O descortinamento da imagem da bailarina na graphic novel Polina.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27449 |
Resumo: | Formas de expressão artístico-narrativas fazem parte da humanidade desde a pré-história, com os registros rupestres. Tais maneiras de contar histórias se desenvolveram com o passar do tempo, e hoje reconhecemos as histórias em quadrinhos (HQs), que dão vida a enredos através de imagens e palavras, em um sistema de linguagem autônomo. O percurso histórico dos quadrinhos é marcado por um processo de marginalização, que acarretou a diversificação desse universo em diferentes gêneros, desde tirinhas, presentes nos jornais, até as denominadas novelas gráficas, caracterizadas pela extensão, em um formato que mais se aproxima de livros e temáticas mais complexas, como relatos autobiográficos e jornadas de amadurecimento. Este trabalho monográfico tem como objeto de pesquisa a graphic novel Polina (VIVÈS, 2021), em que analisamos a construção simbólica atribuída à figura da bailarina a partir da protagonista que nomeia a HQ. Nesse contexto, consideramos importante compreender a construção verbovisual de Polina, enquanto bailarina, através da análise da sua trajetória formativa, para então verificar os aspectos simbólicos que confirmam ou subvertem os estereótipos sobre essa figura. Dessa forma, as reflexões foram fundamentadas no conceito de narrativa gráfica (EISNER, 2005) e no percurso histórico de constituição dos romances gráficos (GARCÍA, 2012; SALES, 2018); sobre a linguagem quadrinística, temos como aporte teórico as discussões de Ramos (2009), Barbieri (2017) e Cagnin (1975). Além disso, realizamos um estudo temático centrado em uma breve compreensão do processo histórico da dança, balé clássico e dança contemporânea (FARO, 1986; TADRA et al, 2012), bem como leituras focalizadas no valor artístico e filosófico da dança (GARAUDY, 1980); para assimilação do imaginário social e dos simbolismos diante da bailarina, consideramos os estudos de Silva e Feijó (2020) e Silvério (2020). A partir da leitura interpretativa da obra compreendemos um processo de humanização na trajetória formativa de Polina, que subverte estereótipos diante da imagem da bailarina. Com isso, vemos a importância do estudo dos quadrinhos e da interpretação do sistema verbo-visual, além dos recursos específicos da linguagem quadrinística em novelas gráficas, como Polina. |
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O descortinamento da imagem da bailarina na graphic novel Polina.The unveiling of the ballerina image in the graphic novel Polina.Grafic novel PolinaLinguagem dos quadrinhosLiteratura em quadrinhosBailarinaHistórias em quadrinhosNovela gráficaDança e balé clássico - literatura em quadrinhosBastien Vivès - quadrinista francêsDança e literaturaLiteratura francesa em quadrinhosCartunista Bastien Vivès - francêsGraphic novel PolinaComic book languageComic booksBallet dancerComicsGraphic novelClassical dance and ballet - comicsBastien Vives - French comic book artistDance and literatureFrench literature in comicsCartoonist Bastien Vives - FrenchLiteraturaFormas de expressão artístico-narrativas fazem parte da humanidade desde a pré-história, com os registros rupestres. Tais maneiras de contar histórias se desenvolveram com o passar do tempo, e hoje reconhecemos as histórias em quadrinhos (HQs), que dão vida a enredos através de imagens e palavras, em um sistema de linguagem autônomo. O percurso histórico dos quadrinhos é marcado por um processo de marginalização, que acarretou a diversificação desse universo em diferentes gêneros, desde tirinhas, presentes nos jornais, até as denominadas novelas gráficas, caracterizadas pela extensão, em um formato que mais se aproxima de livros e temáticas mais complexas, como relatos autobiográficos e jornadas de amadurecimento. Este trabalho monográfico tem como objeto de pesquisa a graphic novel Polina (VIVÈS, 2021), em que analisamos a construção simbólica atribuída à figura da bailarina a partir da protagonista que nomeia a HQ. Nesse contexto, consideramos importante compreender a construção verbovisual de Polina, enquanto bailarina, através da análise da sua trajetória formativa, para então verificar os aspectos simbólicos que confirmam ou subvertem os estereótipos sobre essa figura. Dessa forma, as reflexões foram fundamentadas no conceito de narrativa gráfica (EISNER, 2005) e no percurso histórico de constituição dos romances gráficos (GARCÍA, 2012; SALES, 2018); sobre a linguagem quadrinística, temos como aporte teórico as discussões de Ramos (2009), Barbieri (2017) e Cagnin (1975). Além disso, realizamos um estudo temático centrado em uma breve compreensão do processo histórico da dança, balé clássico e dança contemporânea (FARO, 1986; TADRA et al, 2012), bem como leituras focalizadas no valor artístico e filosófico da dança (GARAUDY, 1980); para assimilação do imaginário social e dos simbolismos diante da bailarina, consideramos os estudos de Silva e Feijó (2020) e Silvério (2020). A partir da leitura interpretativa da obra compreendemos um processo de humanização na trajetória formativa de Polina, que subverte estereótipos diante da