Comparação entre a metodologia de sala de aula invertida e a metodologia de aula tradicional em um Curso de Engenharia de Produção.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Ernane Rosa.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GOUVEIA, Luís Manuel Borges.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32068
Resumo: Este trabalho tem como objetivo comparar a aplicação da metodologia de sala de aula invertida com a metodologia de aula tradicional na disciplina de estatística de um curso de Engenharia de Produção, verificando a percepção de aprendizagem dos alunos. A metodologia consistiu em uma Pesquisa-Ação, com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos apresentaram um aumento na aquisição de conhecimento dos alunos que participaram da metodologia de Sala de Aula Invertida em relação aos alunos que tiveram o mesmo conteúdo aplicado com a metodologia de aula tradicional.
id UFCG_c67905b111dbe6acae4b1faa6b8d1a54
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32068
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Comparação entre a metodologia de sala de aula invertida e a metodologia de aula tradicional em um Curso de Engenharia de Produção.Comparison between the flipped classroom methodology and the traditional classroom methodology in a Production Engineering Course.Sala de aula invertidaCurso de Engenharia de ProduçãoEnsino de Engenharia de ProduçãoAprendizagemMetodologia de ensino - Engenharia de ProduçãoPesquisa-açãoFlipped classroomProduction Engineering CourseTeaching Production EngineeringLearningTeaching methodology - Production EngineeringAction researchEngenharia de Produção.Este trabalho tem como objetivo comparar a aplicação da metodologia de sala de aula invertida com a metodologia de aula tradicional na disciplina de estatística de um curso de Engenharia de Produção, verificando a percepção de aprendizagem dos alunos. A metodologia consistiu em uma Pesquisa-Ação, com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos apresentaram um aumento na aquisição de conhecimento dos alunos que participaram da metodologia de Sala de Aula Invertida em relação aos alunos que tiveram o mesmo conteúdo aplicado com a metodologia de aula tradicional.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192023-10-16T18:27:21Z2023-10-162023-10-16T18:27:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32068MARTINS, Ernane Rosa; GOUVEIA, Luís Manuel Borges. Comparação entre a metodologia de sala de aula invertida e a metodologia de aula tradicional em um Curso de Engenharia de Produção. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32068porMARTINS, Ernane Rosa.GOUVEIA, Luís Manuel Borges.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T18:18:22Zoai:localhost:riufcg/32068Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T18:18:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação entre a metodologia de sala de aula invertida e a metodologia de aula tradicional em um Curso de Engenharia de Produção.
Comparison between the flipped classroom methodology and the traditional classroom methodology in a Production Engineering Course.
title Comparação entre a metodologia de sala de aula invertida e a metodologia de aula tradicional em um Curso de Engenharia de Produção.
spellingShingle Comparação entre a metodologia de sala de aula invertida e a metodologia de aula tradicional em um Curso de Engenharia de Produção.
MARTINS, Ernane Rosa.
Sala de aula invertida
Curso de Engenharia de Produção
Ensino de Engenharia de Produção
Aprendizagem
Metodologia de ensino - Engenharia de Produção
Pesquisa-ação
Flipped classroom
Production Engineering Course
Teaching Production Engineering
Learning
Teaching methodology - Production Engineering
Action research
Engenharia de Produção.
title_short Comparação entre a metodologia de sala de aula invertida e a metodologia de aula tradicional em um Curso de Engenharia de Produção.
title_full Comparação entre a metodologia de sala de aula invertida e a metodologia de aula tradicional em um Curso de Engenharia de Produção.
title_fullStr Comparação entre a metodologia de sala de aula invertida e a metodologia de aula tradicional em um Curso de Engenharia de Produção.
title_full_unstemmed Comparação entre a metodologia de sala de aula invertida e a metodologia de aula tradicional em um Curso de Engenharia de Produção.
title_sort Comparação entre a metodologia de sala de aula invertida e a metodologia de aula tradicional em um Curso de Engenharia de Produção.
author MARTINS, Ernane Rosa.
author_facet MARTINS, Ernane Rosa.
GOUVEIA, Luís Manuel Borges.
author_role author
author2 GOUVEIA, Luís Manuel Borges.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Ernane Rosa.
GOUVEIA, Luís Manuel Borges.
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula invertida
Curso de Engenharia de Produção
Ensino de Engenharia de Produção
Aprendizagem
Metodologia de ensino - Engenharia de Produção
Pesquisa-ação
Flipped classroom
Production Engineering Course
Teaching Production Engineering
Learning
Teaching methodology - Production Engineering
Action research
Engenharia de Produção.
topic Sala de aula invertida
Curso de Engenharia de Produção
Ensino de Engenharia de Produção
Aprendizagem
Metodologia de ensino - Engenharia de Produção
Pesquisa-ação
Flipped classroom
Production Engineering Course
Teaching Production Engineering
Learning
Teaching methodology - Production Engineering
Action research
Engenharia de Produção.
description Este trabalho tem como objetivo comparar a aplicação da metodologia de sala de aula invertida com a metodologia de aula tradicional na disciplina de estatística de um curso de Engenharia de Produção, verificando a percepção de aprendizagem dos alunos. A metodologia consistiu em uma Pesquisa-Ação, com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos apresentaram um aumento na aquisição de conhecimento dos alunos que participaram da metodologia de Sala de Aula Invertida em relação aos alunos que tiveram o mesmo conteúdo aplicado com a metodologia de aula tradicional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-10-16T18:27:21Z
2023-10-16
2023-10-16T18:27:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32068
MARTINS, Ernane Rosa; GOUVEIA, Luís Manuel Borges. Comparação entre a metodologia de sala de aula invertida e a metodologia de aula tradicional em um Curso de Engenharia de Produção. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32068
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32068
identifier_str_mv MARTINS, Ernane Rosa; GOUVEIA, Luís Manuel Borges. Comparação entre a metodologia de sala de aula invertida e a metodologia de aula tradicional em um Curso de Engenharia de Produção. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744594865225728