Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Mirely Abreu de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30041
Resumo: Com este trabalho, propõe-se um estudo que tem como objetivo tentar despertar a reflexão de uma análise crítica sobre a leitura de contos de fadas no ensino de Língua Inglesa no fundamental I. Nesse sentido, objetiva-se examinar a obra Cinderela, dos Irmãos Grimm (1812), com auxilio teórico dos autores e estudiosos BETTELHEIM (1980) e COELHO (2005). para tanto, o trabalho faz um levantamento das tradições desses contos, abordando seus principais conceitos, numa perspectiva de letramento crítico, visando analisar o gênero tendo como conteúdo estruturante o texto, em sua forma original, como prática social e o que ele pode propiciar aos estudantes na formação de cidadãos pensantes, críticos e donos de seus próprios caminhos, proposta recentemente feita pelas novos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Para este fim, nos ancoramos numa concepção de letramento critico (CERVETTI, PARDALES, DAMICO, 2001), de texto como uma construção multimodal (MATTOS & VALÉRIO, 2010; ANDRÉIA, 2017) e da experiência de aprendizagem como uma possibilidade de letramento crítico. A pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa de natureza aplicada organizado em um desenho metodológico de aspectos-chaves de Design e Redesign com diretrizes especificas adaptado por ROSA FILHO (2015). o trabalho, por fim, apresenta uma atividade integrada que tem por objetivo conciliar os anseios desses novos ressignificados. Espera-se com esta pesquisa demonstrar o quão importante é para os alunos que os professores utilizem mais o gênero textual contos de fadas para uma aprendizagem da Língua Inglesa mais eficaz e prazerosa.
id UFCG_c57b6098d2963a61057d26e8e73ae3d7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30041
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos.Reframing fairy tales in English language classes: a critical analysis of works by the Brothers Grimm from a literacies perspective.Ensino de língua inglesaContos de fadasLíngua inglesa - ensino fundamentalLeitura - contos de fadasIrmãos Grimm - análise críticaLetramento críticoAulas de língua inglesaEnglish language teachingFairy taleEnglish language - elementary schoolReading - Fairy TalesBrothers Grimm - critical analysiscritical literacyenglish language classesLetras - Língua inglesa.Com este trabalho, propõe-se um estudo que tem como objetivo tentar despertar a reflexão de uma análise crítica sobre a leitura de contos de fadas no ensino de Língua Inglesa no fundamental I. Nesse sentido, objetiva-se examinar a obra Cinderela, dos Irmãos Grimm (1812), com auxilio teórico dos autores e estudiosos BETTELHEIM (1980) e COELHO (2005). para tanto, o trabalho faz um levantamento das tradições desses contos, abordando seus principais conceitos, numa perspectiva de letramento crítico, visando analisar o gênero tendo como conteúdo estruturante o texto, em sua forma original, como prática social e o que ele pode propiciar aos estudantes na formação de cidadãos pensantes, críticos e donos de seus próprios caminhos, proposta recentemente feita pelas novos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Para este fim, nos ancoramos numa concepção de letramento critico (CERVETTI, PARDALES, DAMICO, 2001), de texto como uma construção multimodal (MATTOS & VALÉRIO, 2010; ANDRÉIA, 2017) e da experiência de aprendizagem como uma possibilidade de letramento crítico. A pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa de natureza aplicada organizado em um desenho metodológico de aspectos-chaves de Design e Redesign com diretrizes especificas adaptado por ROSA FILHO (2015). o trabalho, por fim, apresenta uma atividade integrada que tem por objetivo conciliar os anseios desses novos ressignificados. Espera-se com esta pesquisa demonstrar o quão importante é para os alunos que os professores utilizem mais o gênero textual contos de fadas para uma aprendizagem da Língua Inglesa mais eficaz e prazerosa.With this work, we propose a study that aims to try to awaken the reflection of a critical analysis on the reading of fairy tales in the teaching of English in elementary school. Grimm (1812), with theoretical assistance from the authors and scholars BETTELHEIM (1980) and COELHO (2005). To this end, the work surveys the traditions of these tales, addressing their main concepts, from a perspective of critical literacy, aiming to analyze the genre having the text as its structuring content, in its original form, as a social practice and what it can provide to the students. students in the formation of thinking citizens, critics and owners of their own paths, a proposal recently made by the new National Curricular Parameters (PCNs). To this end, we are anchored in a conception of critical literacy (CERVETTI, PARDALES, DAMICO, 2001), of the text as a multimodal construction (MATTOS & VALÉRIO, 2010; ANDRÉIA, 2017) and of the learning experience as a possibility of critical literacy. The bibliographical research of a qualitative approach of an applied nature organized in a methodological design of key aspects of Design and Redesign with specific guidelines adapted by ROSA FILHO (2015). Finally, the work presents an integrated activity that aims to reconcile the desires of these new meanings. This research is expected to demonstrate how important it is for students that teachers use the textual genre fairy tales more for a more effective and enjoyable English language learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Fabione Gomes da.SILVA, F. G.http://lattes.cnpq.br/7197728095907519BRAGA, Elinaldo Menezes.SOUSA, Larissa Lacerda de.SOUZA, Mirely Abreu de.2023-02-142023-05-30T00:39:39Z2023-05-292023-05-30T00:39:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30041SOUZA, Mirely Abreu de. Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos. 2023. 62f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T00:39:39Zoai:localhost:riufcg/30041Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T00:39:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos.
