O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12575 |
Resumo: | O trabalho discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da analise da categoria geográfica "paisagem" nos conteúdos escolares do livro didático da disciplina Geografia, utilizando-se da observação e aplicação de questionários tanto para professores como para alunos. A pesquisa foi realizada com alunos do 5° Ano de duas turmas, da Escola de Ensino Fundamental Dr. Jarismar Gonçalves Melo, localizada na cidade de Ipaumirim, Ceara. O primeiro capitulo teoriza o conceito de paisagem na construção do conhecimento geográfico, como também a paisagem como instrumento de analise da geografia. O segundo capitulo aborda a paisagem no ensino, inserida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nos livros didáticos. O terceiro e ultimo capitulo analisa o conceito paisagem no espaço escolar, buscando refletir as percepções docentes e discentes sobre a temática, a partir da analise das observações realizadas e dados coletados em questionários. Os resultados da pesquisa demonstraram que o conceito paisagem e pouco explorado nos conteúdos escolares da disciplina Geografia, no cotidiano escolar do ensino fundamental. Haja vista que os professores, segundo observação realizada em locus, parecem priorizar o ensino de português e matemática. Entretanto, professores e alunos, sujeitos de pesquisa, reconhecem, através dos depoimentos coletados durante a investigação, a importância da Geografia e do conceito paisagem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
id |
UFCG_c5b17688cae57674232505126234456b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12575 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.The landscape concept in school content in geography: teachers 'and students' perceptions.Paisagem geográficaConceito de paisagem geográficaEnsino de GeografiaLivro didático de GeografiaGeografia no cotidiano escolarGeographic landscapeGeographic landscape conceptGeography teachingGeography in everyday school lifeGeography textbookO trabalho discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da analise da categoria geográfica "paisagem" nos conteúdos escolares do livro didático da disciplina Geografia, utilizando-se da observação e aplicação de questionários tanto para professores como para alunos. A pesquisa foi realizada com alunos do 5° Ano de duas turmas, da Escola de Ensino Fundamental Dr. Jarismar Gonçalves Melo, localizada na cidade de Ipaumirim, Ceara. O primeiro capitulo teoriza o conceito de paisagem na construção do conhecimento geográfico, como também a paisagem como instrumento de analise da geografia. O segundo capitulo aborda a paisagem no ensino, inserida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nos livros didáticos. O terceiro e ultimo capitulo analisa o conceito paisagem no espaço escolar, buscando refletir as percepções docentes e discentes sobre a temática, a partir da analise das observações realizadas e dados coletados em questionários. Os resultados da pesquisa demonstraram que o conceito paisagem e pouco explorado nos conteúdos escolares da disciplina Geografia, no cotidiano escolar do ensino fundamental. Haja vista que os professores, segundo observação realizada em locus, parecem priorizar o ensino de português e matemática. Entretanto, professores e alunos, sujeitos de pesquisa, reconhecem, através dos depoimentos coletados durante a investigação, a importância da Geografia e do conceito paisagem nos anos iniciais do ensino fundamental.The paper discusses the teaching of Geography in the early years of elementary school, from the analysis of the "nature" category in school geographical content geography discipline, using observation and questionnaires for both teachers and pupils. The survey was conducted with students in the 5th year of two classes, the Elementary School Dr. Jarismar Gongalves Melo, located in Ipaumirim, Ceara. The first chapter theorizes the concept of landscape in the construction of geographical knowledge, but also the landscape as an analytical tool. The second chapter covers the landscape in education, entered the National Curricular Parameters (PCN's) and in textbooks. The third and final chapter examines the concept of landscape in the search space, trying to reflect the perceptions of teachers and students on the topic, from the analysis of the observations and data collected in questionnaires. The research results show that the landscape concept is underexplored in school subject contents Geography, at school elementary school. Considering that teachers second observation made in the locus seem to prioritize the teaching of Portuguese and mathematics. However, teachers and students, research subjects, recognize, through the testimonies collected during the investigation, the importance of geography and landscape concept in the early years of elementary school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Hércília Maria.FERNANDES, H. M.http://lattes.cnpq.br/5652804027020933OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.ARAÚJO, Ednaura Almeida de.FÉLIX, Francisca Natália.20142020-03-16T13:41:28Z2020-03-162020-03-16T13:41:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12575FÉLIX, Francisca Natália. O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. 2014. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-05T18:21:22Zoai:localhost:riufcg/12575Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-05T18:21:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. The landscape concept in school content in geography: teachers 'and students' perceptions. |
title |
O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. |
spellingShingle |
O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. FÉLIX, Francisca Natália. Paisagem geográfica Conceito de paisagem geográfica Ensino de Geografia Livro didático de Geografia Geografia no cotidiano escolar Geographic landscape Geographic landscape concept Geography teaching Geography in everyday school life Geography textbook |
title_short |
O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. |
title_full |
O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. |
title_fullStr |
O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. |
title_full_unstemmed |
O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. |
title_sort |
O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. |
author |
FÉLIX, Francisca Natália. |
author_facet |
FÉLIX, Francisca Natália. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FERNANDES, Hércília Maria. FERNANDES, H. M. http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. ARAÚJO, Ednaura Almeida de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FÉLIX, Francisca Natália. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paisagem geográfica Conceito de paisagem geográfica Ensino de Geografia Livro didático de Geografia Geografia no cotidiano escolar Geographic landscape Geographic landscape concept Geography teaching Geography in everyday school life Geography textbook |
topic |
Paisagem geográfica Conceito de paisagem geográfica Ensino de Geografia Livro didático de Geografia Geografia no cotidiano escolar Geographic landscape Geographic landscape concept Geography teaching Geography in everyday school life Geography textbook |
description |
O trabalho discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da analise da categoria geográfica "paisagem" nos conteúdos escolares do livro didático da disciplina Geografia, utilizando-se da observação e aplicação de questionários tanto para professores como para alunos. A pesquisa foi realizada com alunos do 5° Ano de duas turmas, da Escola de Ensino Fundamental Dr. Jarismar Gonçalves Melo, localizada na cidade de Ipaumirim, Ceara. O primeiro capitulo teoriza o conceito de paisagem na construção do conhecimento geográfico, como também a paisagem como instrumento de analise da geografia. O segundo capitulo aborda a paisagem no ensino, inserida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nos livros didáticos. O terceiro e ultimo capitulo analisa o conceito paisagem no espaço escolar, buscando refletir as percepções docentes e discentes sobre a temática, a partir da analise das observações realizadas e dados coletados em questionários. Os resultados da pesquisa demonstraram que o conceito paisagem e pouco explorado nos conteúdos escolares da disciplina Geografia, no cotidiano escolar do ensino fundamental. Haja vista que os professores, segundo observação realizada em locus, parecem priorizar o ensino de português e matemática. Entretanto, professores e alunos, sujeitos de pesquisa, reconhecem, através dos depoimentos coletados durante a investigação, a importância da Geografia e do conceito paisagem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2020-03-16T13:41:28Z 2020-03-16 2020-03-16T13:41:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12575 FÉLIX, Francisca Natália. O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. 2014. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras – Paraíba – Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12575 |
identifier_str_mv |
FÉLIX, Francisca Natália. O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. 2014. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras – Paraíba – Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744441901056000 |