Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHAGAS, Waldeci Ferreira.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087
Resumo: Desde 2003 as escolas públicas e particulares da educação básica estão obrigadas a inserirem no currículo escolar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos seus currículos. Essa medida apesar de se constituir um avanço político, sobretudo, no que diz respeito à compreensão do pensamento e formação da sociedade e cultura brasileira, uma vez que rompe com a tradição eurocêntrica de história e cultura, se constituiu um desafio para a maioria dos (as) professores (as) que não se sentem à vontade para discutir tal temática na sala de aula; muitos preferem ignorá-la ou alegam não estarem preparados para tal exercício ao invés de enfrentar os reais problemas que os impedem de tratar tais conteúdos. Nesta perspectiva, o nosso propósito neste trabalho é discutir as perspectivas e os desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas da rede pública municipal da cidade de Alagoa Grande – PB, visto que essa rede de ensino desde fevereiro de 2010 vem oferecendo aos seus docentes um curso de capacitação na área de história e cultura afro-brasileira, na perspectiva de que eles (as) insiram tais conteúdos no currículo escolar, conforme determina a lei 10.639/003. Todavia o oferta de um curso por parte do gestor não é a garantia de que tais conteúdos sejam inseridos no currículo escolar, uma vez que inseri-los incide sobre o universo cultural da escola e, sobretudo a subjetividade do (a) professor (a). Além dessas questões, quais são os outros problemas que impedem professores (as) nas suas práticas cotidianas em sala de aula de ensinar a história e a cultura afro-brasileira?
id UFCG_cd09a1f31e5c9ce309da34e156d03bb6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34087
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.Perspectives and challenges in implementing Afro-Brazilian history and culture content in the school curriculum.Currículo escolar - cultura afro-brasileiraCultura afro-brasileiraLei 10.639 de 2003Conteúdos de cultura afro-brasileiraHistória e cultura afro-brasileiraEnsino de históriaEnsino de cultura afro-brasileiraSchool curriculum - Afro-Brazilian cultureAfro-Brazilian cultureLaw 10,639 of 2003Afro-Brazilian culture contentAfro-Brazilian history and cultureHistory teachingTeaching Afro-Brazilian cultureHistória.Desde 2003 as escolas públicas e particulares da educação básica estão obrigadas a inserirem no currículo escolar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos seus currículos. Essa medida apesar de se constituir um avanço político, sobretudo, no que diz respeito à compreensão do pensamento e formação da sociedade e cultura brasileira, uma vez que rompe com a tradição eurocêntrica de história e cultura, se constituiu um desafio para a maioria dos (as) professores (as) que não se sentem à vontade para discutir tal temática na sala de aula; muitos preferem ignorá-la ou alegam não estarem preparados para tal exercício ao invés de enfrentar os reais problemas que os impedem de tratar tais conteúdos. Nesta perspectiva, o nosso propósito neste trabalho é discutir as perspectivas e os desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas da rede pública municipal da cidade de Alagoa Grande – PB, visto que essa rede de ensino desde fevereiro de 2010 vem oferecendo aos seus docentes um curso de capacitação na área de história e cultura afro-brasileira, na perspectiva de que eles (as) insiram tais conteúdos no currículo escolar, conforme determina a lei 10.639/003. Todavia o oferta de um curso por parte do gestor não é a garantia de que tais conteúdos sejam inseridos no currículo escolar, uma vez que inseri-los incide sobre o universo cultural da escola e, sobretudo a subjetividade do (a) professor (a). Além dessas questões, quais são os outros problemas que impedem professores (as) nas suas práticas cotidianas em sala de aula de ensinar a história e a cultura afro-brasileira?Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-23T18:44:54Z2024-01-232024-01-23T18:44:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087CHAGAS, Waldeci Ferreira. Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 674-684. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087porCHAGAS, Waldeci Ferreira.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-23T18:45:26Zoai:localhost:riufcg/34087Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-23T18:45:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.
Perspectives and challenges in implementing Afro-Brazilian history and culture content in the school curriculum.
title Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.
spellingShingle Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.
CHAGAS, Waldeci Ferreira.
Currículo escolar - cultura afro-brasileira
Cultura afro-brasileira
Lei 10.639 de 2003
Conteúdos de cultura afro-brasileira
História e cultura afro-brasileira
Ensino de história
Ensino de cultura afro-brasileira
School curriculum - Afro-Brazilian culture
Afro-Brazilian culture
Law 10,639 of 2003
Afro-Brazilian culture content
Afro-Brazilian history and culture
History teaching
Teaching Afro-Brazilian culture
História.
title_short Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.
title_full Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.
title_fullStr Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.
title_full_unstemmed Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.
title_sort Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.
author CHAGAS, Waldeci Ferreira.
author_facet CHAGAS, Waldeci Ferreira.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CHAGAS, Waldeci Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo escolar - cultura afro-brasileira
Cultura afro-brasileira
Lei 10.639 de 2003
Conteúdos de cultura afro-brasileira
História e cultura afro-brasileira
Ensino de história
Ensino de cultura afro-brasileira
School curriculum - Afro-Brazilian culture
Afro-Brazilian culture
Law 10,639 of 2003
Afro-Brazilian culture content
Afro-Brazilian history and culture
History teaching
Teaching Afro-Brazilian culture
História.
topic Currículo escolar - cultura afro-brasileira
Cultura afro-brasileira
Lei 10.639 de 2003
Conteúdos de cultura afro-brasileira
História e cultura afro-brasileira
Ensino de história
Ensino de cultura afro-brasileira
School curriculum - Afro-Brazilian culture
Afro-Brazilian culture
Law 10,639 of 2003
Afro-Brazilian culture content
Afro-Brazilian history and culture
History teaching
Teaching Afro-Brazilian culture
História.
description Desde 2003 as escolas públicas e particulares da educação básica estão obrigadas a inserirem no currículo escolar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos seus currículos. Essa medida apesar de se constituir um avanço político, sobretudo, no que diz respeito à compreensão do pensamento e formação da sociedade e cultura brasileira, uma vez que rompe com a tradição eurocêntrica de história e cultura, se constituiu um desafio para a maioria dos (as) professores (as) que não se sentem à vontade para discutir tal temática na sala de aula; muitos preferem ignorá-la ou alegam não estarem preparados para tal exercício ao invés de enfrentar os reais problemas que os impedem de tratar tais conteúdos. Nesta perspectiva, o nosso propósito neste trabalho é discutir as perspectivas e os desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas da rede pública municipal da cidade de Alagoa Grande – PB, visto que essa rede de ensino desde fevereiro de 2010 vem oferecendo aos seus docentes um curso de capacitação na área de história e cultura afro-brasileira, na perspectiva de que eles (as) insiram tais conteúdos no currículo escolar, conforme determina a lei 10.639/003. Todavia o oferta de um curso por parte do gestor não é a garantia de que tais conteúdos sejam inseridos no currículo escolar, uma vez que inseri-los incide sobre o universo cultural da escola e, sobretudo a subjetividade do (a) professor (a). Além dessas questões, quais são os outros problemas que impedem professores (as) nas suas práticas cotidianas em sala de aula de ensinar a história e a cultura afro-brasileira?
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-23T18:44:54Z
2024-01-23
2024-01-23T18:44:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087
CHAGAS, Waldeci Ferreira. Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 674-684. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087
identifier_str_mv CHAGAS, Waldeci Ferreira. Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 674-684. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744609991983104