A formação do professor alfabetizador: o que dizem as produções acadêmicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/964 |
Resumo: | Neste estudo, realizou-se um breve histórico sobre a formação do professor alfabetizador no Brasil, o que permitiu um olhar para a história, constando-se fatos, mudanças que ocorreram no contexto educacional, entre outras realidades. Também, pode-se construir um breve histórico sobre a alfabetização no Brasil, bem como uma abordagem dos conceitos alfabetização e letramento, de modo a melhor compreender como ambos se relacionam e ao mesmo tempo se convergem. Os objetivos do estudo consistem em: Analisar os discursos sobre a formação do professor alfabetizador; Destacar alternativas apresentadas nas produções acadêmicas sobre (e para) a formação do professor alfabetizador; Aprofundar sobre as concepções de formação do professor alfabetizador presentes nos discursos das produções acadêmicas selecionadas. No corpus da pesquisa foi feito um estudo com seis trabalhos acadêmicos publicados no portal de periódicos da CAPES, tendo como objeto de estudo a formação do professor alfabetizador; utilizando como metodologia o Paradigma Indiciário. Assim, com a análise do material selecionado, verificou-se a importância de estudar essas produções, porque elas atentam não só para um modo de conceber o professor, mas também fomentam a necessidade de o professor alfabetizador estar em constante aprendizado (por meio da educação ou formação continuada). Pode-se considerar, diante de todo o trabalho exposto que o professor alfabetizador é um ser em contínuo aprendizado e mediador do processo de ensino-aprendizado, e, por isso, auxilia a escola a cumprir seu papel, que é ensinar a criança a ler e escrever, tornando-a cidadão letrado, alfabetizando-a. |
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A formação do professor alfabetizador: o que dizem as produções acadêmicasProfessor alfabetizador.Alfabetizador.Formação de professores.Literacy teacher.Literacy.Teacher training.EducaçãoNeste estudo, realizou-se um breve histórico sobre a formação do professor alfabetizador no Brasil, o que permitiu um olhar para a história, constando-se fatos, mudanças que ocorreram no contexto educacional, entre outras realidades. Também, pode-se construir um breve histórico sobre a alfabetização no Brasil, bem como uma abordagem dos conceitos alfabetização e letramento, de modo a melhor compreender como ambos se relacionam e ao mesmo tempo se convergem. Os objetivos do estudo consistem em: Analisar os discursos sobre a formação do professor alfabetizador; Destacar alternativas apresentadas nas produções acadêmicas sobre (e para) a formação do professor alfabetizador; Aprofundar sobre as concepções de formação do professor alfabetizador presentes nos discursos das produções acadêmicas selecionadas. No corpus da pesquisa foi feito um estudo com seis trabalhos acadêmicos publicados no portal de periódicos da CAPES, tendo como objeto de estudo a formação do professor alfabetizador; utilizando como metodologia o Paradigma Indiciário. Assim, com a análise do material selecionado, verificou-se a importância de estudar essas produções, porque elas atentam não só para um modo de conceber o professor, mas também fomentam a necessidade de o professor alfabetizador estar em constante aprendizado (por meio da educação ou formação continuada). Pode-se considerar, diante de todo o trabalho exposto que o professor alfabetizador é um ser em contínuo aprendizado e mediador do processo de ensino-aprendizado, e, por isso, auxilia a escola a cumprir seu papel, que é ensinar a criança a ler e escrever, tornando-a cidadão letrado, alfabetizando-a.Only through this reflection will be able to be construed as professional and also understand the need to invest in proper training. In this study, there was a brief history of the training of the literacy teacher in Brazil, which allowed a look at the history; it finds facts, changes that have occurred in the educational context, among other realities. Also, can be constructed a brief history about literacy in Brazil, as well as an approach to literacy concepts and literacy in order to better understand how both relate and simultaneously converge. In the corpus of the research was done a study of six academic papers published on the CAPES periodical portal, with the objective of study the formation of the literacy teacher. So with the analysis of the selected material, it checks the importance of studying these productions because they attempt not only a way of conceiving the teacher, but also promote the need for the literacy teacher to be in constant learning (through education or continuing education). It can be considered, before all the work exhibited that the literacy teacher is a human being in continuous learning and mediator of the teaching-learning process, and therefore helps the school to fulfill its role, which is to teach a child to read and write, making them literate citizen, literate it.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBARBOSA, Marinalva Vieira38641020225http://lattes.cnpq.br/8103443442362053PAGNAN, Katiane Beatriz Silva2020-02-13T21:39:44Z2016-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPAGNAN, Katiane Beatriz Silva. A formação do professor alfabetizador: o que dizem as produções acadêmicas. 2016. 136f . Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/964porABRAMOVICH. F. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione, 1993. ALBUQUERQUE, E. B. C. de.; MORAIS, A. G. de.; FERREIRA, A. T. B. As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras? Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 38 maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/05.pdf. Acesso em: 8 ago. 2015. ALFERES, M. A.; MAINARDES, J. A formação continuada de professores no Brasil. Seminário de Pesquisa do PPE. Universidade Estadual de Maringá. 26 e 27/05/2011. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2011/pdf/1/001.pdf. Acesso em: 15 nov. 2015. ALMEIDA, C. M de; SOARES, K. C. D. Pedagogo escolar: as funções supervisora e orientadora. Curitiba: Ibpex, 2010. ALMEIDA, P. C. A.; BIAJONE, J. 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PAGNAN, Katiane Beatriz Silva |
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Professor alfabetizador. Alfabetizador. Formação de professores. Literacy teacher. Literacy. Teacher training. Educação |
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Professor alfabetizador. Alfabetizador. Formação de professores. Literacy teacher. Literacy. Teacher training. Educação |
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Neste estudo, realizou-se um breve histórico sobre a formação do professor alfabetizador no Brasil, o que permitiu um olhar para a história, constando-se fatos, mudanças que ocorreram no contexto educacional, entre outras realidades. Também, pode-se construir um breve histórico sobre a alfabetização no Brasil, bem como uma abordagem dos conceitos alfabetização e letramento, de modo a melhor compreender como ambos se relacionam e ao mesmo tempo se convergem. Os objetivos do estudo consistem em: Analisar os discursos sobre a formação do professor alfabetizador; Destacar alternativas apresentadas nas produções acadêmicas sobre (e para) a formação do professor alfabetizador; Aprofundar sobre as concepções de formação do professor alfabetizador presentes nos discursos das produções acadêmicas selecionadas. No corpus da pesquisa foi feito um estudo com seis trabalhos acadêmicos publicados no portal de periódicos da CAPES, tendo como objeto de estudo a formação do professor alfabetizador; utilizando como metodologia o Paradigma Indiciário. Assim, com a análise do material selecionado, verificou-se a importância de estudar essas produções, porque elas atentam não só para um modo de conceber o professor, mas também fomentam a necessidade de o professor alfabetizador estar em constante aprendizado (por meio da educação ou formação continuada). Pode-se considerar, diante de todo o trabalho exposto que o professor alfabetizador é um ser em contínuo aprendizado e mediador do processo de ensino-aprendizado, e, por isso, auxilia a escola a cumprir seu papel, que é ensinar a criança a ler e escrever, tornando-a cidadão letrado, alfabetizando-a. |
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2016 |
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PAGNAN, Katiane Beatriz Silva. A formação do professor alfabetizador: o que dizem as produções acadêmicas. 2016. 136f . Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016 . http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/964 |
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PAGNAN, Katiane Beatriz Silva. A formação do professor alfabetizador: o que dizem as produções acadêmicas. 2016. 136f . Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016 . |
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