Características comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Antonio Carlos da Silva.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6474
Resumo: Sabendo que o fenômeno do Microempreendedor Individual está em crescimento no Brasil, esta pesquisa teve como objetivo analisar as características comportamentais empreendedoras (CCE’s) de Microempreendedores Individuais (MEI´s). Para isso, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: analisar o perfil dos Microempreendedores Individuais investigados e analisar as CCE´s dos MEI´s investigados com base na adaptação do modelo de McClelland (1987) pelo SEBRAE (2018). Então, foi realizado um levantamento com abordagem metodológica quantitativa e descritiva que obteve uma amostra de 71 MEI´s respondentes do questionário de CCE’S de McClelland (1987). Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva com o uso de medida central – média e de dispersão – e coeficiente de variação. Os resultados apontam as características comportamentais empreendedoras, dentre elas, as que mais se destacam são as de iniciar negócios em novas áreas, além de buscar conhecimento para aperfeiçoar sua capacidade como gestor; em sua maioria, são avessos a riscos; buscam entregar os produtos no tempo correto e com a qualidade esperada pelo cliente; assumem a responsabilidade pelo sucesso e fracasso do negócio, buscando sempre entregar um serviço ou produto de qualidade ao cliente; buscam conhecer seus parceiros; fazem registros financeiros e se utilizam deles para as tomadas de decisões; acreditam ser importantes os relacionamentos com novas pessoas e manter relacionamentos comerciais duradouros, além de expressar confiança em suas ações, não se abalando com resultados desanimadores que possam vir. E também foram identificados pontos fracos que devem ser melhorados.
id UFCG_c590feabf1f572096ba3024107c9613b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6474
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Características comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais.Entrepreneurial behavioral characteristics: a survey with individual microentrepreneurs.Microempreendedor individualEmpreendedorismoCaracterísticas comportamentais empreendedorasIndividual microentrepreneurEntrepreneurshipEntrepreneurial behavioral characteristicsTo undertakeEmpreenderAdministraçãoSabendo que o fenômeno do Microempreendedor Individual está em crescimento no Brasil, esta pesquisa teve como objetivo analisar as características comportamentais empreendedoras (CCE’s) de Microempreendedores Individuais (MEI´s). Para isso, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: analisar o perfil dos Microempreendedores Individuais investigados e analisar as CCE´s dos MEI´s investigados com base na adaptação do modelo de McClelland (1987) pelo SEBRAE (2018). Então, foi realizado um levantamento com abordagem metodológica quantitativa e descritiva que obteve uma amostra de 71 MEI´s respondentes do questionário de CCE’S de McClelland (1987). Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva com o uso de medida central – média e de dispersão – e coeficiente de variação. Os resultados apontam as características comportamentais empreendedoras, dentre elas, as que mais se destacam são as de iniciar negócios em novas áreas, além de buscar conhecimento para aperfeiçoar sua capacidade como gestor; em sua maioria, são avessos a riscos; buscam entregar os produtos no tempo correto e com a qualidade esperada pelo cliente; assumem a responsabilidade pelo sucesso e fracasso do negócio, buscando sempre entregar um serviço ou produto de qualidade ao cliente; buscam conhecer seus parceiros; fazem registros financeiros e se utilizam deles para as tomadas de decisões; acreditam ser importantes os relacionamentos com novas pessoas e manter relacionamentos comerciais duradouros, além de expressar confiança em suas ações, não se abalando com resultados desanimadores que possam vir. E também foram identificados pontos fracos que devem ser melhorados.Knowing that the phenomenon of the Individual Microentrepreneur is growing in Brazil, this research aimed to analyze the entrepreneurial behavioral characteristics (CCE's) of Individual Microentrepreneurs (MEI's). For this, the following specific objectives were established: To analyze the profile of the Individual Microentrepreneurs investigated and analyze the CCE´s of the MEI´s investigated based on the adaptation of the McClelland model (1987) by SEBRAE (2018). For that, a survey was carried out with a quantitative and descriptive methodological approach, obtaining a sample of 71 MEI's respondents from the McClelland CCE questionnaire (1987). Data were analyzed from descriptive statistics using central - mean and dispersion - coefficient of variation. The results show the entrepreneurial behavioral characteristics are present are those of starting businesses in new areas, besides seeking knowledge to improve their capacity as manager; are mostly risk averse; seek to deliver the products at the right time and with the quality expected by the customer; assume responsibility for the success and failure of the business, always seeking to deliver a quality service or product to the customer; seek to know their partners; make financial records and use them for decision-making; believes it is important to relate to new people and maintain lasting business relationships, as well as expressing confidence in their actions, not being overwhelmed by disappointing results that may come. And weaknesses have also been identified that should be improved.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Verônica Macário de.OLIVEIRA, V.M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875SOUSA, Darcon.SOUSA, D.http://lattes.cnpq.br/5848730942873666CARDOSO, Lucyanno Moreira.CARDOSO, L.M.http://lattes.cnpq.br/9311680520537048NASCIMENTO, Antonio Carlos da Silva.20182019-09-01T20:01:09Z2019-09-012019-09-01T20:01:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6474NASCIMENTO, Antonio Carlos da Silva. Características comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais. 2018. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T17:11:06Zoai:localhost:riufcg/6474Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T17:11:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Características comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais.