imagem da bailarina. Com isso, vemos a importância do estudo dos quadrinhos e da interpretação do sistema verbo-visual, além dos recursos específicos da linguagem quadrinística em novelas gráficas, como Polina.Artistic-narrative forms of expression have been part of humanity since prehistory, with cave records. Such ways of telling stories have developed over time, and today we recognize comics, which bring plots to life through images and words, in an autonomous language system. The historical course of comics had marked by the marginalization process, which led to the diversification of this universe into different genres, from comic strips, present in newspapers, to the so-called graphic novels, characterized by extension, in a format that is closer to books and more complex themes, such as autobiographical accounts and coming-of-age journeys. This monographic work has as its research object the graphic novel Polina (VIVÈS, 2021), in which we analyze the symbolic construction attributed to the figure of the dancer from the protagonist who names the comic. In this context, we consider it relevant to understand Polina's verbalvisual development, as a dancer, through the analysis of her journey, to verify the symbolic aspects that confirm or subvert stereotypes about this figure. Consequently, the reflections had based on the concept of graphic narrative (EISNER, 2005) and the historical path of the constitution of graphic novels (GARCÍA, 2012; SALES, 2018); on the comic book language, we have theoretical support for the discussions of Ramos (2009), Barbieri (2017) and Cagnin (1975). In addition, we carried out a thematic study focused on a brief understanding of the historical process of dance, classical ballet, and contemporary dance (FARO, 1986; TADRA et al., 2012), as well as reads, focused on the artistic and philosophical value of dance (GARAUDY, 1980). For the imaginary social assimilation and symbolism in front of the dancer, we consider the studies of Silva and Feijó (2020) and Silvério (2020). From the interpretative reading of the work, we understand a process of humanization in Polina's formative trajectory, which subverts stereotypes in front of the dancer's image. Therefore, we see the significance of studying comics and the verbal-visual interpretation system and the specific resources of comics language in graphic novels, such as Polina.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSILVA, Márcia Tavares.SILVA, M. T.http://lattes.cnpq.br/1904168802083424BRAZ, Luíza Oliveira.2022-09-012022-09-26T16:36:38Z2022-09-262022-09-26T16:36:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27449BRAZ, Luíza Oliveira. O descortinamento da imagem da bailarina na graphic novel Polina. 2022. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. 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Formas de expressão artístico-narrativas fazem parte da humanidade desde a pré-história, com os registros rupestres. Tais maneiras de contar histórias se desenvolveram com o passar do tempo, e hoje reconhecemos as histórias em quadrinhos (HQs), que dão vida a enredos através de imagens e palavras, em um sistema de linguagem autônomo. O percurso histórico dos quadrinhos é marcado por um processo de marginalização, que acarretou a diversificação desse universo em diferentes gêneros, desde tirinhas, presentes nos jornais, até as denominadas novelas gráficas, caracterizadas pela extensão, em um formato que mais se aproxima de livros e temáticas mais complexas, como relatos autobiográficos e jornadas de amadurecimento. Este trabalho monográfico tem como objeto de pesquisa a graphic novel Polina (VIVÈS, 2021), em que analisamos a construção simbólica atribuída à figura da bailarina a partir da protagonista que nomeia a HQ. Nesse contexto, consideramos importante compreender a construção verbovisual de Polina, enquanto bailarina, através da análise da sua trajetória formativa, para então verificar os aspectos simbólicos que confirmam ou subvertem os estereótipos sobre essa figura. Dessa forma, as reflexões foram fundamentadas no conceito de narrativa gráfica (EISNER, 2005) e no percurso histórico de constituição dos romances gráficos (GARCÍA, 2012; SALES, 2018); sobre a linguagem quadrinística, temos como aporte teórico as discussões de Ramos (2009), Barbieri (2017) e Cagnin (1975). Além disso, realizamos um estudo temático centrado em uma breve compreensão do processo histórico da dança, balé clássico e dança contemporânea (FARO, 1986; TADRA et al, 2012), bem como leituras focalizadas no valor artístico e filosófico da dança (GARAUDY, 1980); para assimilação do imaginário social e dos simbolismos diante da bailarina, consideramos os estudos de Silva e Feijó (2020) e Silvério (2020). A partir da leitura interpretativa da obra compreendemos um processo de humanização na trajetória formativa de Polina, que subverte estereótipos diante da imagem da bailarina. Com isso, vemos a importância do estudo dos quadrinhos e da interpretação do sistema verbo-visual, além dos recursos específicos da linguagem quadrinística em novelas gráficas, como Polina. |
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