Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254 |
Resumo: | Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira se ria trabalhada de modo a levar os alunos a questionar em fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo , desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam |
id |
UFCG_c5cc3fb56939517514fb808f69e0f493 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/37254 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.Reflecting on financial education based on teachers’ conceptions: social and methodological implications.Educação financeiraFormação crítica - matemática financeiraMatemática financeiraMatemática contextualizadaCariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeiraFormação matemáticaEnsino fundamental - educação financeiraFinancial educationCritical training - financial mathematicsFinancial mathematicsContextualized mathematicsCariri Paraibano - Monteiro - PB - financial educationMathematical trainingElementary school - financial educationEducação.Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira se ria trabalhada de modo a levar os alunos a questionar em fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo , desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiamUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182024-08-12T16:28:14Z2024-08-122024-08-12T16:28:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Aline Cordeiro da. Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. In: 7º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2018, Recife-PE. Anais…. Recife: Editora da UFRPE, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254porCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.SILVA, Aline Cordeiro da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-12T16:28:41Zoai:localhost:riufcg/37254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-12T16:28:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. Reflecting on financial education based on teachers’ conceptions: social and methodological implications. |
title |
Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. |
spellingShingle |
Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação financeira Formação crítica - matemática financeira Matemática financeira Matemática contextualizada Cariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeira Formação matemática Ensino fundamental - educação financeira Financial education Critical training - financial mathematics Financial mathematics Contextualized mathematics Cariri Paraibano - Monteiro - PB - financial education Mathematical training Elementary school - financial education Educação. |
title_short |
Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. |
title_full |
Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. |
title_fullStr |
Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. |
title_sort |
Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. |
author |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
author_facet |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. SILVA, Aline Cordeiro da. |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Aline Cordeiro da. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. SILVA, Aline Cordeiro da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação financeira Formação crítica - matemática financeira Matemática financeira Matemática contextualizada Cariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeira Formação matemática Ensino fundamental - educação financeira Financial education Critical training - financial mathematics Financial mathematics Contextualized mathematics Cariri Paraibano - Monteiro - PB - financial education Mathematical training Elementary school - financial education Educação. |
topic |
Educação financeira Formação crítica - matemática financeira Matemática financeira Matemática contextualizada Cariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeira Formação matemática Ensino fundamental - educação financeira Financial education Critical training - financial mathematics Financial mathematics Contextualized mathematics Cariri Paraibano - Monteiro - PB - financial education Mathematical training Elementary school - financial education Educação. |
description |
Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira se ria trabalhada de modo a levar os alunos a questionar em fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo , desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2024-08-12T16:28:14Z 2024-08-12 2024-08-12T16:28:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Aline Cordeiro da. Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. In: 7º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2018, Recife-PE. Anais…. Recife: Editora da UFRPE, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Aline Cordeiro da. Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. In: 7º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2018, Recife-PE. Anais…. Recife: Editora da UFRPE, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744632865619968 |