Artigo acadêmico como prática de letramento na formação de professores de lingua portuguesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Danielly Thaynara da Fonseca.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27724
Resumo: Esta dissertação amplia a discussão realizada em torno do artigo acadêmico (AA), focalizando, de modo especial, nos significados construídos acerca deste objeto em curso de formação docente, no qual se propõe estimular a construção do perfil do professor pesquisador. Nesse sentido, com o intuito de explorar um dos gêneros mais demandados na divulgação de pesquisas desenvolvidas pelos licenciando, surge o seguinte questionamento: De que forma o AA se constitui como uma prática de letramento em um curso de formação de professores de Língua Portuguesa? Face a esse questionamento, tem-se como objetivo geral de pesquisa: Investigar os significados do AA no curso de Letras: Língua Portuguesa da UFCG, campus sede. Já como objetivos específicos: a) Mapear eventos de letramento, ocorridos no curso de formação referido, nos quais demanda-se a produção de AA, sob a ótica de licenciando do curso de Letras da UFCG; b) Identificar as maneiras pelas quais os licenciando em Letras se relacionam com a produção de AA demandada em eventos de letramento ocorridos no seu curso de formação; c) Associar os modos pelos quais esses licenciando significam a produção do AA com as práticas de letramento acadêmico acadêmicos. A fim de propiciar subsídios à investigação, a pesquisa proposta ancora-se na corrente dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 2003) e dos Letramentos Acadêmicos (CASTANHEIRA; CARVALHO; STREET, 2015; FIAD, 2015; LEA; STREET, 1998, 2014; LILLIS; SCOTT, 2007; VIANA et al., 2016; ZAVALA, 2010), considerando também os conceitos de eventos de letramento e práticas de letramento (STREET, 2012), bem como o de AA (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010), gêneros discursivo e campo da comunicação discursiva (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]; VOLÓCHINOV, 2019 [1930]). Em termos metodológicos, a pesquisa em questão insere-se no campo da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 2006), à luz da abordagem qualitativa e interpretativa (BORTONI- RICARDO, 2008). No que concerne à geração de dados, a pesquisa apresenta classificação híbrida, do tipo exploratória (GIL, 1999) e experimental (MICCOLI, 2014). Os dados gerados remotamente, via Google Meet, com três licenciando do curso de Letras: Língua Portuguesa da UFCG, através da aplicação de três instrumentos: 1) um questionário (MOREIRA; CALEFFE, 2006) online; 2) uma entrevista semi estruturada individual (ABRAHÃO, 2006) e 3) uma sessão reflexiva (ABRAHÃO, 2006; LIBERALI, 1999). Em relação aos objetivos elencados, mapeamos os eventos de letramento em que houve a demanda de produção de artigos acadêmicos vivenciados pelos licenciando no curso de Letras: Língua Portuguesa: (1) A produção de AA em eventos de letramento em sala de aula: “o famoso terceiro estágio” e (2) A produção de AA em eventos de letramento de publicização: “eu preciso levar para algum lugar". Nos eventos relatados, os licenciando revelam a complexidade das construções de significados (práticas de letramento) em cada evento descrito, uma vez que a produção de AA tem de possibilitar que se sintam valorizados pelo professor da disciplina ou pela comunidade acadêmica; a oportunidade de se identificarem como uma área de conhecimento ou de explorar temas que fazem sentido para eles. Espera-se, portanto, que a escuta sobre a forma como os licenciando significam essas práticas possa dar visibilidade a questões que, muitas vezes, não são levadas em consideração, bem como a expectativa de que os eventos vivenciados nesse contexto possam se relacionar constantemente com as práticas profissionais.
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spelling Artigo acadêmico como prática de letramento na formação de professores de lingua portuguesa.Academic article as a literacy practice in the formation of Portuguese language teachers.Formação docenteLetramentos acadêmicosPráticas de letramentoEventos de letramentoArtigo acadêmicoLinguística aplicadaTeacher trainingLiteracy practicesAcademic articleAcademic literaciesLiteracy eventsApplied LinguisticsLíngua PortuguesaEsta dissertação amplia a discussão realizada em torno do artigo acadêmico (AA), focalizando, de modo especial, nos significados construídos acerca deste objeto em curso de formação docente, no qual se propõe estimular a construção do perfil do professor pesquisador. Nesse sentido, com o intuito de explorar um dos gêneros mais demandados na divulgação de pesquisas desenvolvidas pelos licenciando, surge o seguinte questionamento: De que forma o AA se constitui como uma prática de letramento em um curso de formação de professores de Língua Portuguesa? Face a esse questionamento, tem-se como objetivo geral de pesquisa: Investigar os significados do AA no curso de Letras: Língua Portuguesa da UFCG, campus sede. Já como objetivos específicos: a) Mapear eventos de letramento, ocorridos no curso de formação referido, nos quais demanda-se a produção de AA, sob a ótica de licenciando do curso de Letras da UFCG; b) Identificar as maneiras pelas quais os licenciando em Letras se relacionam com a produção de AA demandada em eventos de letramento ocorridos no seu curso de formação; c) Associar os modos pelos quais esses licenciando significam a produção do AA com as práticas de letramento acadêmico acadêmicos. A fim de propiciar subsídios à investigação, a pesquisa proposta ancora-se na corrente dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 2003) e dos Letramentos Acadêmicos (CASTANHEIRA; CARVALHO; STREET, 2015; FIAD, 2015; LEA; STREET, 1998, 2014; LILLIS; SCOTT, 2007; VIANA et al., 2016; ZAVALA, 2010), considerando também os conceitos de eventos de letramento e práticas de letramento (STREET, 2012), bem como o de AA (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010), gêneros discursivo e campo da comunicação discursiva (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]; VOLÓCHINOV, 2019 [1930]). Em termos metodológicos, a pesquisa em questão insere-se no campo