte do poder publico, como meios geradores de significativas mudanças para o sistema de ensino e para a (re) valorização da escola publica. |
id |
UFCG_c49818c8415a0dd0a8f743bf483019de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13323 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A formação do professor alfabetizador.The formation of the literacy teacher.A formação de professorProfessor alfabetizadorEducação infantilEnsino fundamentalTeacher trainingLiteracy teacherchild educationElementary SchoolA presente investigação teve por objetivo principal investigar o processo de formação do professor alfabetizador da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr Thomaz Pires, na cidade de Sousa - PB. Algumas perguntas nos orientaram no decorrer da pesquisa, como: Como a não formação do professor alfabetizador se reflete na aprendizagem dos alunos? Quais os investimentos oferecidos pelo poder publico para melhorar a atuação desses profissionais? Por que a alfabetização, que e a base de todo o processo de escolarização, e tao desvalorizada pelo poder publico? Por que muitos profissionais não se dispõem a assumir uma turma de alfabetização? Por que as professoras alfabetizadoras, em sua maioria, são profissionais em fim de carreira? Para nossa fundamentação teórica buscamos renomados autores, entre eles destacamos: Libâneo (2000), Freire (1996), Perez (2003). Nossa investigação esta dividida em quatro capítulos, que nos levam a repensar nossa pratica pedagógica de maneira critica, a termos uma visão ampliada e sensível com relação a alfabetização. De inicio resgatamos um pouco da historia da formação das professoras primarias e a questão da feminização do magistério e a mistica da vocação. Em seguida, podemos analisar a importância da formação para o professor alfabetizador e o perfil das alfabetizadoras partindo de seus relatos, estes que demonstram o envolvimento pessoal que cada uma tem com a alfabetização, seu processo formativo e os saberes adquiridos pela experiencia de anos em sala de alfabetização. Por fim, adentramos na sala de alfabetização e acompanhamos de perto a rotina da sala de aula, com suas muitas dificuldades e com suas muitas "delicias". A somatória desses quatro capítulos que compõem nosso estudo e o resultado de muito trabalho e esforço na busca por aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos acerca da temática. Diante do exposto, podemos concluir que e de fundamental importância a formação de qualidade para o professor alfabetizador, a reflexão aprofundada da própria pratica pedagógica e a busca incessante pela formação continuada e mais investimentos por parte do poder publico, como meios geradores de significativas mudanças para o sistema de ensino e para a (re) valorização da escola publica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGTORRES, Antônia Lis de Maria Martins.TORRES, A. L. M. M.http://lattes.cnpq.br/0290068964313599NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva.20072020-07-15T15:57:18Z2020-07-152020-07-15T15:57:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13323NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. A formação do professor alfabetizador. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:19:10Zoai:localhost:riufcg/13323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:19:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do professor alfabetizador. The formation of the literacy teacher. |
title |
A formação do professor alfabetizador. |
spellingShingle |
A formação do professor alfabetizador. NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. A formação de professor Professor alfabetizador Educação infantil Ensino fundamental Teacher training Literacy teacher child education Elementary School |
title_short |
A formação do professor alfabetizador. |
title_full |
A formação do professor alfabetizador. |
title_fullStr |
A formação do professor alfabetizador. |
title_full_unstemmed |
A formação do professor alfabetizador. |
title_sort |
A formação do professor alfabetizador. |
author |
NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. |
author_facet |
NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
TORRES, Antônia Lis de Maria Martins. TORRES, A. L. M. M. http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
A formação de professor Professor alfabetizador Educação infantil Ensino fundamental Teacher training Literacy teacher child education Elementary School |
topic |
A formação de professor Professor alfabetizador Educação infantil Ensino fundamental Teacher training Literacy teacher child education Elementary School |
description |
A presente investigação teve por objetivo principal investigar o processo de formação do professor alfabetizador da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr Thomaz Pires, na cidade de Sousa - PB. Algumas perguntas nos orientaram no decorrer da pesquisa, como: Como a não formação do professor alfabetizador se reflete na aprendizagem dos alunos? Quais os investimentos oferecidos pelo poder publico para melhorar a atuação desses profissionais? Por que a alfabetização, que e a base de todo o processo de escolarização, e tao desvalorizada pelo poder publico? Por que muitos profissionais não se dispõem a assumir uma turma de alfabetização? Por que as professoras alfabetizadoras, em sua maioria, são profissionais em fim de carreira? Para nossa fundamentação teórica buscamos renomados autores, entre eles destacamos: Libâneo (2000), Freire (1996), Perez (2003). Nossa investigação esta dividida em quatro capítulos, que nos levam a repensar nossa pratica pedagógica de maneira critica, a termos uma visão ampliada e sensível com relação a alfabetização. De inicio resgatamos um pouco da historia da formação das professoras primarias e a questão da feminização do magistério e a mistica da vocação. Em seguida, podemos analisar a importância da formação para o professor alfabetizador e o perfil das alfabetizadoras partindo de seus relatos, estes que demonstram o envolvimento pessoal que cada uma tem com a alfabetização, seu processo formativo e os saberes adquiridos pela experiencia de anos em sala de alfabetização. Por fim, adentramos na sala de alfabetização e acompanhamos de perto a rotina da sala de aula, com suas muitas dificuldades e com suas muitas "delicias". A somatória desses quatro capítulos que compõem nosso estudo e o resultado de muito trabalho e esforço na busca por aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos acerca da temática. Diante do exposto, podemos concluir que e de fundamental importância a formação de qualidade para o professor alfabetizador, a reflexão aprofundada da própria pratica pedagógica e a busca incessante pela formação continuada e mais investimentos por parte do poder publico, como meios geradores de significativas mudanças para o sistema de ensino e para a (re) valorização da escola publica. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2020-07-15T15:57:18Z 2020-07-15 2020-07-15T15:57:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13323 NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. A formação do professor alfabetizador. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13323 |
identifier_str_mv |
NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. A formação do professor alfabetizador. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744447323242496 |