Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21271 |
Resumo: | A presente pesquisa busca destacar a importância do uso do gênero textual em sala de aula, como uma estratégia de compreensão leitora para formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental, visto que hoje um dos maiores desafios é fazer com que os alunos se tornem leitores proficientes. O objetivo geral desse trabalho é descrever e analisar como se dão as práticas de leitura e compreensão dos gêneros textuais dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município do Barro – CE, com o intuito de produzir uma proposta de intervenção para o trabalho com as estratégias de leitura em sala de aula, sobretudo, o trabalho com as informações implícitas dos textos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, aplicada e qualitativa. Tomamos como apoio teórico da Linguística textual interacionista, a partir dos estudos de Koch (2011); de Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004); Solé (1998), dentre outros. Para sua realização, optamos pelo enfoque da interpretação a partir das diretrizes do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE, 2018), no que diz respeito à leitura e à compreensão dos alunos do 5º ano, bem como pela análise das práticas docentes em torno do trabalho com os gêneros textuais em sala com uma turma da referida série. Os resultados apontaram para a necessidade do desenvolvimento de práticas sistemáticas com o processo de leitura em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir da produção de uma intervenção pedagógica que possa amenizar as dificuldades enfrentadas pelos aprendizes da língua materna nesta fase de escolarização. |
id |
UFCG_c598d0424aade77799fca07bc6a515da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/21271 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico.Textual genre as a strategy for training proficient readers in the 5th year of elementary school: didactic-pedagogical perspectives.LeituraSala de aulaGênero textualLíngua portuguesaEnsinoLeitores proficientesAlunosEnsino fundamentalReadingClassroomTextual genresPortuguese languageTeachingProficient readersStudentsElementary SchoolLetras.A presente pesquisa busca destacar a importância do uso do gênero textual em sala de aula, como uma estratégia de compreensão leitora para formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental, visto que hoje um dos maiores desafios é fazer com que os alunos se tornem leitores proficientes. O objetivo geral desse trabalho é descrever e analisar como se dão as práticas de leitura e compreensão dos gêneros textuais dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município do Barro – CE, com o intuito de produzir uma proposta de intervenção para o trabalho com as estratégias de leitura em sala de aula, sobretudo, o trabalho com as informações implícitas dos textos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, aplicada e qualitativa. Tomamos como apoio teórico da Linguística textual interacionista, a partir dos estudos de Koch (2011); de Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004); Solé (1998), dentre outros. Para sua realização, optamos pelo enfoque da interpretação a partir das diretrizes do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE, 2018), no que diz respeito à leitura e à compreensão dos alunos do 5º ano, bem como pela análise das práticas docentes em torno do trabalho com os gêneros textuais em sala com uma turma da referida série. Os resultados apontaram para a necessidade do desenvolvimento de práticas sistemáticas com o processo de leitura em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir da produção de uma intervenção pedagógica que possa amenizar as dificuldades enfrentadas pelos aprendizes da língua materna nesta fase de escolarização.This research aims to highlight the importance of using textual genre in the classroom as a reading comprehension strategy for training proficient readers in the 5th year of elementary school, since one of the biggest challenges today is to make students become proficient readers. The main objective of this work is to describe and analyze how the reading and comprehension practices of the textual genres of the students of the 5th year of elementary school in a public school in the Municipality of Barro - CE are carried out, in order to produce an intervention proposal for the work with the reading strategies in the classroom, above all, the work with the implicit information of the texts. This is a descriptive, applied and qualitative research. We take as theoretical support the interactionist textual Linguistics, based on the studies of Koch (2011); Marcuschi (2002), Schneuwly and Dolz (2004); Solé (1998), among others. For its realization, we opted for the interpretation approach based on the guidelines of the Permanent Evaluation System of the State of Ceará (Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará - SPAECE, 2018), with regard to the reading and comprehension of 5th year students, as well as the analysis of teaching practices around working with textual genres with a class from that series. The results pointed to the need for the development of systematic practices with the reading process in classes of the 5th year of Elementary School, based on the production of a pedagogical intervention that can alleviate the difficulties faced by the mother tongue learners in this phase of schooling.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208SILVA, Henrique Miguel de Lima.BALTOR, Cristiane da Silva.SANTOS, Damiana Galdino dos.2021-04-302021-09-27T12:38:42Z2021-09-272021-09-27T12:38:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21271SANTOS, Damiana Galdino dos. Gênero textual como estratégia para a formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental: perspectivas didático-Pedagógicas. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-27T12:38:42Zoai:localhost:riufcg/21271Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-27T12:38:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico. Textual genre as a strategy for training proficient readers in the 5th year of elementary school: didactic-pedagogical perspectives. |
title |
Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico. |
spellingShingle |
Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico. SANTOS, Damiana Galdino dos. Leitura Sala de aula Gênero textual Língua portuguesa Ensino Leitores proficientes Alunos Ensino fundamental Reading Classroom Textual genres Portuguese language Teaching Proficient readers Students Elementary School Letras. |
title_short |
Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico. |
title_full |
Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico. |
title_fullStr |
Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico. |
title_full_unstemmed |
Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico. |
title_sort |
Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico. |
author |
SANTOS, Damiana Galdino dos. |
author_facet |
SANTOS, Damiana Galdino dos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. OLIVEIRA, R. M. L. http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 SILVA, Henrique Miguel de Lima. BALTOR, Cristiane da Silva. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Damiana Galdino dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Sala de aula Gênero textual Língua portuguesa Ensino Leitores proficientes Alunos Ensino fundamental Reading Classroom Textual genres Portuguese language Teaching Proficient readers Students Elementary School Letras. |
topic |
Leitura Sala de aula Gênero textual Língua portuguesa Ensino Leitores proficientes Alunos Ensino fundamental Reading Classroom Textual genres Portuguese language Teaching Proficient readers Students Elementary School Letras. |
description |
A presente pesquisa busca destacar a importância do uso do gênero textual em sala de aula, como uma estratégia de compreensão leitora para formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental, visto que hoje um dos maiores desafios é fazer com que os alunos se tornem leitores proficientes. O objetivo geral desse trabalho é descrever e analisar como se dão as práticas de leitura e compreensão dos gêneros textuais dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município do Barro – CE, com o intuito de produzir uma proposta de intervenção para o trabalho com as estratégias de leitura em sala de aula, sobretudo, o trabalho com as informações implícitas dos textos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, aplicada e qualitativa. Tomamos como apoio teórico da Linguística textual interacionista, a partir dos estudos de Koch (2011); de Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004); Solé (1998), dentre outros. Para sua realização, optamos pelo enfoque da interpretação a partir das diretrizes do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE, 2018), no que diz respeito à leitura e à compreensão dos alunos do 5º ano, bem como pela análise das práticas docentes em torno do trabalho com os gêneros textuais em sala com uma turma da referida série. Os resultados apontaram para a necessidade do desenvolvimento de práticas sistemáticas com o processo de leitura em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir da produção de uma intervenção pedagógica que possa amenizar as dificuldades enfrentadas pelos aprendizes da língua materna nesta fase de escolarização. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 2021-09-27T12:38:42Z 2021-09-27 2021-09-27T12:38:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21271 SANTOS, Damiana Galdino dos. Gênero textual como estratégia para a formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental: perspectivas didático-Pedagógicas. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21271 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Damiana Galdino dos. Gênero textual como estratégia para a formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental: perspectivas didático-Pedagógicas. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744509686251520 |