O trabalho docente na Educação do Campo: desafios e possibilidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIANO, Carla Heloisa de Souza.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23798
Resumo: O presente trabalho tem como objeto analisar o processo do trabalho docente nas escolas do campo frente aos desafios e possibilidades no e para o campo refletindo sobre as dificuldades encontradas a partir da caracterização das estruturas pedagógicas de base para a docência em escolas do campo ainda relevando a formação docente em face ao aporte teórico e institucional que recebe para suas ações educativas. Para tanto levantou -se as possibilidades de organização pedagógica da escola do campo. Considerando que a educação do campo veio se constituindo ao longo do tempo na pretensão de excluir o ideário de uma educação rural pautada no assistencialismo urbano é que o presente trabalho buscou investigar de que modo se dá à docência na Educação do Campo frente as possibilidades de organização pedagógica da escola do campo? Foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica, em que foram revisados os principais conceitos teóricos, algumas leis voltadas para educação do campo, optou-se por uma pesquisa de campo do tipo descritiva numa abordagem qualitativa, também utilizou-se nesse estudo pesquisa participante tendo em vista a minha participação, envolvimento e aproximação com o campo da pesquisa permitindo assim uma análise mais qualificada dos resultados obtidos. Referentes aos instrumentos de pesquisa de coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada. Os dados coletados a luz do referencial teórico constituíram a base para o plano de análise e reflexão acerca dos resultados obtidos. Em relação aos resultados, a pesquisa revelou que os docentes apresentam dificuldades no desenvolvimento da prática pedagógica, tendo em vista a falta de saberes específicos, advindos dos cursos de graduação, para lhe dar com a organização da escola do campo, que entre outros fatores, ocorre pela falta de capacitação como a formação continuada, a precariedade das escolas na infraestrutura predial, na falta de apoio pedagógico, o desinteresse por parte do governantes municipais e da própria secretaria de Educação. Entretanto foi salutar nas respostas dos professores entrevistados perceber a preocupação desses com a educação procurando melhorar suas práticas de ensino e acreditam que a educação do campo deve ser valorizada em respeito ao povo que vive no campo que são sujeitos de iguais direitos e deveres. Contudo, também foi desvelado que os professores tem conhecimento que suas práticas precisam melhorar e que para isso devem se mobilizar para que as possibilidades de promoção de uma educação do e no campo possa acontecer promovendo a melhoria na qualidade de vida dos que ali vivem, mediante a parceria entre dirigentes municipais, universidades, escola, educadores e comunidades.
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Considerando que a educação do campo veio se constituindo ao longo do tempo na pretensão de excluir o ideário de uma educação rural pautada no assistencialismo urbano é que o presente trabalho buscou investigar de que modo se dá à docência na Educação do Campo frente as possibilidades de organização pedagógica da escola do campo? Foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica, em que foram revisados os principais conceitos teóricos, algumas leis voltadas para educação do campo, optou-se por uma pesquisa de campo do tipo descritiva numa abordagem qualitativa, também utilizou-se nesse estudo pesquisa participante tendo em vista a minha participação, envolvimento e aproximação com o campo da pesquisa permitindo assim uma análise mais qualificada dos resultados obtidos. Referentes aos instrumentos de pesquisa de coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada. Os dados coletados a luz do referencial teórico constituíram a base para o plano de análise e reflexão acerca dos resultados obtidos. Em relação aos resultados, a pesquisa revelou que os docentes apresentam dificuldades no desenvolvimento da prática pedagógica, tendo em vista a falta de saberes específicos, advindos dos cursos de graduação, para lhe dar com a organização da escola do campo, que entre outros fatores, ocorre pela falta de capacitação como a formação continuada, a precariedade das escolas na infraestrutura predial, na falta de apoio pedagógico, o desinteresse por parte do governantes municipais e da própria secretaria de Educação. Entretanto foi salutar nas respostas dos professores entrevistados perceber a preocupação desses com a educação procurando melhorar suas práticas de ensino e acreditam que a educação do campo deve ser valorizada em respeito ao povo que vive no campo que são sujeitos de iguais direitos e deveres. Contudo, também foi desvelado que os professores tem conhecimento que suas práticas precisam melhorar e que para isso devem se mobilizar para que as possibilidades de promoção de uma educação do e no campo possa acontecer promovendo a melhoria na qualidade de vida dos que ali vivem, mediante a parceria entre dirigentes municipais, universidades, escola, educadores e comunidades.The present work aims at analyzing the process of teaching in schools of the field and the challenges and possibilities for reflecting on the difficulties encountered from the characterization of pedagogical structures as a basis for teaching in schools in the field emphasizing the field still teacher training in relation to the theoretical and institutional support they receive for their educational activities. For both rose the possibilities of pedagogical organization of the field school. Whereas education field came constituting over time in intention to exclude the ideas of a rural education based on urban welfare is that the present study sought to investigate how the teaching takes place in front of the Field Education opportunities for organization educational school field? A literature search, in which we reviewed the main theoretical concepts, was developed some laws aimed at the education field, we opted for a field survey of a descriptive qualitative approach was also used in this research study participant with a view to my participation, involvement and approach to the field of research allowing for a more qualified analysis of the results. Referring to research instruments for data collection, we used a semistructured interview. The data collected on the theoretical framework provided the basis for the plan of analysis and reflection on the results obtained. Regarding the results, the survey revealed that teachers have difficulties in the development of pedagogical practice, in view of the lack of specific knowledge, arising out of undergraduate courses, to give the organization of the field school, which among other factors, is due to lack of training as continuing education, the precariousness of schools in building infrastructure, the lack of pedagogical support, disinterest on the part of municipal officials and the secretary of Education itself. However it was salutary in the answers of respondents perceive the concern of these teachers with education looking to improve their teaching practices and believe education field should be valued in respect to the people living in the countryside who are subjects of equal rights and duties. However, it was also unveiled that teachers are aware that their practices need to improve and that it must mobilize so that the possibilities of promoting education in the field and can happen to promoting improvement in the quality of life of those who live there, through the partnership between municipal leaders, universities, schools, educators and communities.Submitted by Girlene Lourenço (girlene_100@hotmail.com) on 2022-03-07T19:32:20Z No. of bitstreams: 1 CARLA HELOISA DE SOUZA MARIANO. TCC. LICENCIATURA EM PEAGOGIA. 2014.pdf: 1206453 bytes, checksum: 50b2a8e1acf16d2a4a41a876aab4d43b (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-07T19:32:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLA HELOISA DE SOUZA MARIANO. TCC. LICENCIATURA EM PEAGOGIA. 2014.pdf: 1206453 bytes, checksum: 50b2a8e1acf16d2a4a41a876aab4d43b (MD5) Previous issue date: 2014Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEducação.Educação do CampoFormação docentePrática pedagógicaField educationTeacher trainingPedagogical practicesO trabalho docente na Educação do Campo: desafios e possibilidades.Teaching work in rural education: challenges and possibilities.20142022-03-07T19:32:20Z2022-03-072022-03-07T19:32:20Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23798MARIANO, Carla Heloisa de Souza. O trabalho docente na Educação do Campo: desafios e possibilidades. 2014. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/23798/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALCARLA HELOISA DE SOUZA MARIANO. TCC. LICENCIATURA EM PEAGOGIA. 2014.pdfCARLA HELOISA DE SOUZA MARIANO. TCC. 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