Relatório das Atividades Desenvolvidas no Ensino de 1º Grau na Escola Stela Sampaio, Lavras da Mangabeira, CE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Liriam Dantas Ferreira.
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14559
Resumo: O planejamento de ensino e um piano alicerçado nas linhas-mestras de ação da Escola, isto é no planejamento curricular, e é feito num nível mais específico. Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca do propósito definidos. A responsabilidade do mestre e imensa. Grande parte da eficácia de seu ensino depende da organicidade, coerência e flexibilidade de seu planejamento. As vezes, o plano é elaborado somente por um professor, outras vezes no entanto, vários professores compartilham a responsabilidade de sua elaboração. Neste último caso, temos o planejamento de ensino cooperativo. Assim chegamos ao nível mais elementar e próximo da ação educativa. É através dele que, em relação ao aluno. O planejamento tende a prevenir as vacilações do professor, oferecendo maior segurança na consecução dos objetivos previstos, bem como na verificação da qualidade e quantidade do ensino que está sendo orienta e pelo mestre e pela escola.
id UFCG_c82571e6edc0ad9a4a61220288b788ce
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14559
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relatório das Atividades Desenvolvidas no Ensino de 1º Grau na Escola Stela Sampaio, Lavras da Mangabeira, CE.Report of Activities Developed in Primary Education at Escola Stela Sampaio, Lavras da Mangabeira, CE.EducaçãoSupervisão EscolarPlanejamento curricularProfessor - alunoEducationSchool SupervisionCurricular PlanningTeacher StudentEducação.O planejamento de ensino e um piano alicerçado nas linhas-mestras de ação da Escola, isto é no planejamento curricular, e é feito num nível mais específico. Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca do propósito definidos. A responsabilidade do mestre e imensa. Grande parte da eficácia de seu ensino depende da organicidade, coerência e flexibilidade de seu planejamento. As vezes, o plano é elaborado somente por um professor, outras vezes no entanto, vários professores compartilham a responsabilidade de sua elaboração. Neste último caso, temos o planejamento de ensino cooperativo. Assim chegamos ao nível mais elementar e próximo da ação educativa. É através dele que, em relação ao aluno. O planejamento tende a prevenir as vacilações do professor, oferecendo maior segurança na consecução dos objetivos previstos, bem como na verificação da qualidade e quantidade do ensino que está sendo orienta e pelo mestre e pela escola.Teaching planning and a piano based on the School's main lines of action, that is, on curricular planning, is done at a more specific level. It indicates the directional, methodical and systematized activity that will be undertaken by the teacher with his students, in search of the defined purpose. The responsibility of the master is immense. Much of the effectiveness of its teaching depends on the organicity, coherence and flexibility of its planning. Sometimes, the plan is prepared by only one teacher, at other times, however, several teachers share the responsibility for its elaboration. In the latter case, we have cooperative teaching planning. Thus we arrive at the most elementary level and closer to educational action. It is through him that, in relation to the student. Planning tends to prevent teachers' vacillations, offering greater security in achieving the planned objectives, as well as in checking the quality and quantity of the teaching being guided and by the teacher and the school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNÓBREGA, Manoel Leonardo.LIMA, Liriam Dantas Ferreira.19952020-08-26T18:51:30Z2020-08-262020-08-26T18:51:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14559LIMA, Liriam Dantas Ferreira. Relatório das Atividades Desenvolvidas no Ensino de 1º Grau na Escola Stela Sampaio, Lavras da Mangabeira, CE. 1995. 58f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T14:59:17Zoai:localhost:riufcg/14559Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T14:59:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório das Atividades Desenvolvidas no Ensino de 1º Grau na Escola Stela Sampaio, Lavras da Mangabeira, CE.
Report of Activities Developed in Primary Education at Escola Stela Sampaio, Lavras da Mangabeira, CE.
title Relatório das Atividades Desenvolvidas no Ensino de 1º Grau na Escola Stela Sampaio, Lavras da Mangabeira, CE.
spellingShingle Relatório das Atividades Desenvolvidas no Ensino de 1º Grau na Escola Stela Sampaio, Lavras da Mangabeira, CE.
LIMA, Liriam Dantas Ferreira.
Educação
Supervisão Escolar
Planejamento curricular
Professor - aluno
Education
School Supervision
Curricular Planning
Teacher Student
Educação.
title_short Relatório das Atividades Desenvolvidas no Ensino de 1º Grau na Escola Stela Sampaio, Lavras da Mangabeira, CE.
title_full Relatório das Atividades Desenvolvidas no Ensino de 1º Grau na Escola Stela Sampaio, Lavras da Mangabeira, CE.
title_fullStr Relatório das Atividades Desenvolvidas no Ensino de 1º Grau na Escola Stela Sampaio, Lavras da Mangabeira, CE.
title_full_unstemmed Relatório das Atividades Desenvolvidas no Ensino de 1º Grau na Escola Stela Sampaio, Lavras da Mangabeira, CE.
title_sort Relatório das Atividades Desenvolvidas no Ensino de 1º Grau na Escola Stela Sampaio, Lavras da Mangabeira, CE.
author LIMA, Liriam Dantas Ferreira.
author_facet LIMA, Liriam Dantas Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NÓBREGA, Manoel Leonardo.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Liriam Dantas Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão Escolar
Planejamento curricular
Professor - aluno
Education
School Supervision
Curricular Planning
Teacher Student
Educação.
topic Educação
Supervisão Escolar
Planejamento curricular
Professor - aluno
Education
School Supervision
Curricular Planning
Teacher Student
Educação.
description O planejamento de ensino e um piano alicerçado nas linhas-mestras de ação da Escola, isto é no planejamento curricular, e é feito num nível mais específico. Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca do propósito definidos. A responsabilidade do mestre e imensa. Grande parte da eficácia de seu ensino depende da organicidade, coerência e flexibilidade de seu planejamento. As vezes, o plano é elaborado somente por um professor, outras vezes no entanto, vários professores compartilham a responsabilidade de sua elaboração. Neste último caso, temos o planejamento de ensino cooperativo. Assim chegamos ao nível mais elementar e próximo da ação educativa. É através dele que, em relação ao aluno. O planejamento tende a prevenir as vacilações do professor, oferecendo maior segurança na consecução dos objetivos previstos, bem como na verificação da qualidade e quantidade do ensino que está sendo orienta e pelo mestre e pela escola.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
2020-08-26T18:51:30Z
2020-08-26
2020-08-26T18:51:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14559
LIMA, Liriam Dantas Ferreira. Relatório das Atividades Desenvolvidas no Ensino de 1º Grau na Escola Stela Sampaio, Lavras da Mangabeira, CE. 1995. 58f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14559
identifier_str_mv LIMA, Liriam Dantas Ferreira. Relatório das Atividades Desenvolvidas no Ensino de 1º Grau na Escola Stela Sampaio, Lavras da Mangabeira, CE. 1995. 58f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744457442000896