O sujeito feminino e suas identidades:uma análise discursiva do padrão estético feminino heterogêneo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Diana Barbosa.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28650
Resumo: A sociedade é marcada historicamente pela constituição de diversos paradigmas que condicionam o comportamento e o modo de vida das pessoas. Assim, no momento em que voltamo-nos para as questões que envolvem a beleza, percebemos que a preocupação com o que é o belo e com a forma de se chegar a esse estatuto é eminente. O corpo e a estética aceitos socialmente, em geral, pautam-se na jovialidade e na magreza, atrelados à noção do ser saudável. Dessa forma, percebemos que, no centro da modernidade líquida na qual hoje situamo-nos, não é mais o corpo que está a serviço do sujeito, mas sim o sujeito que está à mercê do corpo. Neste preâmbulo, à luz da Análise do Discurso de linha francesa, a seguinte questão norteou nossa pesquisa: qual(is) o(s) discurso(s) que predomina(m) recorrentemente dentro do universo midiático sobre a relação das mulheres com o padrão de beleza imposto pela sociedade? À guisa dessa problemática, o nosso objetivo geral foi investigar os discursos sobre as mulheres diante do padrão de beleza imposto socialmente. E, especificamente, buscamos averiguar qual o discurso da grande mídia, no que se refere aos valores estéticos da mulher; evidenciar a identidade discursiva da mulher brasileira mediante o padrão de beleza imposto socialmente; demonstrar, através de análise, os efeitos de sentido que a imposição de um modelo de beleza traz para a identidade feminina. Nosso corpus constituíu-se de oito editoriais de revistas femininas, os quais são: os editoriais da revista Boa forma (ed. 268, ano 24, Nº 7, julho de 2009), Claudia (Nº 11, ano 53, novembro de 2013), Dieta já (Nº 109, março de 2009), Molde&cia Especial Valorize (vol. 1, janeiro de 2017), Nova (ed. 396, ano 34, Nº 9, setembro de 2006), Saúde (Nº 309, março de 2009), Women's health (ed. 57, julho de 2013) e 7 dias com você (Nº 365, junho de 2010). O estudo desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa documental, de viés explicativo interpretativo. Alicerçamo-nos nos estudos da Análise do Discurso de linha francesa, principalmente, a partir das reflexões de Orlandi (1998), Cazarin (2007), Dantas (2007), Grigoletto (2006), dentre outros, bem como tomamos como base teórica as reflexões sociológicas de estudiosos como Bauman (2005) e Giddens (2002), além das contribuições psicanalíticas de Novaes (2010) e Novaes (2013). A partir da pesquisa desenvolvida, vimos, de um lado, como se constitui a predominância de um discurso de normatização da beleza e, do outro, de que forma se configurou um discurso que abre espaço para se pensar na heterogeneidade de corpos.
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Assim, no momento em que voltamo-nos para as questões que envolvem a beleza, percebemos que a preocupação com o que é o belo e com a forma de se chegar a esse estatuto é eminente. O corpo e a estética aceitos socialmente, em geral, pautam-se na jovialidade e na magreza, atrelados à noção do ser saudável. Dessa forma, percebemos que, no centro da modernidade líquida na qual hoje situamo-nos, não é mais o corpo que está a serviço do sujeito, mas sim o sujeito que está à mercê do corpo. Neste preâmbulo, à luz da Análise do Discurso de linha francesa, a seguinte questão norteou nossa pesquisa: qual(is) o(s) discurso(s) que predomina(m) recorrentemente dentro do universo midiático sobre a relação das mulheres com o padrão de beleza imposto pela sociedade? À guisa dessa problemática, o nosso objetivo geral foi investigar os discursos sobre as mulheres diante do padrão de beleza imposto socialmente. E, especificamente, buscamos averiguar qual o discurso da grande mídia, no que se refere aos valores estéticos da mulher; evidenciar a identidade discursiva da mulher brasileira mediante o padrão de beleza imposto socialmente; demonstrar, através de análise, os efeitos de sentido que a imposição de um modelo de beleza traz para a identidade feminina. Nosso corpus constituíu-se de oito editoriais de revistas femininas, os quais são: os editoriais da revista Boa forma (ed. 268, ano 24, Nº 7, julho de 2009), Claudia (Nº 11, ano 53, novembro de 2013), Dieta já (Nº 109, março de 