Nação, identidade de gênero e educação: um estudo do “pensamento autoritário” de Alberto Torres.
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34169 |
Resumo: | Nesta comunicação, empreender-se-á uma análise comparativa entre o pensamento de Alberto Torres e as construções identitárias de gênero. Nação e identidade de gênero são conceitos concomitantemente abstratos e conflitantes, na medida em que, por um lado, representam construções culturais “fixadas” historicamente no imaginário coletivo e, por outro, devido à noção de diferença – contemporaneamente atrelada ao gênero – não se acomodar à homogeneidade do discurso nacionalista ortodoxo observado no itinerário intelectual de Alberto Torres, associado ao “discurso autoritário brasileiro”. Havendo, no gênero, uma contradição intrínseca em relação a qualquer modelo totalitário de nação, o resultado são as diversas tentativas de manipulação (religiosa, científica, cultural) do humano e de seus produtos culturais. Desse modo, certas categorias definirão um padrão da brasilidade desejável socialmente – incluindo suas relações com trabalho, família, religião e sexualidade – outras categorias irão conformar estereótipos modelares do brasileiro (trabalhador, viril, honesto, pai de família etc.) e da brasileira (esposa fiel, mãe de família, compreensiva e dedicada ao lar etc.). A nacionalidade vista aqui é entendida como uma construção, e como tal, implica tanto a observação de sua historicidade e narratividade como também o inventário de tal projeto. A abordagem de gênero apóia-se na perspectiva de gênero como relacional (SCOTT, 1995), logo nesse estudo, consideraremos que as identidades de gênero se dão a existir a partir de investimentos e jogos lingüísticos que constroem representações e lhes dão sentido simbólico. Destarte, o processo de constituição de identidades - nacional e de gênero - ocorre a partir da participação, das formas de pertencimento e trajetórias sociais e podem variar de contexto a contexto e de momento a momento, ou seja, o processo de constituição de identidades é um empreendimento coletivo, mais precisamente interativo, por meio do qual as pessoas, na dinâmica das relações sociais historicamente datadas, constroem os termos a partir dos quais compreendem as situações e objetos a sua volta. |
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Nação e identidade de gênero são conceitos concomitantemente abstratos e conflitantes, na medida em que, por um lado, representam construções culturais “fixadas” historicamente no imaginário coletivo e, por outro, devido à noção de diferença – contemporaneamente atrelada ao gênero – não se acomodar à homogeneidade do discurso nacionalista ortodoxo observado no itinerário intelectual de Alberto Torres, associado ao “discurso autoritário brasileiro”. Havendo, no gênero, uma contradição intrínseca em relação a qualquer modelo totalitário de nação, o resultado são as diversas tentativas de manipulação (religiosa, científica, cultural) do humano e de seus produtos culturais. 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Nação, identidade de gênero e educação: um estudo do “pensamento autoritário” de Alberto Torres. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1314-1320. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34169info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporCOSTA, Jean Carlo de Carvalho.BATISTA, Simone Vieira.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34169/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALNAÇÃO, IDENTIDADE DE GÊNERO E EDUCAÇÃO - UM ESTUDO DO _PENSAMENTO AUTORITÁRIO_ DE ALBERTO TORRES - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdfNAÇÃO, IDENTIDADE DE GÊNERO E EDUCAÇÃO - UM ESTUDO DO _PENSAMENTO AUTORITÁRIO_ DE ALBERTO TORRES - EVENTO II COLOQUIO INT. 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