Entrepreneurial behavioral characteristics: a survey with individual microentrepreneurs.
title Características comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais.
spellingShingle Características comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais.
NASCIMENTO, Antonio Carlos da Silva.
Microempreendedor individual
Empreendedorismo
Características comportamentais empreendedoras
Individual microentrepreneur
Entrepreneurship
Entrepreneurial behavioral characteristics
To undertake
Empreender
Administração
title_short Características comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais.
title_full Características comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais.
title_fullStr Características comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais.
title_full_unstemmed Características comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais.
title_sort Características comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais.
author NASCIMENTO, Antonio Carlos da Silva.
author_facet NASCIMENTO, Antonio Carlos da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Verônica Macário de.
OLIVEIRA, V.M.
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875
SOUSA, Darcon.
SOUSA, D.
http://lattes.cnpq.br/5848730942873666
CARDOSO, Lucyanno Moreira.
CARDOSO, L.M.
http://lattes.cnpq.br/9311680520537048
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Antonio Carlos da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Microempreendedor individual
Empreendedorismo
Características comportamentais empreendedoras
Individual microentrepreneur
Entrepreneurship
Entrepreneurial behavioral characteristics
To undertake
Empreender
Administração
topic Microempreendedor individual
Empreendedorismo
Características comportamentais empreendedoras
Individual microentrepreneur
Entrepreneurship
Entrepreneurial behavioral characteristics
To undertake
Empreender
Administração
description Sabendo que o fenômeno do Microempreendedor Individual está em crescimento no Brasil, esta pesquisa teve como objetivo analisar as características comportamentais empreendedoras (CCE’s) de Microempreendedores Individuais (MEI´s). Para isso, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: analisar o perfil dos Microempreendedores Individuais investigados e analisar as CCE´s dos MEI´s investigados com base na adaptação do modelo de McClelland (1987) pelo SEBRAE (2018). Então, foi realizado um levantamento com abordagem metodológica quantitativa e descritiva que obteve uma amostra de 71 MEI´s respondentes do questionário de CCE’S de McClelland (1987). Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva com o uso de medida central – média e de dispersão – e coeficiente de variação. Os resultados apontam as características comportamentais empreendedoras, dentre elas, as que mais se destacam são as de iniciar negócios em novas áreas, além de buscar conhecimento para aperfeiçoar sua capacidade como gestor; em sua maioria, são avessos a riscos; buscam entregar os produtos no tempo correto e com a qualidade esperada pelo cliente; assumem a responsabilidade pelo sucesso e fracasso do negócio, buscando sempre entregar um serviço ou produto de qualidade ao cliente; buscam conhecer seus parceiros; fazem registros financeiros e se utilizam deles para as tomadas de decisões; acreditam ser importantes os relacionamentos com novas pessoas e manter relacionamentos comerciais duradouros, além de expressar confiança em suas ações, não se abalando com resultados desanimadores que possam vir. E também foram identificados pontos fracos que devem ser melhorados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-09-01T20:01:09Z
2019-09-01
2019-09-01T20:01:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6474
NASCIMENTO, Antonio Carlos da Silva. Características comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais. 2018. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6474
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6474
identifier_str_mv NASCIMENTO, Antonio Carlos da Silva. Características comportamentais empreendedoras: um levantamento com microempreendedores individuais. 2018. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390423314432