2009), Molde&cia Especial Valorize (vol. 1, janeiro de 2017), Nova (ed. 396, ano 34, Nº 9, setembro de 2006), Saúde (Nº 309, março de 2009), Women's health (ed. 57, julho de 2013) e 7 dias com você (Nº 365, junho de 2010). O estudo desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa documental, de viés explicativo interpretativo. Alicerçamo-nos nos estudos da Análise do Discurso de linha francesa, principalmente, a partir das reflexões de Orlandi (1998), Cazarin (2007), Dantas (2007), Grigoletto (2006), dentre outros, bem como tomamos como base teórica as reflexões sociológicas de estudiosos como Bauman (2005) e Giddens (2002), além das contribuições psicanalíticas de Novaes (2010) e Novaes (2013). A partir da pesquisa desenvolvida, vimos, de um lado, como se constitui a predominância de um discurso de normatização da beleza e, do outro, de que forma se configurou um discurso que abre espaço para se pensar na heterogeneidade de corpos.Society has been historically marked by the establishment of several paradigms which influence the behavior and the way of living of people. Thus, in the moment we turned to the issue of beauty we realized that the concern regarding beauty and the terms to accomplish that status are eminent. Socially, the acceptance of the body and the aesthetic are generally ruled by joviality and thinness related to the concept of being health. Hence, we perceived that in the center of the liquid modernity, which we are situated today, it is no longer the body that serves the subject, rather the subject is subservient to the body. In this way, in the light of the Discourse Analysis of the French line, this research is guided by the following question: which is/are the recurrent discourse/discourses in the media universe concerning the women relations toward the standard beauty that society has imposed? Based on this issue, the main objective of this study consists of investigating the discourses related to women toward the standard beauty imposed by the society. To do so, we attempted to verify which is the discourse of the mainstream media adressing the women aesthetic values; To highlight the discursive identity of the standard beauty upon the standard beauty socially imposed; To demonstrate the effects of purpose the imposition of a standard beauty causes to the female identity. Our object of analysis is constituted of eight editorial magazines, which are: the editorial magazines of Boa forma ( 268th ed. 24th year, Nº 7, july of 2009), Claudia (Nº 11, 53rd year, November of 2013), Dieta já (Nº 109, March of 2009), Molde&cia Especial Valorize (vol. 11. January of 2017), Nova (396th ed. 34th year, Nº 9, September of 2006), Saúde (Nº 309, March of 2009), Women's health ( 57th ed. July of 2013) and 7 dias com você (Nº 365, June of 2010). This study is considered qualitative, and it is characterized as documentary, interpretative and explanatory methodology. We based our assumptions in the Discourse Analysis of the French line studies, mainly, in the studies of Orlandi (1998), Cazarin (2007), Dantas (2007), Grigoletto (2006), among others, based also in the sociology reflections of some scholars, such as, Bauman (2005) and Griddens (2002), moreover the psicanalitic contributions of Novaes (2010) and Novaes (2013). From this study that was carried out, we noticed that one side predominantly constitutes the discourse of the standarlization of beauty. In the other hand, the shape that was caracterized in the discourse also leads a space to consider the heterogeneity of the bodies..Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDANTAS, Aloísio de Medeiros.DANTAS, A. M.http://lattes.cnpq.br/1108640517726697XAVIER, Manassés Morais.XAVIER, M. M.http://lattes.cnpq.br/7230669265797896FREITAS, Diana Barbosa.2017-09-052023-01-05T13:26:59Z2023-01-052023-01-05T13:26:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28650FREITAS, Diana Barbosa de. O sujeito feminino e suas identidades:uma análise discursiva do padrão estético feminino heterogêneo. 2017. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28650porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-05T13:28:08Zoai:localhost:riufcg/28650Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-05T13:28:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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