Leitura e escrita no cotidiano escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Adalgizia Maria de Lima.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13002
Resumo: O referido trabalho teve a intenção de contextualizar em linhas gerais seus objetivos, os pressupostos teóricos que a fundamentam suas metodologias e, ainda as possibilidades de uso e interpretação dos seus resultados que tem como tema. LEITURA E ESCRITA NO COTIDIANO ESCOLAR. Desenvolvido a traves do estudo acadêmico na disciplina pratica de ensino. Este estudo objetivou uma importância, esperada enriquecer no processo ensino aprendizagem já realizado pelos professores no cotidiano da sala de aula colaborando na elaboração de um diagnostico mais preciso, que favoreça a aprendizagem de cada criança desta forma, os dados coletados e as informações produzidas permitiram: a revisão dos planejamentos e o estabelecimento de metas, a escolha dos componentes curriculares que deveriam ser mais enfatizado, e a inda, a adequação das estrategias de ensino de acordo com as necessidades dos alunos, assim como a adoção de medidas politicas pertinentes a realidade da escola. Espero com este trabalho contribuir para melhoria de reflexão sobre leitura e escrita dentro das diferentes realidades escolares e a construção de uma cultura desenvolvida visando a melhoria da qualidade educacional. Por tanto espera oportunidades das secretarias de educação, as escolas e os professores alfabetizadores um instrumento de ensino aprendizagem que, somado aos já utilizados, permita uma compreensão mais ampla do processo ensino aprendizagem acerca dos avanços e limitações implicadas neste processo do ensino. Para, alem disso, espera-se permitir o aperfeiçoamento e a organização das praticas pedagógicas e das politicas voltada para alfabetização e o letramento, contribuindo para que se atinjam os níveis desejados de qualidades do ensino em nosso pais.
id UFCG_cd869a33706e0d00afd93823b98c3183
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13002
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Leitura e escrita no cotidiano escolar.Reading and writing in everyday school life.Leitura e escrita - ensinoAlfabetizaçãoEnsino-aprendizagem de leituraPrática de ensinoReading and writing - teachingLiteracyReading teaching-learningTeaching practiceO referido trabalho teve a intenção de contextualizar em linhas gerais seus objetivos, os pressupostos teóricos que a fundamentam suas metodologias e, ainda as possibilidades de uso e interpretação dos seus resultados que tem como tema. LEITURA E ESCRITA NO COTIDIANO ESCOLAR. Desenvolvido a traves do estudo acadêmico na disciplina pratica de ensino. Este estudo objetivou uma importância, esperada enriquecer no processo ensino aprendizagem já realizado pelos professores no cotidiano da sala de aula colaborando na elaboração de um diagnostico mais preciso, que favoreça a aprendizagem de cada criança desta forma, os dados coletados e as informações produzidas permitiram: a revisão dos planejamentos e o estabelecimento de metas, a escolha dos componentes curriculares que deveriam ser mais enfatizado, e a inda, a adequação das estrategias de ensino de acordo com as necessidades dos alunos, assim como a adoção de medidas politicas pertinentes a realidade da escola. Espero com este trabalho contribuir para melhoria de reflexão sobre leitura e escrita dentro das diferentes realidades escolares e a construção de uma cultura desenvolvida visando a melhoria da qualidade educacional. Por tanto espera oportunidades das secretarias de educação, as escolas e os professores alfabetizadores um instrumento de ensino aprendizagem que, somado aos já utilizados, permita uma compreensão mais ampla do processo ensino aprendizagem acerca dos avanços e limitações implicadas neste processo do ensino. Para, alem disso, espera-se permitir o aperfeiçoamento e a organização das praticas pedagógicas e das politicas voltada para alfabetização e o letramento, contribuindo para que se atinjam os níveis desejados de qualidades do ensino em nosso pais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SILVA, Adalgizia Maria de Lima.20092020-06-26T11:27:55Z2020-06-262020-06-26T11:27:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13002SILVA, Adalgizia Maria de Lima. Leitura e escrita no cotidiano escolar. 2009. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T17:53:46Zoai:localhost:riufcg/13002Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T17:53:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita no cotidiano escolar.
Reading and writing in everyday school life.
title Leitura e escrita no cotidiano escolar.
spellingShingle Leitura e escrita no cotidiano escolar.
SILVA, Adalgizia Maria de Lima.
Leitura e escrita - ensino
Alfabetização
Ensino-aprendizagem de leitura
Prática de ensino
Reading and writing - teaching
Literacy
Reading teaching-learning
Teaching practice
title_short Leitura e escrita no cotidiano escolar.
title_full Leitura e escrita no cotidiano escolar.
title_fullStr Leitura e escrita no cotidiano escolar.
title_full_unstemmed Leitura e escrita no cotidiano escolar.
title_sort Leitura e escrita no cotidiano escolar.
author SILVA, Adalgizia Maria de Lima.
author_facet SILVA, Adalgizia Maria de Lima.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Adalgizia Maria de Lima.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita - ensino
Alfabetização
Ensino-aprendizagem de leitura
Prática de ensino
Reading and writing - teaching
Literacy
Reading teaching-learning
Teaching practice
topic Leitura e escrita - ensino
Alfabetização
Ensino-aprendizagem de leitura
Prática de ensino
Reading and writing - teaching
Literacy
Reading teaching-learning
Teaching practice
description O referido trabalho teve a intenção de contextualizar em linhas gerais seus objetivos, os pressupostos teóricos que a fundamentam suas metodologias e, ainda as possibilidades de uso e interpretação dos seus resultados que tem como tema. LEITURA E ESCRITA NO COTIDIANO ESCOLAR. Desenvolvido a traves do estudo acadêmico na disciplina pratica de ensino. Este estudo objetivou uma importância, esperada enriquecer no processo ensino aprendizagem já realizado pelos professores no cotidiano da sala de aula colaborando na elaboração de um diagnostico mais preciso, que favoreça a aprendizagem de cada criança desta forma, os dados coletados e as informações produzidas permitiram: a revisão dos planejamentos e o estabelecimento de metas, a escolha dos componentes curriculares que deveriam ser mais enfatizado, e a inda, a adequação das estrategias de ensino de acordo com as necessidades dos alunos, assim como a adoção de medidas politicas pertinentes a realidade da escola. Espero com este trabalho contribuir para melhoria de reflexão sobre leitura e escrita dentro das diferentes realidades escolares e a construção de uma cultura desenvolvida visando a melhoria da qualidade educacional. Por tanto espera oportunidades das secretarias de educação, as escolas e os professores alfabetizadores um instrumento de ensino aprendizagem que, somado aos já utilizados, permita uma compreensão mais ampla do processo ensino aprendizagem acerca dos avanços e limitações implicadas neste processo do ensino. Para, alem disso, espera-se permitir o aperfeiçoamento e a organização das praticas pedagógicas e das politicas voltada para alfabetização e o letramento, contribuindo para que se atinjam os níveis desejados de qualidades do ensino em nosso pais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-06-26T11:27:55Z
2020-06-26
2020-06-26T11:27:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13002
SILVA, Adalgizia Maria de Lima. Leitura e escrita no cotidiano escolar. 2009. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13002
identifier_str_mv SILVA, Adalgizia Maria de Lima. Leitura e escrita no cotidiano escolar. 2009. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445147447296