Reframing fairy tales in English language classes: a critical analysis of works by the Brothers Grimm from a literacies perspective.
title Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos.
spellingShingle Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos.
SOUZA, Mirely Abreu de.
Ensino de língua inglesa
Contos de fadas
Língua inglesa - ensino fundamental
Leitura - contos de fadas
Irmãos Grimm - análise crítica
Letramento crítico
Aulas de língua inglesa
English language teaching
Fairy tale
English language - elementary school
Reading - Fairy Tales
Brothers Grimm - critical analysis
critical literacy
english language classes
Letras - Língua inglesa.
title_short Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos.
title_full Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos.
title_fullStr Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos.
title_full_unstemmed Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos.
title_sort Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos.
author SOUZA, Mirely Abreu de.
author_facet SOUZA, Mirely Abreu de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Fabione Gomes da.
SILVA, F. G.
http://lattes.cnpq.br/7197728095907519
BRAGA, Elinaldo Menezes.
SOUSA, Larissa Lacerda de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Mirely Abreu de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua inglesa
Contos de fadas
Língua inglesa - ensino fundamental
Leitura - contos de fadas
Irmãos Grimm - análise crítica
Letramento crítico
Aulas de língua inglesa
English language teaching
Fairy tale
English language - elementary school
Reading - Fairy Tales
Brothers Grimm - critical analysis
critical literacy
english language classes
Letras - Língua inglesa.
topic Ensino de língua inglesa
Contos de fadas
Língua inglesa - ensino fundamental
Leitura - contos de fadas
Irmãos Grimm - análise crítica
Letramento crítico
Aulas de língua inglesa
English language teaching
Fairy tale
English language - elementary school
Reading - Fairy Tales
Brothers Grimm - critical analysis
critical literacy
english language classes
Letras - Língua inglesa.
description Com este trabalho, propõe-se um estudo que tem como objetivo tentar despertar a reflexão de uma análise crítica sobre a leitura de contos de fadas no ensino de Língua Inglesa no fundamental I. Nesse sentido, objetiva-se examinar a obra Cinderela, dos Irmãos Grimm (1812), com auxilio teórico dos autores e estudiosos BETTELHEIM (1980) e COELHO (2005). para tanto, o trabalho faz um levantamento das tradições desses contos, abordando seus principais conceitos, numa perspectiva de letramento crítico, visando analisar o gênero tendo como conteúdo estruturante o texto, em sua forma original, como prática social e o que ele pode propiciar aos estudantes na formação de cidadãos pensantes, críticos e donos de seus próprios caminhos, proposta recentemente feita pelas novos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Para este fim, nos ancoramos numa concepção de letramento critico (CERVETTI, PARDALES, DAMICO, 2001), de texto como uma construção multimodal (MATTOS & VALÉRIO, 2010; ANDRÉIA, 2017) e da experiência de aprendizagem como uma possibilidade de letramento crítico. A pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa de natureza aplicada organizado em um desenho metodológico de aspectos-chaves de Design e Redesign com diretrizes especificas adaptado por ROSA FILHO (2015). o trabalho, por fim, apresenta uma atividade integrada que tem por objetivo conciliar os anseios desses novos ressignificados. Espera-se com esta pesquisa demonstrar o quão importante é para os alunos que os professores utilizem mais o gênero textual contos de fadas para uma aprendizagem da Língua Inglesa mais eficaz e prazerosa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-14
2023-05-30T00:39:39Z
2023-05-29
2023-05-30T00:39:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30041
SOUZA, Mirely Abreu de. Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos. 2023. 62f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30041
identifier_str_mv SOUZA, Mirely Abreu de. Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos. 2023. 62f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744578683600896