“O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7845 |
Resumo: | Esta monografia tem o propósito de analisar o significativo aparecimento dos enunciados de texto multimodais nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, entre os anos de 2010 e 2013. Bem como, a partir da análise do corpus coletado, destacar a importância da unicidade do ato comunicativo presente nos textos de natureza verbo-visual, destacando a pertinência entre a linguagem verbo-visual e aquilo que busca o questionamento feito à clientela a qual se destina essa prova. Além disso, associamos o coerente diálogo entre imagem e palavra na constituição do sentido dos textos analisados. Em termos teóricos, este trabalho só se torna possível por estar ancorado nas propostas de estudos dos letramentos, multiletramentos e da Teoria da Multimodalidade. |
id |
UFCG_c655a4fb30a82288df33edf9eb1b475d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/7845 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
“O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013).“The Alphabet Expanded”: The Uses of Multimodal Texts in the Exam National High School (2010-2013).Exame seletivoExame Nacional do Ensino Médio - análise textualTexto - enunciadosLetramentoMultimodalidadeSelective examNational High School Exam - textual analysisText - statementsLiteracyMultimodalityLetras - Língua Portuguesa.Esta monografia tem o propósito de analisar o significativo aparecimento dos enunciados de texto multimodais nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, entre os anos de 2010 e 2013. Bem como, a partir da análise do corpus coletado, destacar a importância da unicidade do ato comunicativo presente nos textos de natureza verbo-visual, destacando a pertinência entre a linguagem verbo-visual e aquilo que busca o questionamento feito à clientela a qual se destina essa prova. Além disso, associamos o coerente diálogo entre imagem e palavra na constituição do sentido dos textos analisados. Em termos teóricos, este trabalho só se torna possível por estar ancorado nas propostas de estudos dos letramentos, multiletramentos e da Teoria da Multimodalidade.This monograph has the purpose of analyzing the significant appearance of the statements of multimodal text in the tests of the National High School Exam, between the years 2010 and 2013. As well as, from the analysis of the collected corpus, highlight the importance of uniqueness of the communicative act present in the verb-visual texts, highlighting the relevance between the verb-visual language and what seeks the questioning made to the clientele which intended this test. In addition, we associate the coherent dialogue between image and word in the constitution of the meaning of the analyzed texts. In theoretical terms, this work only becomes possible because it is anchored in the study proposals of literacy, multi-literacy and Multimodality theory.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGRAMOS, Fátima Maria Elias.RAMOS, F. M. E.http://lattes.cnpq.br/1212760421730985PEREIRA, Hérica Paiva.OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.SALES, Dinara Soares Chacon.2016-04-272019-10-08T15:23:35Z2019-10-082019-10-08T15:23:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7845SALES, Dinara Soares Chacon. “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-31T11:17:02Zoai:localhost:riufcg/7845Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-31T11:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). “The Alphabet Expanded”: The Uses of Multimodal Texts in the Exam National High School (2010-2013). |
title |
“O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). |
spellingShingle |
“O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). SALES, Dinara Soares Chacon. Exame seletivo Exame Nacional do Ensino Médio - análise textual Texto - enunciados Letramento Multimodalidade Selective exam National High School Exam - textual analysis Text - statements Literacy Multimodality Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
“O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). |
title_full |
“O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). |
title_fullStr |
“O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). |
title_full_unstemmed |
“O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). |
title_sort |
“O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). |
author |
SALES, Dinara Soares Chacon. |
author_facet |
SALES, Dinara Soares Chacon. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RAMOS, Fátima Maria Elias. RAMOS, F. M. E. http://lattes.cnpq.br/1212760421730985 PEREIRA, Hérica Paiva. OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SALES, Dinara Soares Chacon. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame seletivo Exame Nacional do Ensino Médio - análise textual Texto - enunciados Letramento Multimodalidade Selective exam National High School Exam - textual analysis Text - statements Literacy Multimodality Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Exame seletivo Exame Nacional do Ensino Médio - análise textual Texto - enunciados Letramento Multimodalidade Selective exam National High School Exam - textual analysis Text - statements Literacy Multimodality Letras - Língua Portuguesa. |
description |
Esta monografia tem o propósito de analisar o significativo aparecimento dos enunciados de texto multimodais nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, entre os anos de 2010 e 2013. Bem como, a partir da análise do corpus coletado, destacar a importância da unicidade do ato comunicativo presente nos textos de natureza verbo-visual, destacando a pertinência entre a linguagem verbo-visual e aquilo que busca o questionamento feito à clientela a qual se destina essa prova. Além disso, associamos o coerente diálogo entre imagem e palavra na constituição do sentido dos textos analisados. Em termos teóricos, este trabalho só se torna possível por estar ancorado nas propostas de estudos dos letramentos, multiletramentos e da Teoria da Multimodalidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-27 2019-10-08T15:23:35Z 2019-10-08 2019-10-08T15:23:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7845 SALES, Dinara Soares Chacon. “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7845 |
identifier_str_mv |
SALES, Dinara Soares Chacon. “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744401439653888 |