Uma cidade em cores e segregações corporais étnicas: os espaços de lazer e diversão em Gurjão e seus usos e representações (1960-1990).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORGES, Rayssa Eutália Gurjão Coutinho.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32021
Resumo: O presente estudo tem por intuito problematizar as modificações que ocorreram na cidade de Gurjão após a emancipação política em 1962. Analisando, em especial, a questão das sociabilidades dos espaços de lazer construídos na cidade, dentre eles o Salão do Mercado, o Clube Guarany e o Clube da Fundac, apreendendo seus usos e representações de modo a cartografar as questões políticas, sociais, culturais e étnicas envolvidas nestes ambientes entre as décadas de 1960 a 1990. O olhar com relação a essa cartografia citadina está direcionado à segregação dos seus espaços públicos, tendo em vista a cor da pele e a classe social, bem como às tramas políticas que desenham essa cidade. O percurso da escrita se fundamenta em investigações de Souza (2002), Almeida (2021), Pesavento (2007), Chartier (1988), Prost (1998), dentre outros, que ganhou forma com base em uma metodologia apontada por Bardin (1977) que analisou um conjunto de fontes, que compreende fotografias, livro de atas legislativas locais, Revista Avante, panfletos e o livro de memórias de um morador antigo da cidade, a metodologia da história oral baseada em Bosi (1994) foi utilizada predominantemente, por meio de entrevistas com antigos moradores que assumiram a condição de narradores das vivências dos habitantes citadinos, dos seus olhares e sensibilidades para a Gurjão daquele período e os lazeres e diversões dos quais participavam ou organizavam. Logo, mediante tais análises, foi possível traçar um caminho entre a cidade de Gurjão na década de 1960, seu processo de emancipação política, inserção de equipamentos modernos e construção dos ambientes de sociabilidades segregados, perpassar as décadas de 1970 e 1980 com as festividades, danças e eventos “negros” e “brancos”, estes que também eram divididos politicamente.
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O olhar com relação a essa cartografia citadina está direcionado à segregação dos seus espaços públicos, tendo em vista a cor da pele e a classe social, bem como às tramas políticas que desenham essa cidade. O percurso da escrita se fundamenta em investigações de Souza (2002), Almeida (2021), Pesavento (2007), Chartier (1988), Prost (1998), dentre outros, que ganhou forma com base em uma metodologia apontada por Bardin (1977) que analisou um conjunto de fontes, que compreende fotografias, livro de atas legislativas locais, Revista Avante, panfletos e o livro de memórias de um morador antigo da cidade, a metodologia da história oral baseada em Bosi (1994) foi utilizada predominantemente, por meio de entrevistas com antigos moradores que assumiram a condição de narradores das vivências dos habitantes citadinos, dos seus olhares e sensibilidades para a Gurjão daquele período e os lazeres e diversões dos quais participavam ou organizavam. Logo, mediante tais análises, foi possível traçar um caminho entre a cidade de Gurjão na década de 1960, seu processo de emancipação política, inserção de equipamentos modernos e construção dos ambientes de sociabilidades segregados, perpassar as décadas de 1970 e 1980 com as festividades, danças e eventos “negros” e “brancos”, estes que também eram divididos politicamente.This study aims to problematize the changes that occurred in the city of Gurjao after political emancipation in 1962. Analyzing, in particular, the issue of sociability of leisure spaces built in the city, including the Salao do Mercado, Clube Guarany and Clube da Fundac, apprehending their uses and representations in order to map political, social, cultural and ethnic issues involved in these environments between the 1960s and 1990s. The look in relation to this city cartography is directed to the segregation of its public spaces, in view of skin color and social class, as well as the political plots that design this city. The path of writing is based on investigations by Souza (2002), Almeida (2021), Pesavento (2007), Chartier (1988), Prost (1998), among others, which took shape based on a methodology pointed out by Bardin (1977) which analyzed a set of sources, which includes photographs, a book of local legislative acts, Revista Avante, pamphlets and the memoirs of an old resident of the city, the methodology of oral history based on Bosi (1994) was predominantly used, through interviews with old residents who assumed the condition of narrators of the experiences of the city dwellers, of their looks and sensibilities for the Gurjao of that period and the leisure and diversions in which they participated or organized. Therefore, through such analyses, it was possible to trace a way between the city of Gurjao in the 1960s, its process of political emancipation, insertion of modern equipment and construction of segregated sociability environments, passing through the 1970s and 1990s with the festivities, “black” and “white” dances and events, which were also politically divided.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGSILVA, Keila Queiroz e.SILVA, K. Q.http://lattes.cnpq.br/8319598000382239GOMES, Iordan Queiroz.SOUZA, Antônio Clarindo Barbosa de.BORGES, Rayssa Eutália Gurjão Coutinho.2023-03-312023-10-16T13:45:48Z2023-10-162023-10-16T13:45:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32021BORGES, Rayssa Eutália Gurjão Coutinho. 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