Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: LEÃO, Dionéia Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12839
Resumo: A finalidade deste artigo é apresentar um recorte discursivo sobre os resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de 1ª série do ensino fundamental. Desenvolvemos atividades didáticas e culturais que viessem permitir a troca de experiência, conhecimentos e saberes, com o propósito de possibilitar a interação entre crianças que vivem em uma realidade de violência e exclusão dos bens materiais e simbólicos. À medida que as ações foram acontecendo, observamos graduais mudanças na configuração afetiva na sala de aula, provocando alterações e novos modos de relação das crianças com os conhecimentos a elas disponibilizados. Verificamos que o conhecimento mobilizava as crianças, revelando os laços de afetividade que iam sendo produzidos nas relações de aprendizagem. Ao compreender-se aprendendo e se apropriando, as crianças modificaram seus comportamentos e atitudes em relação a si mesmas, à professora, aos conhecimentos trabalhados e à escola.
id UFPA_65abb8918805ad7f4f81b99267063cce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/12839
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2020-11-17T14:19:22Z2020-11-17T14:19:22Z2014-01FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; LEÃO, Dionéia Sanches. Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 225-248, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2737. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12839. Acesso em:.1982-5374http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1283910.18542/rmi.v8i10.2737A finalidade deste artigo é apresentar um recorte discursivo sobre os resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de 1ª série do ensino fundamental. Desenvolvemos atividades didáticas e culturais que viessem permitir a troca de experiência, conhecimentos e saberes, com o propósito de possibilitar a interação entre crianças que vivem em uma realidade de violência e exclusão dos bens materiais e simbólicos. À medida que as ações foram acontecendo, observamos graduais mudanças na configuração afetiva na sala de aula, provocando alterações e novos modos de relação das crianças com os conhecimentos a elas disponibilizados. Verificamos que o conhecimento mobilizava as crianças, revelando os laços de afetividade que iam sendo produzidos nas relações de aprendizagem. Ao compreender-se aprendendo e se apropriando, as crianças modificaram seus comportamentos e atitudes em relação a si mesmas, à professora, aos conhecimentos trabalhados e à escola.This articles intends to present a discursive view about the results of a research made with a first grade group of elementary school. Didactical and Cultural activities were developed in order to permit the exchange of experience, knowledge and wisdoms and enable interaction between the children who live in a reality of violence and exclusion of symbolic and corporeal property. According actions were happening, gradual changes were observed in the affective configuration in the classroom, provoking alterations and new ways of relationship of the children towards knowledge provided to them. It was observed that knowledge motivated children, making them see the links of affectionateness that are being produced in the relationships of learning. Getting aware of the learning, absorbing knowledge were actions that modified behaviors and attitudes of the children towards themselves, the teacher and their knowledge worked at school.FALABELO, R. N. O. Universidade Federal do ParáporUniversidade Federal do ParáUFPABrasilMargensAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2737reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPALeituraEscritaEnsino-aprendizagemAfetividadeReadingWritingTeaching-LearningAffectionatenessLeitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article810225http://lattes.cnpq.br/0245521381922053http://lattes.cnpq.br/6502170516908376FALABELO, Raimundo Nonato de OliveiraLEÃO, Dionéia Sanches248ORIGINALArtigo_LeituraEscritaExperiencias.pdfArtigo_LeituraEscritaExperiencias.pdfapplication/pdf643553https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12839/4/Artigo_LeituraEscritaExperiencias.pdff741830cb2aaaf25a6033e67362effe5MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12839/3/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12839/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD552011/128392023-08-31 10:41:56.411oai:repositorio.ufpa.br:2011/12839Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-08-31T13:41:56Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
title Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
spellingShingle Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
Leitura
Escrita
Ensino-aprendizagem
Afetividade
Reading
Writing
Teaching-Learning
Affectionateness
title_short Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
title_full Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
title_fullStr Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
title_full_unstemmed Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
title_sort Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
author FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
author_facet FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
LEÃO, Dionéia Sanches
author_role author
author2 LEÃO, Dionéia Sanches
author2_role author
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0245521381922053
http://lattes.cnpq.br/6502170516908376
dc.contributor.author.fl_str_mv FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
LEÃO, Dionéia Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Ensino-aprendizagem
Afetividade
topic Leitura
Escrita
Ensino-aprendizagem
Afetividade
Reading
Writing
Teaching-Learning
Affectionateness
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Writing
Teaching-Learning
Affectionateness
description A finalidade deste artigo é apresentar um recorte discursivo sobre os resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de 1ª série do ensino fundamental. Desenvolvemos atividades didáticas e culturais que viessem permitir a troca de experiência, conhecimentos e saberes, com o propósito de possibilitar a interação entre crianças que vivem em uma realidade de violência e exclusão dos bens materiais e simbólicos. À medida que as ações foram acontecendo, observamos graduais mudanças na configuração afetiva na sala de aula, provocando alterações e novos modos de relação das crianças com os conhecimentos a elas disponibilizados. Verificamos que o conhecimento mobilizava as crianças, revelando os laços de afetividade que iam sendo produzidos nas relações de aprendizagem. Ao compreender-se aprendendo e se apropriando, as crianças modificaram seus comportamentos e atitudes em relação a si mesmas, à professora, aos conhecimentos trabalhados e à escola.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-17T14:19:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-17T14:19:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; LEÃO, Dionéia Sanches. Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 225-248, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2737. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12839. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12839
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5374
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.18542/rmi.v8i10.2737
identifier_str_mv FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; LEÃO, Dionéia Sanches. Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 225-248, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2737. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12839. Acesso em:.
1982-5374
10.18542/rmi.v8i10.2737
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Margens
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2737
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12839/4/Artigo_LeituraEscritaExperiencias.pdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12839/3/license.txt
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12839/5/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f741830cb2aaaf25a6033e67362effe5
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771906844590080