Capas, cores e comunicação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Yasmine.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: PEREIRA, Carla.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29564
Resumo: O estudo que originou este livro foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Campina Grande (PPGD/UFCG) e teve como objetivo invetigar se a cor utilizada na capa de um livro tem influência na identificação do assunto genérico tratado na obra. Para tanto, foram analisadas capas de livros classificados como obras gerais de literatura adulta do gênero narrativo, lançados no Brasil nos últimos 10 anos, nos quais havia uma cor predominante em relação à extensão da capa, e nos quais o título ou ilutração não demonstravam explicitamente o assunto tratado. Após uma análise preliminar, foram selecionadas quatro capas monocromáticas, com cores chapadas, design minimalista e alto grau de pregnância. Esta obra aborda a influência da cor na eficácia da comunicação. Buscou-se responder ao seguinte questionamento: no contexto das capas de livros, o uso de uma cor que possua relação simbólica com o assunto genérico da obra facilita sua identificação? Para isto, foram observadas as relações sintáticas, semânticas e pragmáticas dos signos presentes em capas de livros, verificando-se a relação entre a cor da capa e o assunto abordado na obra; de que forma ela é percebida e interpretada pelos leitores; e qual a sua influência para a identificação do assunto do livro. Eta produção apoiou-se em conceitos da teoria da Gestalt abordados por Gomes Filho (2008) e da semiótica Peirceana, que foram utilizados na análise da mensagem visual contidas nas capas selecionadas como corpus da pesquisa. Além da realização de um pequeno teste da simbologia das cores relacionadas ao contexto das capas, por meio de um experimento que observou a percepção de possíveis leitores diante delas. O referencial teórico abordou os seguintes assuntos: (1) o livro e suas especificidades; (2) fundamentos, funções e significações da cor; e (3) comunicação e produção de significados, incluindo conceitos da Gestalt e da semiótica. No experimento, foram recolhidas duzentas respostas (cem para cada um dos questionários) de adultos alfabetizados.
id UFCG_cc6b5a37fe587a98838edeeba435a209
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29564
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Capas, cores e comunicação.Covers, colors and communication.Comunicação visualDesign da informaçãoCoresCapas de livrosProgramação visualDesign gráficoSemióticaTeoria da GestaltVisual communicationInformation designColorsBook coversVisual programmingGraphic designSemioticsGestalt TheoryLa comunicación visualDiseño de informaciónColoresPortadas de librosProgramación visualDiseño graficoTeoría de la GestaltCommunication visuelleConception de l'informationCouleursCouvertures de livresProgrammation visuelleConception graphiqueSémiotiqueThéorie de la GestaltDesign.O estudo que originou este livro foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Campina Grande (PPGD/UFCG) e teve como objetivo invetigar se a cor utilizada na capa de um livro tem influência na identificação do assunto genérico tratado na obra. Para tanto, foram analisadas capas de livros classificados como obras gerais de literatura adulta do gênero narrativo, lançados no Brasil nos últimos 10 anos, nos quais havia uma cor predominante em relação à extensão da capa, e nos quais o título ou ilutração não demonstravam explicitamente o assunto tratado. Após uma análise preliminar, foram selecionadas quatro capas monocromáticas, com cores chapadas, design minimalista e alto grau de pregnância. Esta obra aborda a influência da cor na eficácia da comunicação. Buscou-se responder ao seguinte questionamento: no contexto das capas de livros, o uso de uma cor que possua relação simbólica com o assunto genérico da obra facilita sua identificação? Para isto, foram observadas as relações sintáticas, semânticas e pragmáticas dos signos presentes em capas de livros, verificando-se a relação entre a cor da capa e o assunto abordado na obra; de que forma ela é percebida e interpretada pelos leitores; e qual a sua influência para a identificação do assunto do livro. Eta produção apoiou-se em conceitos da teoria da Gestalt abordados por Gomes Filho (2008) e da semiótica Peirceana, que foram utilizados na análise da mensagem visual contidas nas capas selecionadas como corpus da pesquisa. Além da realização de um pequeno teste da simbologia das cores relacionadas ao contexto das capas, por meio de um experimento que observou a percepção de possíveis leitores diante delas. O referencial teórico abordou os seguintes assuntos: (1) o livro e suas especificidades; (2) fundamentos, funções e significações da cor; e (3) comunicação e produção de significados, incluindo conceitos da Gestalt e da semiótica. No experimento, foram recolhidas duzentas respostas (cem para cada um dos questionários) de adultos alfabetizados.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222023-05-08T11:12:10Z2023-05-082023-05-08T11:12:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29564LIMA, Yasmine Laise Firmino de; PEREIRA, Carla Laise de Araújo. Capas, cores e comunicação. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-77-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29564porLIMA, Yasmine.PEREIRA, Carla.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-08T11:14:02Zoai:localhost:riufcg/29564Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-08T11:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Capas, cores e comunicação.
