“O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALES, Dinara Soares Chacon.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7845
Resumo: Esta monografia tem o propósito de analisar o significativo aparecimento dos enunciados de texto multimodais nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, entre os anos de 2010 e 2013. Bem como, a partir da análise do corpus coletado, destacar a importância da unicidade do ato comunicativo presente nos textos de natureza verbo-visual, destacando a pertinência entre a linguagem verbo-visual e aquilo que busca o questionamento feito à clientela a qual se destina essa prova. Além disso, associamos o coerente diálogo entre imagem e palavra na constituição do sentido dos textos analisados. Em termos teóricos, este trabalho só se torna possível por estar ancorado nas propostas de estudos dos letramentos, multiletramentos e da Teoria da Multimodalidade.
id UFCG_c655a4fb30a82288df33edf9eb1b475d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7845
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013).“The Alphabet Expanded”: The Uses of Multimodal Texts in the Exam National High School (2010-2013).Exame seletivoExame Nacional do Ensino Médio - análise textualTexto - enunciadosLetramentoMultimodalidadeSelective examNational High School Exam - textual analysisText - statementsLiteracyMultimodalityLetras - Língua Portuguesa.Esta monografia tem o propósito de analisar o significativo aparecimento dos enunciados de texto multimodais nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, entre os anos de 2010 e 2013. Bem como, a partir da análise do corpus coletado, destacar a importância da unicidade do ato comunicativo presente nos textos de natureza verbo-visual, destacando a pertinência entre a linguagem verbo-visual e aquilo que busca o questionamento feito à clientela a qual se destina essa prova. Além disso, associamos o coerente diálogo entre imagem e palavra na constituição do sentido dos textos analisados. Em termos teóricos, este trabalho só se torna possível por estar ancorado nas propostas de estudos dos letramentos, multiletramentos e da Teoria da Multimodalidade.This monograph has the purpose of analyzing the significant appearance of the statements of multimodal text in the tests of the National High School Exam, between the years 2010 and 2013. As well as, from the analysis of the collected corpus, highlight the importance of uniqueness of the communicative act present in the verb-visual texts, highlighting the relevance between the verb-visual language and what seeks the questioning made to the clientele which intended this test. In addition, we associate the coherent dialogue between image and word in the constitution of the meaning of the analyzed texts. In theoretical terms, this work only becomes possible because it is anchored in the study proposals of literacy, multi-literacy and Multimodality theory.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGRAMOS, Fátima Maria Elias.RAMOS, F. M. E.http://lattes.cnpq.br/1212760421730985PEREIRA, Hérica Paiva.OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.SALES, Dinara Soares Chacon.2016-04-272019-10-08T15:23:35Z2019-10-082019-10-08T15:23:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7845SALES, Dinara Soares Chacon. “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-31T11:17:02Zoai:localhost:riufcg/7845Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-31T11:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013).
“The Alphabet Expanded”: The Uses of Multimodal Texts in the Exam National High School (2010-2013).
title “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013).
spellingShingle “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013).
SALES, Dinara Soares Chacon.
Exame seletivo
Exame Nacional do Ensino Médio - análise textual
Texto - enunciados
Letramento
Multimodalidade
Selective exam
National High School Exam - textual analysis
Text - statements
Literacy
Multimodality
Letras - Língua Portuguesa.
title_short “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013).
title_full “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013).
title_fullStr “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013).
title_full_unstemmed “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013).
title_sort “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013).
author SALES, Dinara Soares Chacon.
author_facet SALES, Dinara Soares Chacon.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAMOS, Fátima Maria Elias.
RAMOS, F. M. E.
http://lattes.cnpq.br/1212760421730985
PEREIRA, Hérica Paiva.
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SALES, Dinara Soares Chacon.
dc.subject.por.fl_str_mv Exame seletivo
Exame Nacional do Ensino Médio - análise textual
Texto - enunciados
Letramento
Multimodalidade
Selective exam
National High School Exam - textual analysis
Text - statements
Literacy
Multimodality
Letras - Língua Portuguesa.
topic Exame seletivo
Exame Nacional do Ensino Médio - análise textual
Texto - enunciados
Letramento
Multimodalidade
Selective exam
National High School Exam - textual analysis
Text - statements
Literacy
Multimodality
Letras - Língua Portuguesa.
description Esta monografia tem o propósito de analisar o significativo aparecimento dos enunciados de texto multimodais nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, entre os anos de 2010 e 2013. Bem como, a partir da análise do corpus coletado, destacar a importância da unicidade do ato comunicativo presente nos textos de natureza verbo-visual, destacando a pertinência entre a linguagem verbo-visual e aquilo que busca o questionamento feito à clientela a qual se destina essa prova. Além disso, associamos o coerente diálogo entre imagem e palavra na constituição do sentido dos textos analisados. Em termos teóricos, este trabalho só se torna possível por estar ancorado nas propostas de estudos dos letramentos, multiletramentos e da Teoria da Multimodalidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-27
2019-10-08T15:23:35Z
2019-10-08
2019-10-08T15:23:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7845
SALES, Dinara Soares Chacon. “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7845
identifier_str_mv SALES, Dinara Soares Chacon. “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744401439653888