Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634 |
Resumo: | Neste trabalho, temos como foco apresentar uma proposta de abordagem do conto em turmas do 3º ano do ensino médio com o intuito de contribuir adequadamente para a formação de leitores literários. Para isso, construímos, seguindo os moldes de Cosson (2014), uma sequência didática, nomeada pelo autor como sequência básica, que seque quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação, utilizando os contos Passeio Noturno I e II de Rubem Fonseca, após fazermos uma análise nos manuais didáticos de Sarmento e Tufano (2004) e Abaurre e Pontara (2014), observando como o conto era estudado. Também lançamos mão do método receptivo como aporte teórico metodológico fundamentador de nossas discussões e da sequência didática que fora proposta para a abordagem do gênero conto. Nosso trabalho vem mostrar que, mesmo diante do grande desafio que é a tarefa de ensinar e, ensinar literatura, e mesmo diante de um cenário educacional tão debilitado e fragilizado, é possível, por meio de um fazer pedagógico eficaz atrelado a uma metodologia adequada, trabalhar no sentido de contribuir significativamente para a formação de leitores literários. |
id |
UFCG_cbd801c5e43221580cbdb3c856e46738 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28634 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica.Night walks in the classroom: a methodological proposal.Conto - Rubem FonsecaEnsino de literatura - ensino médioSequência didáticaRubem Fonseca - contos Passeios Noturnos I e IILiteratura brasileira - contosGênero literário - contoConto nos livros didáticosFormação de leitores literáriosStory - Rubem FonsecaLiterature teaching - high schoolFollowing teachingRubem Fonseca - Short Stories Night Tours I and IIBrazilian Literature - short storiesLiterary Genre - Short StoryTales in textbooksTraining of literary readersLiteraturaNeste trabalho, temos como foco apresentar uma proposta de abordagem do conto em turmas do 3º ano do ensino médio com o intuito de contribuir adequadamente para a formação de leitores literários. Para isso, construímos, seguindo os moldes de Cosson (2014), uma sequência didática, nomeada pelo autor como sequência básica, que seque quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação, utilizando os contos Passeio Noturno I e II de Rubem Fonseca, após fazermos uma análise nos manuais didáticos de Sarmento e Tufano (2004) e Abaurre e Pontara (2014), observando como o conto era estudado. Também lançamos mão do método receptivo como aporte teórico metodológico fundamentador de nossas discussões e da sequência didática que fora proposta para a abordagem do gênero conto. Nosso trabalho vem mostrar que, mesmo diante do grande desafio que é a tarefa de ensinar e, ensinar literatura, e mesmo diante de um cenário educacional tão debilitado e fragilizado, é possível, por meio de um fazer pedagógico eficaz atrelado a uma metodologia adequada, trabalhar no sentido de contribuir significativamente para a formação de leitores literários.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Tássia Tavares de.OLIVEIRA, T. T.RODRIGUES, Rosangela de Melo.RODRIGUES, R. M.OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.OLIVEIRA, P. N.FERREIRA, Sandoval Alves.2016-062023-01-04T20:43:27Z2023-01-042023-01-04T20:43:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634FERREIRA, Sandoval Alves. Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T20:44:18Zoai:localhost:riufcg/28634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T20:44:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. Night walks in the classroom: a methodological proposal. |
title |
Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. |
spellingShingle |
Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. FERREIRA, Sandoval Alves. Conto - Rubem Fonseca Ensino de literatura - ensino médio Sequência didática Rubem Fonseca - contos Passeios Noturnos I e II Literatura brasileira - contos Gênero literário - conto Conto nos livros didáticos Formação de leitores literários Story - Rubem Fonseca Literature teaching - high school Following teaching Rubem Fonseca - Short Stories Night Tours I and II Brazilian Literature - short stories Literary Genre - Short Story Tales in textbooks Training of literary readers Literatura |
title_short |
Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. |
title_full |
Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. |
title_fullStr |
Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. |
title_full_unstemmed |
Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. |
title_sort |
Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. |
author |
FERREIRA, Sandoval Alves. |
author_facet |
FERREIRA, Sandoval Alves. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Tássia Tavares de. OLIVEIRA, T. T. RODRIGUES, Rosangela de Melo. RODRIGUES, R. M. OLIVEIRA, Paloma do Nascimento. OLIVEIRA, P. N. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Sandoval Alves. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conto - Rubem Fonseca Ensino de literatura - ensino médio Sequência didática Rubem Fonseca - contos Passeios Noturnos I e II Literatura brasileira - contos Gênero literário - conto Conto nos livros didáticos Formação de leitores literários Story - Rubem Fonseca Literature teaching - high school Following teaching Rubem Fonseca - Short Stories Night Tours I and II Brazilian Literature - short stories Literary Genre - Short Story Tales in textbooks Training of literary readers Literatura |
topic |
Conto - Rubem Fonseca Ensino de literatura - ensino médio Sequência didática Rubem Fonseca - contos Passeios Noturnos I e II Literatura brasileira - contos Gênero literário - conto Conto nos livros didáticos Formação de leitores literários Story - Rubem Fonseca Literature teaching - high school Following teaching Rubem Fonseca - Short Stories Night Tours I and II Brazilian Literature - short stories Literary Genre - Short Story Tales in textbooks Training of literary readers Literatura |
description |
Neste trabalho, temos como foco apresentar uma proposta de abordagem do conto em turmas do 3º ano do ensino médio com o intuito de contribuir adequadamente para a formação de leitores literários. Para isso, construímos, seguindo os moldes de Cosson (2014), uma sequência didática, nomeada pelo autor como sequência básica, que seque quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação, utilizando os contos Passeio Noturno I e II de Rubem Fonseca, após fazermos uma análise nos manuais didáticos de Sarmento e Tufano (2004) e Abaurre e Pontara (2014), observando como o conto era estudado. Também lançamos mão do método receptivo como aporte teórico metodológico fundamentador de nossas discussões e da sequência didática que fora proposta para a abordagem do gênero conto. Nosso trabalho vem mostrar que, mesmo diante do grande desafio que é a tarefa de ensinar e, ensinar literatura, e mesmo diante de um cenário educacional tão debilitado e fragilizado, é possível, por meio de um fazer pedagógico eficaz atrelado a uma metodologia adequada, trabalhar no sentido de contribuir significativamente para a formação de leitores literários. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06 2023-01-04T20:43:27Z 2023-01-04 2023-01-04T20:43:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634 FERREIRA, Sandoval Alves. Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Sandoval Alves. Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744566731931648 |