Características comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Antonio Carlos da Silva.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6474
Resumo: Sabendo que o fenômeno do Microempreendedor Individual está em crescimento no Brasil, esta pesquisa teve como objetivo analisar as características comportamentais empreendedoras (CCE’s) de Microempreendedores Individuais (MEI´s). Para isso, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: analisar o perfil dos Microempreendedores Individuais investigados e analisar as CCE´s dos MEI´s investigados com base na adaptação do modelo de McClelland (1987) pelo SEBRAE (2018). Então, foi realizado um levantamento com abordagem metodológica quantitativa e descritiva que obteve uma amostra de 71 MEI´s respondentes do questionário de CCE’S de McClelland (1987). Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva com o uso de medida central – média e de dispersão – e coeficiente de variação. Os resultados apontam as características comportamentais empreendedoras, dentre elas, as que mais se destacam são as de iniciar negócios em novas áreas, além de buscar conhecimento para aperfeiçoar sua capacidade como gestor; em sua maioria, são avessos a riscos; buscam entregar os produtos no tempo correto e com a qualidade esperada pelo cliente; assumem a responsabilidade pelo sucesso e fracasso do negócio, buscando sempre entregar um serviço ou produto de qualidade ao cliente; buscam conhecer seus parceiros; fazem registros financeiros e se utilizam deles para as tomadas de decisões; acreditam ser importantes os relacionamentos com novas pessoas e manter relacionamentos comerciais duradouros, além de expressar confiança em suas ações, não se abalando com resultados desanimadores que possam vir. E também foram identificados pontos fracos que devem ser melhorados.
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Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva com o uso de medida central – média e de dispersão – e coeficiente de variação. Os resultados apontam as características comportamentais empreendedoras, dentre elas, as que mais se destacam são as de iniciar negócios em novas áreas, além de buscar conhecimento para aperfeiçoar sua capacidade como gestor; em sua maioria, são avessos a riscos; buscam entregar os produtos no tempo correto e com a qualidade esperada pelo cliente; assumem a responsabilidade pelo sucesso e fracasso do negócio, buscando sempre entregar um serviço ou produto de qualidade ao cliente; buscam conhecer seus parceiros; fazem registros financeiros e se utilizam deles para as tomadas de decisões; acreditam ser importantes os relacionamentos com novas pessoas e manter relacionamentos comerciais duradouros, além de expressar confiança em suas ações, não se abalando com resultados desanimadores que possam vir. E também foram identificados pontos fracos que devem ser melhorados.Knowing that the phenomenon of the Individual Microentrepreneur is growing in Brazil, this research aimed to analyze the entrepreneurial behavioral characteristics (CCE's) of Individual Microentrepreneurs (MEI's). For this, the following specific objectives were established: To analyze the profile of the Individual Microentrepreneurs investigated and analyze the CCE´s of the MEI´s investigated based on the adaptation of the McClelland model (1987) by SEBRAE (2018). For that, a survey was carried out with a quantitative and descriptive methodological approach, obtaining a sample of 71 MEI's respondents from the McClelland CCE questionnaire (1987). Data were analyzed from descriptive statistics using central - mean and dispersion - coefficient of variation. The results show the entrepreneurial behavioral characteristics are present are those of starting businesses in new areas, besides seeking knowledge to improve their capacity as manager; are mostly risk averse; seek to deliver the products at the right time and with the quality expected by the customer; assume responsibility for the success and failure of the business, always seeking to deliver a quality service or product to the customer; seek to know their partners; make financial records and use them for decision-making; believes it is important to relate to new people and maintain lasting business relationships, as well as expressing confidence in their actions, not being overwhelmed by disappointing results that may come. And weaknesses have also been identified that should be improved.Submitted by Emilly Brito (emilly.brito.1@gmail.com) on 2019-09-01T20:01:09Z No. of bitstreams: 1 ANTONIO CARLOS DA SILVA NASCIMENTO - TCC ADMINISTRAÇÃO 2018..pdf: 568919 bytes, checksum: ba2c226d1d7ad26da0f06d084acc223b (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-01T20:01:09Z (GMT). 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(Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. 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