Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Fágner Carlos José.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12698
Resumo: A criatividade é considerada um fenômeno complexo e multidimensional. Na educação, a criatividade é apontada como um dos eixos que norteiam a relação entre o ensino e a aprendizagem. Nesse contexto, o professor desponta como um elemento facilitador do desenvolvimento da expressão criativa do aluno. Desse modo, tendo em vista a importância da criatividade na educação, para formar profissionais mais criativos, críticos e colaborativos, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar a percepção de docentes e discentes do Curso de Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula. A metodologia utilizada foi definida a partir de uma abordagem quantitativa-qualitativa do tipo descritiva, envolvendo 13 professores e 152 estudantes do referido curso. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o Inventário de Práticas Docentes que Favorecem a Criatividade no Ensino Superior, além de uma questão aberta contemplando o currículo teórico e prático do Curso de Administração e um checklist preenchido apenas pelos docentes indicando as possíveis barreiras à promoção da criatividade em sala de aula. Os resultados da pesquisa apontaram para o predomínio de uma cultura de aprendizagem limitadora à expressão criativa do aluno, pela falta do confronto da teoria com a prática, resultando na dificuldade de desenvolver a autonomia do seu potencial criativo. Conclui-se que existe a necessidade da instituição avaliada diversificar suas estratégias de ensino, promovendo capacitações do corpo docente, em metodologias ativas, e ofertando atividades diversificadas e projetos interdisciplinares para seus alunos.
id UFCG_c7aaa8f9e8171b83502f49c32a6ce107
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12698
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula.Diagnosis of the perception of professors and students of the Administration Course in relation to the development of creativity in the classroom.CriatividadePráticas docentesAdministraçãoCreativityTeaching practicesAdministrationAdministraçãoA criatividade é considerada um fenômeno complexo e multidimensional. Na educação, a criatividade é apontada como um dos eixos que norteiam a relação entre o ensino e a aprendizagem. Nesse contexto, o professor desponta como um elemento facilitador do desenvolvimento da expressão criativa do aluno. Desse modo, tendo em vista a importância da criatividade na educação, para formar profissionais mais criativos, críticos e colaborativos, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar a percepção de docentes e discentes do Curso de Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula. A metodologia utilizada foi definida a partir de uma abordagem quantitativa-qualitativa do tipo descritiva, envolvendo 13 professores e 152 estudantes do referido curso. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o Inventário de Práticas Docentes que Favorecem a Criatividade no Ensino Superior, além de uma questão aberta contemplando o currículo teórico e prático do Curso de Administração e um checklist preenchido apenas pelos docentes indicando as possíveis barreiras à promoção da criatividade em sala de aula. Os resultados da pesquisa apontaram para o predomínio de uma cultura de aprendizagem limitadora à expressão criativa do aluno, pela falta do confronto da teoria com a prática, resultando na dificuldade de desenvolver a autonomia do seu potencial criativo. Conclui-se que existe a necessidade da instituição avaliada diversificar suas estratégias de ensino, promovendo capacitações do corpo docente, em metodologias ativas, e ofertando atividades diversificadas e projetos interdisciplinares para seus alunos.Creativity is considered a complex and multidimensional phenomenon. In education, creativity is pointed as one of the axes that guide the relationship between teaching and learning. In this context, the teacher emerges as an element that facilitates the development of the creative expression of the student. Thus, in view of the importance of creativity in education, to train more creative, critical and collaborative professionals, the objective of this work was to diagnose the perception of teachers and students of the Administration Course in relation to the development of creativity in the classroom. The methodology used was defined based on a quantitative-qualitative approach of the descriptive type, involving 13 teachers and 152 students of this course. The Inventory of Teaching Practices that favor Creativity in Higher Education was used as an instrument of data collection, besides an open question contemplating the theoretical and practical curriculum of the Administration Course and a checklist filled only by the teachers indicating the possible barriers to the promotion of creativity in the classroom. The research results pointed out the predominance of a culture of limiting learning to the creative expression of the student, due to the lack of confrontation between theory and practice, resulting in the difficulty of developing the autonomy of their creative potential. It is concluded that there is a need for the evaluated institution to diversify its teaching strategies, promoting faculty capacities, active methodologies, and offering diversified activities and interdisciplinary projects for its students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSILVA, Monalisa Vasconcelos Ernesto.SILVA, M.V. E.http://lattes.cnpq.br/0135732700428970COSTA, Fágner Carlos José.20192020-04-07T13:18:16Z2020-04-072020-04-07T13:18:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12698COSTA, Fágner Carlos José. Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula. 2019. 23 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T12:18:41Zoai:localhost:riufcg/12698Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T12:18:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula.
Diagnosis of the perception of professors and students of the Administration Course in relation to the development of creativity in the classroom.
title Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula.
spellingShingle Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula.
COSTA, Fágner Carlos José.
Criatividade
Práticas docentes
Administração
Creativity
Teaching practices
Administration
Administração
title_short Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula.
title_full Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula.
title_fullStr Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula.
title_full_unstemmed Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula.
title_sort Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula.
author COSTA, Fágner Carlos José.
author_facet COSTA, Fágner Carlos José.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Monalisa Vasconcelos Ernesto.
SILVA, M.V. E.
http://lattes.cnpq.br/0135732700428970
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Fágner Carlos José.
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Práticas docentes
Administração
Creativity
Teaching practices
Administration
Administração
topic Criatividade
Práticas docentes
Administração
Creativity
Teaching practices
Administration
Administração
description A criatividade é considerada um fenômeno complexo e multidimensional. Na educação, a criatividade é apontada como um dos eixos que norteiam a relação entre o ensino e a aprendizagem. Nesse contexto, o professor desponta como um elemento facilitador do desenvolvimento da expressão criativa do aluno. Desse modo, tendo em vista a importância da criatividade na educação, para formar profissionais mais criativos, críticos e colaborativos, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar a percepção de docentes e discentes do Curso de Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula. A metodologia utilizada foi definida a partir de uma abordagem quantitativa-qualitativa do tipo descritiva, envolvendo 13 professores e 152 estudantes do referido curso. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o Inventário de Práticas Docentes que Favorecem a Criatividade no Ensino Superior, além de uma questão aberta contemplando o currículo teórico e prático do Curso de Administração e um checklist preenchido apenas pelos docentes indicando as possíveis barreiras à promoção da criatividade em sala de aula. Os resultados da pesquisa apontaram para o predomínio de uma cultura de aprendizagem limitadora à expressão criativa do aluno, pela falta do confronto da teoria com a prática, resultando na dificuldade de desenvolver a autonomia do seu potencial criativo. Conclui-se que existe a necessidade da instituição avaliada diversificar suas estratégias de ensino, promovendo capacitações do corpo docente, em metodologias ativas, e ofertando atividades diversificadas e projetos interdisciplinares para seus alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-07T13:18:16Z
2020-04-07
2020-04-07T13:18:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12698
COSTA, Fágner Carlos José. Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula. 2019. 23 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12698
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12698
identifier_str_mv COSTA, Fágner Carlos José. Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula. 2019. 23 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744442800734208