da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 2006), à luz da abordagem qualitativa e interpretativa (BORTONI- RICARDO, 2008). No que concerne à geração de dados, a pesquisa apresenta classificação híbrida, do tipo exploratória (GIL, 1999) e experimental (MICCOLI, 2014). Os dados gerados remotamente, via Google Meet, com três licenciando do curso de Letras: Língua Portuguesa da UFCG, através da aplicação de três instrumentos: 1) um questionário (MOREIRA; CALEFFE, 2006) online; 2) uma entrevista semi estruturada individual (ABRAHÃO, 2006) e 3) uma sessão reflexiva (ABRAHÃO, 2006; LIBERALI, 1999). Em relação aos objetivos elencados, mapeamos os eventos de letramento em que houve a demanda de produção de artigos acadêmicos vivenciados pelos licenciando no curso de Letras: Língua Portuguesa: (1) A produção de AA em eventos de letramento em sala de aula: “o famoso terceiro estágio” e (2) A produção de AA em eventos de letramento de publicização: “eu preciso levar para algum lugar". Nos eventos relatados, os licenciando revelam a complexidade das construções de significados (práticas de letramento) em cada evento descrito, uma vez que a produção de AA tem de possibilitar que se sintam valorizados pelo professor da disciplina ou pela comunidade acadêmica; a oportunidade de se identificarem como uma área de conhecimento ou de explorar temas que fazem sentido para eles. Espera-se, portanto, que a escuta sobre a forma como os licenciando significam essas práticas possa dar visibilidade a questões que, muitas vezes, não são levadas em consideração, bem como a expectativa de que os eventos vivenciados nesse contexto possam se relacionar constantemente com as práticas profissionais.This dissertation expands the discussion carried out around the academic article, focusing, in a special way, on the meanings constructed about this object in the course of teacher training, in which it is proposed to stimulate the construction of the profile of the researcher teacher. In this sense, in order to explore one of the most demanded genres in the dissemination of research developed by the undergraduates, the following question arises: In what way does the academic article constitute itself as a practice of academic-professional literacy in a training course for teachers of Portuguese language? Faced with this questioning, the general objective of the research is: To investigate the meanings of the academic article in the course of Letters: Portuguese Language at UFCG, headquarters campus. As specific objectives: a) Map literacy events that took place in the aforementioned training course, in which the production of an academic article is demanded, from the perspective of graduates of the UFCG Letters course; b) Identify the ways in which Letters undergraduates relate to the production of academic article demanded in literacy events that took place in their training course; c) Associate the ways in which these undergraduates signify the production of the academic article with the practices of academic-professional literacy. In order to provide subsidies for the investigation, the proposed research is anchored in the current of New Literacy Studies (STREET, 1984, 2003) and Academic Literacies (CASTANHEIRA; CARVALHO; STREET, 2015; FIAD, 2015; LEA; STREET, 1998 , 2014; LILLIS; SCOTT, 2007; VIANA et al., 2016; ZAVALA, 2010), also considering the concepts of literacy events and literacy practices (STREET, 2012), as well as the academic article (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010), discursive genres and sphere of human activity (BAKHTIN, 2003; 2007). In methodological terms, the research in question falls within the field of Applied Linguistics (MOITA-LOPES, 2006), in the light of a qualitative and interpretative approach (BORTONI- RICARDO, 2008). With regard to data generation, the research presents a hybrid classification, exploratory (GIL, 1999) and experiential (MICCOLI, 2014). The data were generated remotely, via Google Meet, with three undergraduates from the Portuguese Language course at UFCG, through the application of three instruments: 1) an online questionnaire (MOREIRA; CALEFFE, 2006); 2) an individual semi-structured interview (ABRAHÃO, 2006) and 3) a reflective session (ABRAHÃO, 2006; LIBERALI, 1999). In relation to the listed objectives, we mapped the literacy events in which there was a demand for the production of academic articles experienced by the undergraduates in the course of Letters: Portuguese Language: (1) The production of AA in literacy events in the classroom: “the famous third stage” and (2) The production of AA in publicity literacy events: “I need to take it somewhere.” In the events reported, the undergraduates reveal the complexity of the constructions of meanings (literacy practices) in each event described, since the production of AA has to make it possible for them to feel valued by the professor of the discipline or by the academic community; the opportunity to identify themselves as an area of knowledge or to explore topics that make sense to them. It is expected, therefore, that listening to the way in which undergraduates signify these practices can give visibility to issues that are often not taken into account, as well as the expectation that the events experienced in this context can constantly relate to professional practices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGSILVA, Elizabeth Maria da.SILVA,Elizabeth Maria da.http://lattes.cnpq.br/2114551483682345XAVIER, Manassés Morais.XAVIER, M. M.XAVIER, Manassés Morais.http://lattes.cnpq.br/7230669265797896BOTELHO, Laura Silveira.BOTELHO, L. S.http://lattes.cnpq.br/8723594801152544REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.REINALDO, M. A. G. M.http://lattes.cnpq.br/0323008945925363ALVES, Maria de Fatima.ALVES, M. F.http://lattes.cnpq.br/5290512017403409SILVA, Danielly Thaynara da Fonseca.2022-09-192022-11-03T20:17:43Z2022-11-032022-11-03T20:17:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27724SILVA, Danielly Thaynara da Fonseca. Artigo acadêmico como prática de letramento na formação de professores de língua portuguesa. 2022. 143 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. 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