Percursos entrelaçados: linhas e movimentos do Parkour em Campina Grande e Porto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Mariana Cavalcanti.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20502
Resumo: O parkour é comumente descrito como uma prática que consiste em ultrapassar obstáculos de maneira rápida e eficiente, utilizando o próprio corpo. Constituiu-se como tal a partir da década de 1980, na França, e tem se espalhado pelo mundo especialmente por meio da mídia e internet. Apesar de ser mais conhecido pela sua faceta “espetacular”, expressa por grandes saltos ou movimentos considerados perigosos, o parkour é uma experiência vivida de maneira plural. A multiplicidade de vivências revelam um emaranhado complexo de linhas que envolvem uma série de subjetividades e encontros que produzem diferentes maneiras de estar no mundo com e pelo parkour. Este trabalho interpreta a prática do parkour enquanto uma malha (meshwork) (INGOLD, 2018) que é tecida pelo entrelaçamento de dinâmicas de aprendizado e experiências que nos ajudam a compreender processos de criatividade e conhecimento a partir do engajamento corpóreo, afetivo e sensorial no mundo. O parkour enquanto uma prática viva, em movimento, nos mostra diferentes dimensões de participação dos processos do existir e habitar o mundo, sem que precisemos interpelar uma perspectiva de análise apoiada nas teorias da agência. Para realizar esse debate, foi feita uma pesquisa nas cidades de Campina Grande-PB e na Área Metropolitana do Porto (AMP), com praticantes entre 18 e 40 anos, em sua grande maioria constituída por homens. Os caminhos metodológicos são traçados a partir de pistas e contribuições advindos da etnografia, da literatura fenomenológica e da cartografia.
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Este trabalho interpreta a prática do parkour enquanto uma malha (meshwork) (INGOLD, 2018) que é tecida pelo entrelaçamento de dinâmicas de aprendizado e experiências que nos ajudam a compreender processos de criatividade e conhecimento a partir do engajamento corpóreo, afetivo e sensorial no mundo. O parkour enquanto uma prática viva, em movimento, nos mostra diferentes dimensões de participação dos processos do existir e habitar o mundo, sem que precisemos interpelar uma perspectiva de análise apoiada nas teorias da agência. Para realizar esse debate, foi feita uma pesquisa nas cidades de Campina Grande-PB e na Área Metropolitana do Porto (AMP), com praticantes entre 18 e 40 anos, em sua grande maioria constituída por homens. Os caminhos metodológicos são traçados a partir de pistas e contribuições advindos da etnografia, da literatura fenomenológica e da cartografia.Parkour is commonly described as a practice that consists of overcoming obstacles quickly and efficiently, using your own body. It was constituted as such since the 1980s, in France, and has spread throughout the world, especially through the media and internet. Despite being best known for its “spectacular” aspect, expressed by great jumps or movements considered dangerous, parkour is an experience lived in a plural way. Parkour is commonly described as a practice that consists of overcoming obstacles quickly and efficiently, using your own body. It was constituted as such since the 1980s, in France, and has spread throughout the world, especially through the media and internet. Despite being best known for its “spectacular” aspect, expressed by great jumps or movements considered dangerous, parkour is an experience lived in a plural way. The multiplicity of experiences reveals a complex entanglement of lines that involve a series of subjectivities and encounters that produce different ways of being in the world with and through parkour. This work interprets the practice of parkour as a meshwork (INGOLD, 2018) that is woven by the interweaving of learning dynamics and experiences that help us to understand processes of creativity and knowledge from the bodily, affective and sensorial engagement in the world. Parkour as a living, moving practice, shows us different dimensions of participation in the processes of existing and inhabiting the world, without the need to question a perspective of analysis supported by the agency's theories. To conduct this debate, a research was carried out in the cities of Campina Grande-PB and in the Metropolitan Area of Porto (AMP), with practitioners between 13 and 40 years old, mostly men. The methodological paths are drawn from clues and contributions from ethnography, phenomenological literature and cartography.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGSALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.SALES JÚNIOR, R. L.http://lattes.cnpq.br/5358060892746249FERRO, Lígia Sofia Alves Passos.FERRO, L. S. A. P.http://lattes.cnpq.br/0562385074001586GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.CUNHA, Luis Henrique Hermínio.TELLA, Marco Aurélio Paz.CARDOSO, Maria Paula Jacinto.PEREIRA, Mariana Cavalcanti.2021-03-312021-08-10T19:39:25Z2021-08-102021-08-10T19:39:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20502PEREIRA, M. C. Percursos entrelaçados: linhas e movimentos do Parkour em Campina Grande e Porto. 2021. 221 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-18T17:35:02Zoai:localhost:riufcg/20502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-18T17:35:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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