O vazio do espelho: a criança negra na literatura infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jahelina de Almeida.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36914
Resumo: Discutir a representatividade ou o bem-estar que a criança tem com a imagem que ela vê quando se coloca diante do espelho vai além de discutir identidade, idéia de representação, mas é discutir, sobretudo, como historicamente essa imagem foi e vem sendo construída ao longo dos anos da história brasileira. Sabemos que no ano de 2003 a Lei 10.639/2003 atualizou a Lei de Diretrizes Bases da Educação 9394, regulamentando e tornando obrigatório o estudo da História e Cultura Afro- brasileira e incluindo o 20 de novembro como dia nacional da Consciência Negra. Foi preciso que se criasse uma lei, que fosse imposta, e que houvesse um chamamento para que se percebesse o descaso e desrespeito com que é(ra) tratada a sociedade africana que ajudou com braços e corpos, emoções, inteligência e negociações a formar e tecer os fios ricos e múltiplos desse território espacial chamado de Brasil, brasis, e brasis dentro do Brasil.
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