O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FÉLIX, Francisca Natália.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12575
Resumo: O trabalho discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da analise da categoria geográfica "paisagem" nos conteúdos escolares do livro didático da disciplina Geografia, utilizando-se da observação e aplicação de questionários tanto para professores como para alunos. A pesquisa foi realizada com alunos do 5° Ano de duas turmas, da Escola de Ensino Fundamental Dr. Jarismar Gonçalves Melo, localizada na cidade de Ipaumirim, Ceara. O primeiro capitulo teoriza o conceito de paisagem na construção do conhecimento geográfico, como também a paisagem como instrumento de analise da geografia. O segundo capitulo aborda a paisagem no ensino, inserida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nos livros didáticos. O terceiro e ultimo capitulo analisa o conceito paisagem no espaço escolar, buscando refletir as percepções docentes e discentes sobre a temática, a partir da analise das observações realizadas e dados coletados em questionários. Os resultados da pesquisa demonstraram que o conceito paisagem e pouco explorado nos conteúdos escolares da disciplina Geografia, no cotidiano escolar do ensino fundamental. Haja vista que os professores, segundo observação realizada em locus, parecem priorizar o ensino de português e matemática. Entretanto, professores e alunos, sujeitos de pesquisa, reconhecem, através dos depoimentos coletados durante a investigação, a importância da Geografia e do conceito paisagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
id UFCG_c5b17688cae57674232505126234456b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12575
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.The landscape concept in school content in geography: teachers 'and students' perceptions.Paisagem geográficaConceito de paisagem geográficaEnsino de GeografiaLivro didático de GeografiaGeografia no cotidiano escolarGeographic landscapeGeographic landscape conceptGeography teachingGeography in everyday school lifeGeography textbookO trabalho discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da analise da categoria geográfica "paisagem" nos conteúdos escolares do livro didático da disciplina Geografia, utilizando-se da observação e aplicação de questionários tanto para professores como para alunos. A pesquisa foi realizada com alunos do 5° Ano de duas turmas, da Escola de Ensino Fundamental Dr. Jarismar Gonçalves Melo, localizada na cidade de Ipaumirim, Ceara. O primeiro capitulo teoriza o conceito de paisagem na construção do conhecimento geográfico, como também a paisagem como instrumento de analise da geografia. O segundo capitulo aborda a paisagem no ensino, inserida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nos livros didáticos. O terceiro e ultimo capitulo analisa o conceito paisagem no espaço escolar, buscando refletir as percepções docentes e discentes sobre a temática, a partir da analise das observações realizadas e dados coletados em questionários. Os resultados da pesquisa demonstraram que o conceito paisagem e pouco explorado nos conteúdos escolares da disciplina Geografia, no cotidiano escolar do ensino fundamental. Haja vista que os professores, segundo observação realizada em locus, parecem priorizar o ensino de português e matemática. Entretanto, professores e alunos, sujeitos de pesquisa, reconhecem, através dos depoimentos coletados durante a investigação, a importância da Geografia e do conceito paisagem nos anos iniciais do ensino fundamental.The paper discusses the teaching of Geography in the early years of elementary school, from the analysis of the "nature" category in school geographical content geography discipline, using observation and questionnaires for both teachers and pupils. The survey was conducted with students in the 5th year of two classes, the Elementary School Dr. Jarismar Gongalves Melo, located in Ipaumirim, Ceara. The first chapter theorizes the concept of landscape in the construction of geographical knowledge, but also the landscape as an analytical tool. The second chapter covers the landscape in education, entered the National Curricular Parameters (PCN's) and in textbooks. The third and final chapter examines the concept of landscape in the search space, trying to reflect the perceptions of teachers and students on the topic, from the analysis of the observations and data collected in questionnaires. The research results show that the landscape concept is underexplored in school subject contents Geography, at school elementary school. Considering that teachers second observation made in the locus seem to prioritize the teaching of Portuguese and mathematics. However, teachers and students, research subjects, recognize, through the testimonies collected during the investigation, the importance of geography and landscape concept in the early years of elementary school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Hércília Maria.FERNANDES, H. M.http://lattes.cnpq.br/5652804027020933OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.ARAÚJO, Ednaura Almeida de.FÉLIX, Francisca Natália.20142020-03-16T13:41:28Z2020-03-162020-03-16T13:41:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12575FÉLIX, Francisca Natália. O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. 2014. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-05T18:21:22Zoai:localhost:riufcg/12575Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-05T18:21:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.
The landscape concept in school content in geography: teachers 'and students' perceptions.
title O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.
spellingShingle O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.
FÉLIX, Francisca Natália.
Paisagem geográfica
Conceito de paisagem geográfica
Ensino de Geografia
Livro didático de Geografia
Geografia no cotidiano escolar
Geographic landscape
Geographic landscape concept
Geography teaching
Geography in everyday school life
Geography textbook
title_short O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.
title_full O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.
title_fullStr O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.
title_full_unstemmed O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.
title_sort O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.
author FÉLIX, Francisca Natália.
author_facet FÉLIX, Francisca Natália.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDES, Hércília Maria.
FERNANDES, H. M.
http://lattes.cnpq.br/5652804027020933
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
ARAÚJO, Ednaura Almeida de.
dc.contributor.author.fl_str_mv FÉLIX, Francisca Natália.
dc.subject.por.fl_str_mv Paisagem geográfica
Conceito de paisagem geográfica
Ensino de Geografia
Livro didático de Geografia
Geografia no cotidiano escolar
Geographic landscape
Geographic landscape concept
Geography teaching
Geography in everyday school life
Geography textbook
topic Paisagem geográfica
Conceito de paisagem geográfica
Ensino de Geografia
Livro didático de Geografia
Geografia no cotidiano escolar
Geographic landscape
Geographic landscape concept
Geography teaching
Geography in everyday school life
Geography textbook
description O trabalho discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da analise da categoria geográfica "paisagem" nos conteúdos escolares do livro didático da disciplina Geografia, utilizando-se da observação e aplicação de questionários tanto para professores como para alunos. A pesquisa foi realizada com alunos do 5° Ano de duas turmas, da Escola de Ensino Fundamental Dr. Jarismar Gonçalves Melo, localizada na cidade de Ipaumirim, Ceara. O primeiro capitulo teoriza o conceito de paisagem na construção do conhecimento geográfico, como também a paisagem como instrumento de analise da geografia. O segundo capitulo aborda a paisagem no ensino, inserida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nos livros didáticos. O terceiro e ultimo capitulo analisa o conceito paisagem no espaço escolar, buscando refletir as percepções docentes e discentes sobre a temática, a partir da analise das observações realizadas e dados coletados em questionários. Os resultados da pesquisa demonstraram que o conceito paisagem e pouco explorado nos conteúdos escolares da disciplina Geografia, no cotidiano escolar do ensino fundamental. Haja vista que os professores, segundo observação realizada em locus, parecem priorizar o ensino de português e matemática. Entretanto, professores e alunos, sujeitos de pesquisa, reconhecem, através dos depoimentos coletados durante a investigação, a importância da Geografia e do conceito paisagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-03-16T13:41:28Z
2020-03-16
2020-03-16T13:41:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12575
FÉLIX, Francisca Natália. O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. 2014. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras – Paraíba – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12575
identifier_str_mv FÉLIX, Francisca Natália. O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. 2014. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras – Paraíba – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744441901056000