Avaliação do uso de coproduto (finos de carvão) na obtenção do chumbo através de sucatas de baterias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CURSINO, Gustavo Gomes Sampaio.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3020
Resumo: A maior parcela do chumbo atualmente consumido no mundo destina-se à fabricação de baterias ou acumuladores chumbo-ácido para diferentes fins. Quando essas baterias chegam ao final de sua vida útil devem ser coletadas e enviadas para unidades de recuperação e reciclagem. Não há um substituto economicamente interessante para o chumbo das baterias automotivas chumbo-ácido. Estima-se que das 5,5 milhões de toneladas do metal produzido anualmente no mundo, cerca de 50 % são devidas ã produção secundária, ou seja, devidas à reciclagem propriamente dita. (CEMPRE) Normalmente, no processo de reciclagem é utilizado carbono sólido (coque de petróleo) como redutor carbotérmico. O carbono tem a função de reduzir o chumbo presente na forma de sulfatos e óxidos a chumbo metálico. Logo, se avaliou a viabilidade da substituição parcial do coque (combustível derivado de petróleo) por finos de carvão, que é co-produto das caldeiras da refinaria da Alumar (Alumínio do Maranhão). A refinaria faz pane do consórcio de alumínio do Maranhão, um dos maiores complexos de produção de alumínio (Redução) e alumina (Refinaria) do mundo. Testes em laboratório, onde foram analisados em duplicata, os teores de carbono fico, enxofre e poder calorífico foram realizados com o intuito de determinar a melhor proporção do "blend"1, finos de carvão do 3 pontos diferentes de coleta da caldeira e coque de petróleo, e os melhores resultados foram o da proporção 75% coque de petróleo x 25% Finos de carvão.
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