Covers, colors and communication.
title Capas, cores e comunicação.
spellingShingle Capas, cores e comunicação.
LIMA, Yasmine.
Comunicação visual
Design da informação
Cores
Capas de livros
Programação visual
Design gráfico
Semiótica
Teoria da Gestalt
Visual communication
Information design
Colors
Book covers
Visual programming
Graphic design
Semiotics
Gestalt Theory
La comunicación visual
Diseño de información
Colores
Portadas de libros
Programación visual
Diseño grafico
Teoría de la Gestalt
Communication visuelle
Conception de l'information
Couleurs
Couvertures de livres
Programmation visuelle
Conception graphique
Sémiotique
Théorie de la Gestalt
Design.
title_short Capas, cores e comunicação.
title_full Capas, cores e comunicação.
title_fullStr Capas, cores e comunicação.
title_full_unstemmed Capas, cores e comunicação.
title_sort Capas, cores e comunicação.
author LIMA, Yasmine.
author_facet LIMA, Yasmine.
PEREIRA, Carla.
author_role author
author2 PEREIRA, Carla.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Yasmine.
PEREIRA, Carla.
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação visual
Design da informação
Cores
Capas de livros
Programação visual
Design gráfico
Semiótica
Teoria da Gestalt
Visual communication
Information design
Colors
Book covers
Visual programming
Graphic design
Semiotics
Gestalt Theory
La comunicación visual
Diseño de información
Colores
Portadas de libros
Programación visual
Diseño grafico
Teoría de la Gestalt
Communication visuelle
Conception de l'information
Couleurs
Couvertures de livres
Programmation visuelle
Conception graphique
Sémiotique
Théorie de la Gestalt
Design.
topic Comunicação visual
Design da informação
Cores
Capas de livros
Programação visual
Design gráfico
Semiótica
Teoria da Gestalt
Visual communication
Information design
Colors
Book covers
Visual programming
Graphic design
Semiotics
Gestalt Theory
La comunicación visual
Diseño de información
Colores
Portadas de libros
Programación visual
Diseño grafico
Teoría de la Gestalt
Communication visuelle
Conception de l'information
Couleurs
Couvertures de livres
Programmation visuelle
Conception graphique
Sémiotique
Théorie de la Gestalt
Design.
description O estudo que originou este livro foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Campina Grande (PPGD/UFCG) e teve como objetivo invetigar se a cor utilizada na capa de um livro tem influência na identificação do assunto genérico tratado na obra. Para tanto, foram analisadas capas de livros classificados como obras gerais de literatura adulta do gênero narrativo, lançados no Brasil nos últimos 10 anos, nos quais havia uma cor predominante em relação à extensão da capa, e nos quais o título ou ilutração não demonstravam explicitamente o assunto tratado. Após uma análise preliminar, foram selecionadas quatro capas monocromáticas, com cores chapadas, design minimalista e alto grau de pregnância. Esta obra aborda a influência da cor na eficácia da comunicação. Buscou-se responder ao seguinte questionamento: no contexto das capas de livros, o uso de uma cor que possua relação simbólica com o assunto genérico da obra facilita sua identificação? Para isto, foram observadas as relações sintáticas, semânticas e pragmáticas dos signos presentes em capas de livros, verificando-se a relação entre a cor da capa e o assunto abordado na obra; de que forma ela é percebida e interpretada pelos leitores; e qual a sua influência para a identificação do assunto do livro. Eta produção apoiou-se em conceitos da teoria da Gestalt abordados por Gomes Filho (2008) e da semiótica Peirceana, que foram utilizados na análise da mensagem visual contidas nas capas selecionadas como corpus da pesquisa. Além da realização de um pequeno teste da simbologia das cores relacionadas ao contexto das capas, por meio de um experimento que observou a percepção de possíveis leitores diante delas. O referencial teórico abordou os seguintes assuntos: (1) o livro e suas especificidades; (2) fundamentos, funções e significações da cor; e (3) comunicação e produção de significados, incluindo conceitos da Gestalt e da semiótica. No experimento, foram recolhidas duzentas respostas (cem para cada um dos questionários) de adultos alfabetizados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-08T11:12:10Z
2023-05-08
2023-05-08T11:12:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29564
LIMA, Yasmine Laise Firmino de; PEREIRA, Carla Laise de Araújo. Capas, cores e comunicação. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-77-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29564
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29564
identifier_str_mv LIMA, Yasmine Laise Firmino de; PEREIRA, Carla Laise de Araújo. Capas, cores e comunicação. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-77-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744574656020480