Programa escola ativa: contribuições e desafios para a educação do campo em Sossego - PB.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19769 |
Resumo: | A Educação do Campo tem se caracterizado como um espaço de precariedade por descasos e vem apresentando, historicamente, desigualdades sociais negando um direito constitucional dos povos do campo que é uma educação pública de quaHdade. Este estudo objetivou investigar quais as contribuições do Programa Escola Ativa para a Educação do Campo no município de Sossego - PB, identificando os possíveis avanços e entraves na educação do campo a partir de sua implantação, destacando os maiores desafios para o educador do campo. Discute-se a trajetória histórica e política da Educação do Campo, bem como seus fundamentos enfatizando dois importantes momentos da história na luta pela concretização das pollticas públicas para os cidadãos do campo. Analisa-se a metodologia adotada pelo Programa Escola Ativa, confTontando-a com a prática dos educadores que atuam no referido programa. O nível de pesquisa a que estamos nos propondo a investigar é de caráter qualitativo, caracteriza-se como pesquisa exploratória quanto aos objetivos e como pesquisa de campo quanto aos procedimentos de coleta de dados. Diante dos resultados obtidos foi possível identificarmos algumas contribuições do Programa Escola Ativa para a Educação do Campo e refletirmos sobre as práticas pedagógicas presentes em nossas escolas, analisando se estas realmente contribuem para a construção de um projeto educativo que promova uma educação de qualidade como direito de todos os povos sejam eles urbanos ou do campo. Conclui-se que o Programa Escola Ativa contribui para reproduzir as contradições do modelo capitalista, na medida em que se apresenta como um modelo definido a ser seguido pelos educadores com o objetivo principal de obter resultados quantitativos como diminuição do índice de reprovação e evasão escolar, apresentando contradições em sua metodologia que dificultam o processo de ensino-aprendizagem, desse modo, não contribui para a construção de um projeto educativo associado a transformação social. |
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Programa escola ativa: contribuições e desafios para a educação do campo em Sossego - PB.Active school program: contributions and challenges for rural education in Sossego - PB.Programa escolar activo: aportes y desafíos para la educación rural en Sossego - PB.Educação do campoEscola ativaPolíticas pública - escola do campoCountryside educationActive schoolPublic policy - rural schoolEducación ruralEscuela activaPolíticas públicas - escuela ruralEducação RuralA Educação do Campo tem se caracterizado como um espaço de precariedade por descasos e vem apresentando, historicamente, desigualdades sociais negando um direito constitucional dos povos do campo que é uma educação pública de quaHdade. Este estudo objetivou investigar quais as contribuições do Programa Escola Ativa para a Educação do Campo no município de Sossego - PB, identificando os possíveis avanços e entraves na educação do campo a partir de sua implantação, destacando os maiores desafios para o educador do campo. Discute-se a trajetória histórica e política da Educação do Campo, bem como seus fundamentos enfatizando dois importantes momentos da história na luta pela concretização das pollticas públicas para os cidadãos do campo. Analisa-se a metodologia adotada pelo Programa Escola Ativa, confTontando-a com a prática dos educadores que atuam no referido programa. O nível de pesquisa a que estamos nos propondo a investigar é de caráter qualitativo, caracteriza-se como pesquisa exploratória quanto aos objetivos e como pesquisa de campo quanto aos procedimentos de coleta de dados. Diante dos resultados obtidos foi possível identificarmos algumas contribuições do Programa Escola Ativa para a Educação do Campo e refletirmos sobre as práticas pedagógicas presentes em nossas escolas, analisando se estas realmente contribuem para a construção de um projeto educativo que promova uma educação de qualidade como direito de todos os povos sejam eles urbanos ou do campo. Conclui-se que o Programa Escola Ativa contribui para reproduzir as contradições do modelo capitalista, na medida em que se apresenta como um modelo definido a ser seguido pelos educadores com o objetivo principal de obter resultados quantitativos como diminuição do índice de reprovação e evasão escolar, apresentando contradições em sua metodologia que dificultam o processo de ensino-aprendizagem, desse modo, não contribui para a construção de um projeto educativo associado a transformação social.The Education o f the Field if has characterized as a space of precariousness for indifferences and comes presenting, historically, social inaqualities denying a constitucional law of the peoples o f the field that is a public education o f quality. This study it objectified to investiga te which the contributions of the Program Active School for the Education of the Field in the city of Sossego - PB, identifying the possible advances and impediments in the education of the field from its implantation, detaching the biggest challenges for the educator ofthe field. lt is argued historical trajectory and politics ofthe Education ofthe Field, as well as its beddings emphasizing two important moments of history in the fight for the concretion of the public politics for the citizens of the field. lt is analyzed methodology adopted for the Program Active School, collating it with the practical one of the educators who act in the cited program. The research levei the one that we are in considering to investigate is of qualitative character, is characterized as exploratória research how much to the objectives andas research o f field how much to the procedures o f collection o f data. Ahead o f the gotten results it was possible we identify to some contributions ofthe Program Active School for the Education of the Field and reflect on practical the pedagogical gifts in our schools, analyzing i f this really they contribute for the construction of an educative project that promotes an education of quality as right of ali the urban peoples are they or of the field. One concludes that the Program Active School does not contribute for the construction of an educative project associate the social transformation.La Educación Rural se ha caracterizado por ser un espacio precario debido al abandono y históricamente ha presentado desigualdades sociales negando un derecho constitucional de los pueblos rurales, que es una educación pública de calidad. Este estudio tuvo como objetivo investigar las contribuciones del Programa Escuela Activa de Educación Rural en municipio de Sossego - PB, identificando los posibles avances y obstáculos en la educación del campo desde su implementación, destacando los mayores desafíos para el educador en el campo. Se discute la trayectoria histórica y política de la Educación Rural, así como su Fundamentos enfatizando dos momentos importantes en la historia en la lucha por el logro. de políticas públicas para los ciudadanos del campo. La metodología adoptada por el Programa Escuela Activa, enfrentándolo con la práctica de los educadores que laboran en el mencionado programa. El nivel de investigación que nos proponemos investigar es de carácter cualitativo, se caracteriza por ser una investigación exploratoria en cuanto a los objetivos y como investigación en el campo de los procedimientos de recopilación de datos. Dados los resultados obtenidos, fue Es posible identificar algunos aportes del Programa Escolar Activo para la Educación del Difundir y reflexionar sobre las prácticas pedagógicas presentes en nuestras escuelas, analizando si estos realmente contribuyen a la construcción de un proyecto educativo que promueva una la educación de calidad como derecho de todos los pueblos, urbanos o rurales. Se concluye que el Programa Escola Ativa contribuye a reproducir las contradicciones del modelo capitalista, en la medida en que se presenta como un modelo definido a seguir por educadores con el objetivo principal de obtener resultados cuantitativos como disminuir la tasa de reprobación y deserción escolar, presentando contradicciones en su metodología que obstaculizar el proceso de enseñanza-aprendizaje, por lo que no contribuye a la construcción de un proyecto educativo asociado a la transformación social.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGXAVIER NETO, Lauro Pires.XAVIER NETO, L. P.http://lattes.cnpq.br/4490301988734961CONCEIÇÃO, Marta Maria da.CONCEIÇÃO, M. M.CONCEIÇÃO, MARTA.http://lattes.cnpq.br/3141068978315035SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.SANTOS, CLÁUDIA P. 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