Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Damiana Galdino dos.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21271
Resumo: A presente pesquisa busca destacar a importância do uso do gênero textual em sala de aula, como uma estratégia de compreensão leitora para formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental, visto que hoje um dos maiores desafios é fazer com que os alunos se tornem leitores proficientes. O objetivo geral desse trabalho é descrever e analisar como se dão as práticas de leitura e compreensão dos gêneros textuais dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município do Barro – CE, com o intuito de produzir uma proposta de intervenção para o trabalho com as estratégias de leitura em sala de aula, sobretudo, o trabalho com as informações implícitas dos textos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, aplicada e qualitativa. Tomamos como apoio teórico da Linguística textual interacionista, a partir dos estudos de Koch (2011); de Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004); Solé (1998), dentre outros. Para sua realização, optamos pelo enfoque da interpretação a partir das diretrizes do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE, 2018), no que diz respeito à leitura e à compreensão dos alunos do 5º ano, bem como pela análise das práticas docentes em torno do trabalho com os gêneros textuais em sala com uma turma da referida série. Os resultados apontaram para a necessidade do desenvolvimento de práticas sistemáticas com o processo de leitura em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir da produção de uma intervenção pedagógica que possa amenizar as dificuldades enfrentadas pelos aprendizes da língua materna nesta fase de escolarização.
id UFCG_c598d0424aade77799fca07bc6a515da
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21271
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico.Textual genre as a strategy for training proficient readers in the 5th year of elementary school: didactic-pedagogical perspectives.LeituraSala de aulaGênero textualLíngua portuguesaEnsinoLeitores proficientesAlunosEnsino fundamentalReadingClassroomTextual genresPortuguese languageTeachingProficient readersStudentsElementary SchoolLetras.A presente pesquisa busca destacar a importância do uso do gênero textual em sala de aula, como uma estratégia de compreensão leitora para formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental, visto que hoje um dos maiores desafios é fazer com que os alunos se tornem leitores proficientes. O objetivo geral desse trabalho é descrever e analisar como se dão as práticas de leitura e compreensão dos gêneros textuais dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município do Barro – CE, com o intuito de produzir uma proposta de intervenção para o trabalho com as estratégias de leitura em sala de aula, sobretudo, o trabalho com as informações implícitas dos textos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, aplicada e qualitativa. Tomamos como apoio teórico da Linguística textual interacionista, a partir dos estudos de Koch (2011); de Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004); Solé (1998), dentre outros. Para sua realização, optamos pelo enfoque da interpretação a partir das diretrizes do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE, 2018), no que diz respeito à leitura e à compreensão dos alunos do 5º ano, bem como pela análise das práticas docentes em torno do trabalho com os gêneros textuais em sala com uma turma da referida série. Os resultados apontaram para a necessidade do desenvolvimento de práticas sistemáticas com o processo de leitura em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir da produção de uma intervenção pedagógica que possa amenizar as dificuldades enfrentadas pelos aprendizes da língua materna nesta fase de escolarização.This research aims to highlight the importance of using textual genre in the classroom as a reading comprehension strategy for training proficient readers in the 5th year of elementary school, since one of the biggest challenges today is to make students become proficient readers. The main objective of this work is to describe and analyze how the reading and comprehension practices of the textual genres of the students of the 5th year of elementary school in a public school in the Municipality of Barro - CE are carried out, in order to produce an intervention proposal for the work with the reading strategies in the classroom, above all, the work with the implicit information of the texts. This is a descriptive, applied and qualitative research. We take as theoretical support the interactionist textual Linguistics, based on the studies of Koch (2011); Marcuschi (2002), Schneuwly and Dolz (2004); Solé (1998), among others. For its realization, we opted for the interpretation approach based on the guidelines of the Permanent Evaluation System of the State of Ceará (Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará - SPAECE, 2018), with regard to the reading and comprehension of 5th year students, as well as the analysis of teaching practices around working with textual genres with a class from that series. The results pointed to the need for the development of systematic practices with the reading process in classes of the 5th year of Elementary School, based on the production of a pedagogical intervention that can alleviate the difficulties faced by the mother tongue learners in this phase of schooling.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208SILVA, Henrique Miguel de Lima.BALTOR, Cristiane da Silva.SANTOS, Damiana Galdino dos.2021-04-302021-09-27T12:38:42Z2021-09-272021-09-27T12:38:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21271SANTOS, Damiana Galdino dos. Gênero textual como estratégia para a formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental: perspectivas didático-Pedagógicas. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-27T12:38:42Zoai:localhost:riufcg/21271Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-27T12:38:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico.
Textual genre as a strategy for training proficient readers in the 5th year of elementary school: didactic-pedagogical perspectives.
title Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico.
spellingShingle Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico.
SANTOS, Damiana Galdino dos.
Leitura
Sala de aula
Gênero textual
Língua portuguesa
Ensino
Leitores proficientes
Alunos
Ensino fundamental
Reading
Classroom
Textual genres
Portuguese language
Teaching
Proficient readers
Students
Elementary School
Letras.
title_short Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico.
title_full Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico.
title_fullStr Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico.
title_full_unstemmed Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico.
title_sort Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico.
author SANTOS, Damiana Galdino dos.
author_facet SANTOS, Damiana Galdino dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
OLIVEIRA, R. M. L.
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208
SILVA, Henrique Miguel de Lima.
BALTOR, Cristiane da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Damiana Galdino dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Sala de aula
Gênero textual
Língua portuguesa
Ensino
Leitores proficientes
Alunos
Ensino fundamental
Reading
Classroom
Textual genres
Portuguese language
Teaching
Proficient readers
Students
Elementary School
Letras.
topic Leitura
Sala de aula
Gênero textual
Língua portuguesa
Ensino
Leitores proficientes
Alunos
Ensino fundamental
Reading
Classroom
Textual genres
Portuguese language
Teaching
Proficient readers
Students
Elementary School
Letras.
description A presente pesquisa busca destacar a importância do uso do gênero textual em sala de aula, como uma estratégia de compreensão leitora para formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental, visto que hoje um dos maiores desafios é fazer com que os alunos se tornem leitores proficientes. O objetivo geral desse trabalho é descrever e analisar como se dão as práticas de leitura e compreensão dos gêneros textuais dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município do Barro – CE, com o intuito de produzir uma proposta de intervenção para o trabalho com as estratégias de leitura em sala de aula, sobretudo, o trabalho com as informações implícitas dos textos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, aplicada e qualitativa. Tomamos como apoio teórico da Linguística textual interacionista, a partir dos estudos de Koch (2011); de Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004); Solé (1998), dentre outros. Para sua realização, optamos pelo enfoque da interpretação a partir das diretrizes do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE, 2018), no que diz respeito à leitura e à compreensão dos alunos do 5º ano, bem como pela análise das práticas docentes em torno do trabalho com os gêneros textuais em sala com uma turma da referida série. Os resultados apontaram para a necessidade do desenvolvimento de práticas sistemáticas com o processo de leitura em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir da produção de uma intervenção pedagógica que possa amenizar as dificuldades enfrentadas pelos aprendizes da língua materna nesta fase de escolarização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
2021-09-27T12:38:42Z
2021-09-27
2021-09-27T12:38:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21271
SANTOS, Damiana Galdino dos. Gênero textual como estratégia para a formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental: perspectivas didático-Pedagógicas. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21271
identifier_str_mv SANTOS, Damiana Galdino dos. Gênero textual como estratégia para a formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental: perspectivas didático-Pedagógicas. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744509686251520