Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SILVA, Aline Cordeiro da.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254
Resumo: Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira se ria trabalhada de modo a levar os alunos a questionar em fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo , desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam
id UFCG_c5cc3fb56939517514fb808f69e0f493
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37254
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.Reflecting on financial education based on teachers’ conceptions: social and methodological implications.Educação financeiraFormação crítica - matemática financeiraMatemática financeiraMatemática contextualizadaCariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeiraFormação matemáticaEnsino fundamental - educação financeiraFinancial educationCritical training - financial mathematicsFinancial mathematicsContextualized mathematicsCariri Paraibano - Monteiro - PB - financial educationMathematical trainingElementary school - financial educationEducação.Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira se ria trabalhada de modo a levar os alunos a questionar em fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo , desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiamUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182024-08-12T16:28:14Z2024-08-122024-08-12T16:28:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Aline Cordeiro da. Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. In: 7º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2018, Recife-PE. Anais…. Recife: Editora da UFRPE, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254porCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.SILVA, Aline Cordeiro da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-12T16:28:41Zoai:localhost:riufcg/37254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-12T16:28:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.
Reflecting on financial education based on teachers’ conceptions: social and methodological implications.
title Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.
spellingShingle Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Educação financeira
Formação crítica - matemática financeira
Matemática financeira
Matemática contextualizada
Cariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeira
Formação matemática
Ensino fundamental - educação financeira
Financial education
Critical training - financial mathematics
Financial mathematics
Contextualized mathematics
Cariri Paraibano - Monteiro - PB - financial education
Mathematical training
Elementary school - financial education
Educação.
title_short Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.
title_full Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.
title_fullStr Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.
title_full_unstemmed Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.
title_sort Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.
author CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
author_facet CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
SILVA, Aline Cordeiro da.
author_role author
author2 SILVA, Aline Cordeiro da.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
SILVA, Aline Cordeiro da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Formação crítica - matemática financeira
Matemática financeira
Matemática contextualizada
Cariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeira
Formação matemática
Ensino fundamental - educação financeira
Financial education
Critical training - financial mathematics
Financial mathematics
Contextualized mathematics
Cariri Paraibano - Monteiro - PB - financial education
Mathematical training
Elementary school - financial education
Educação.
topic Educação financeira
Formação crítica - matemática financeira
Matemática financeira
Matemática contextualizada
Cariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeira
Formação matemática
Ensino fundamental - educação financeira
Financial education
Critical training - financial mathematics
Financial mathematics
Contextualized mathematics
Cariri Paraibano - Monteiro - PB - financial education
Mathematical training
Elementary school - financial education
Educação.
description Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira se ria trabalhada de modo a levar os alunos a questionar em fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo , desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-08-12T16:28:14Z
2024-08-12
2024-08-12T16:28:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Aline Cordeiro da. Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. In: 7º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2018, Recife-PE. Anais…. Recife: Editora da UFRPE, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254
identifier_str_mv CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Aline Cordeiro da. Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. In: 7º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2018, Recife-PE. Anais…. Recife: Editora da UFRPE, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744632865619968