Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087 |
Resumo: | Desde 2003 as escolas públicas e particulares da educação básica estão obrigadas a inserirem no currículo escolar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos seus currículos. Essa medida apesar de se constituir um avanço político, sobretudo, no que diz respeito à compreensão do pensamento e formação da sociedade e cultura brasileira, uma vez que rompe com a tradição eurocêntrica de história e cultura, se constituiu um desafio para a maioria dos (as) professores (as) que não se sentem à vontade para discutir tal temática na sala de aula; muitos preferem ignorá-la ou alegam não estarem preparados para tal exercício ao invés de enfrentar os reais problemas que os impedem de tratar tais conteúdos. Nesta perspectiva, o nosso propósito neste trabalho é discutir as perspectivas e os desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas da rede pública municipal da cidade de Alagoa Grande – PB, visto que essa rede de ensino desde fevereiro de 2010 vem oferecendo aos seus docentes um curso de capacitação na área de história e cultura afro-brasileira, na perspectiva de que eles (as) insiram tais conteúdos no currículo escolar, conforme determina a lei 10.639/003. Todavia o oferta de um curso por parte do gestor não é a garantia de que tais conteúdos sejam inseridos no currículo escolar, uma vez que inseri-los incide sobre o universo cultural da escola e, sobretudo a subjetividade do (a) professor (a). Além dessas questões, quais são os outros problemas que impedem professores (as) nas suas práticas cotidianas em sala de aula de ensinar a história e a cultura afro-brasileira? |
id |
UFCG_cd09a1f31e5c9ce309da34e156d03bb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34087 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.Perspectives and challenges in implementing Afro-Brazilian history and culture content in the school curriculum.Currículo escolar - cultura afro-brasileiraCultura afro-brasileiraLei 10.639 de 2003Conteúdos de cultura afro-brasileiraHistória e cultura afro-brasileiraEnsino de históriaEnsino de cultura afro-brasileiraSchool curriculum - Afro-Brazilian cultureAfro-Brazilian cultureLaw 10,639 of 2003Afro-Brazilian culture contentAfro-Brazilian history and cultureHistory teachingTeaching Afro-Brazilian cultureHistória.Desde 2003 as escolas públicas e particulares da educação básica estão obrigadas a inserirem no currículo escolar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos seus currículos. Essa medida apesar de se constituir um avanço político, sobretudo, no que diz respeito à compreensão do pensamento e formação da sociedade e cultura brasileira, uma vez que rompe com a tradição eurocêntrica de história e cultura, se constituiu um desafio para a maioria dos (as) professores (as) que não se sentem à vontade para discutir tal temática na sala de aula; muitos preferem ignorá-la ou alegam não estarem preparados para tal exercício ao invés de enfrentar os reais problemas que os impedem de tratar tais conteúdos. Nesta perspectiva, o nosso propósito neste trabalho é discutir as perspectivas e os desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas da rede pública municipal da cidade de Alagoa Grande – PB, visto que essa rede de ensino desde fevereiro de 2010 vem oferecendo aos seus docentes um curso de capacitação na área de história e cultura afro-brasileira, na perspectiva de que eles (as) insiram tais conteúdos no currículo escolar, conforme determina a lei 10.639/003. Todavia o oferta de um curso por parte do gestor não é a garantia de que tais conteúdos sejam inseridos no currículo escolar, uma vez que inseri-los incide sobre o universo cultural da escola e, sobretudo a subjetividade do (a) professor (a). Além dessas questões, quais são os outros problemas que impedem professores (as) nas suas práticas cotidianas em sala de aula de ensinar a história e a cultura afro-brasileira?Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-23T18:44:54Z2024-01-232024-01-23T18:44:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087CHAGAS, Waldeci Ferreira. Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 674-684. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087porCHAGAS, Waldeci Ferreira.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-23T18:45:26Zoai:localhost:riufcg/34087Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-23T18:45:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. Perspectives and challenges in implementing Afro-Brazilian history and culture content in the school curriculum. |
title |
Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. |
spellingShingle |
Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. CHAGAS, Waldeci Ferreira. Currículo escolar - cultura afro-brasileira Cultura afro-brasileira Lei 10.639 de 2003 Conteúdos de cultura afro-brasileira História e cultura afro-brasileira Ensino de história Ensino de cultura afro-brasileira School curriculum - Afro-Brazilian culture Afro-Brazilian culture Law 10,639 of 2003 Afro-Brazilian culture content Afro-Brazilian history and culture History teaching Teaching Afro-Brazilian culture História. |
title_short |
Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. |
title_full |
Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. |
title_fullStr |
Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. |
title_full_unstemmed |
Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. |
title_sort |
Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. |
author |
CHAGAS, Waldeci Ferreira. |
author_facet |
CHAGAS, Waldeci Ferreira. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CHAGAS, Waldeci Ferreira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo escolar - cultura afro-brasileira Cultura afro-brasileira Lei 10.639 de 2003 Conteúdos de cultura afro-brasileira História e cultura afro-brasileira Ensino de história Ensino de cultura afro-brasileira School curriculum - Afro-Brazilian culture Afro-Brazilian culture Law 10,639 of 2003 Afro-Brazilian culture content Afro-Brazilian history and culture History teaching Teaching Afro-Brazilian culture História. |
topic |
Currículo escolar - cultura afro-brasileira Cultura afro-brasileira Lei 10.639 de 2003 Conteúdos de cultura afro-brasileira História e cultura afro-brasileira Ensino de história Ensino de cultura afro-brasileira School curriculum - Afro-Brazilian culture Afro-Brazilian culture Law 10,639 of 2003 Afro-Brazilian culture content Afro-Brazilian history and culture History teaching Teaching Afro-Brazilian culture História. |
description |
Desde 2003 as escolas públicas e particulares da educação básica estão obrigadas a inserirem no currículo escolar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos seus currículos. Essa medida apesar de se constituir um avanço político, sobretudo, no que diz respeito à compreensão do pensamento e formação da sociedade e cultura brasileira, uma vez que rompe com a tradição eurocêntrica de história e cultura, se constituiu um desafio para a maioria dos (as) professores (as) que não se sentem à vontade para discutir tal temática na sala de aula; muitos preferem ignorá-la ou alegam não estarem preparados para tal exercício ao invés de enfrentar os reais problemas que os impedem de tratar tais conteúdos. Nesta perspectiva, o nosso propósito neste trabalho é discutir as perspectivas e os desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas da rede pública municipal da cidade de Alagoa Grande – PB, visto que essa rede de ensino desde fevereiro de 2010 vem oferecendo aos seus docentes um curso de capacitação na área de história e cultura afro-brasileira, na perspectiva de que eles (as) insiram tais conteúdos no currículo escolar, conforme determina a lei 10.639/003. Todavia o oferta de um curso por parte do gestor não é a garantia de que tais conteúdos sejam inseridos no currículo escolar, uma vez que inseri-los incide sobre o universo cultural da escola e, sobretudo a subjetividade do (a) professor (a). Além dessas questões, quais são os outros problemas que impedem professores (as) nas suas práticas cotidianas em sala de aula de ensinar a história e a cultura afro-brasileira? |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-23T18:44:54Z 2024-01-23 2024-01-23T18:44:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087 CHAGAS, Waldeci Ferreira. Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 674-684. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087 |
identifier_str_mv |
CHAGAS, Waldeci Ferreira. Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 674-684. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744609991983104 |