Preconceito e discriminação étnico-racial concebido pelas professoras da educação infantil da cidade de Marizópolis - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES, Josefa dos Santos.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7345
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral: Apreender e analisar as concepções sobre preconceito e discriminação étnico-racial, construídas pelas professoras da Educação Infantil da cidade de Marizópolis – PB. Os objetivos específicos: verificar as possíveis estratégias utilizadas pelas professoras da Educação Infantil diante de uma ação de preconceito e discriminação étnico- racial, averiguar a inserção de possíveis práticas pedagógicas usadas pelas professoras da Educação Infantil para trabalharem com a questão étnico-racial. Os estudos teóricos foram fundamentados na discussão das políticas públicas para Educação Infantil e Educação étnico-racial. Participaram da pesquisa cinco professoras da Educação Infantil, do município de Marizópolis – PB. Como instrumento metodológico, utilizamos um questionário sócio-demográfico, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos sugerem que para as professoras preconceito e discriminação encontram-se identificados nas dimensões ética, estética, afetiva e cognitiva; com maior ênfase na dimensão ética, na qual demonstra que as professoras concebem o preconceito e discriminação como ato cometido pelo outro. Os resultados das entrevistas indicam que elas precisam de formação em educação étnico-racial para que melhorem a prática pedagógica e possa oferecer uma educação infantil de qualidade.
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