Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12839 |
Resumo: | A finalidade deste artigo é apresentar um recorte discursivo sobre os resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de 1ª série do ensino fundamental. Desenvolvemos atividades didáticas e culturais que viessem permitir a troca de experiência, conhecimentos e saberes, com o propósito de possibilitar a interação entre crianças que vivem em uma realidade de violência e exclusão dos bens materiais e simbólicos. À medida que as ações foram acontecendo, observamos graduais mudanças na configuração afetiva na sala de aula, provocando alterações e novos modos de relação das crianças com os conhecimentos a elas disponibilizados. Verificamos que o conhecimento mobilizava as crianças, revelando os laços de afetividade que iam sendo produzidos nas relações de aprendizagem. Ao compreender-se aprendendo e se apropriando, as crianças modificaram seus comportamentos e atitudes em relação a si mesmas, à professora, aos conhecimentos trabalhados e à escola. |
id |
UFPA_65abb8918805ad7f4f81b99267063cce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/12839 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2020-11-17T14:19:22Z2020-11-17T14:19:22Z2014-01FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; LEÃO, Dionéia Sanches. Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 225-248, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2737. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12839. Acesso em:.1982-5374http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1283910.18542/rmi.v8i10.2737A finalidade deste artigo é apresentar um recorte discursivo sobre os resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de 1ª série do ensino fundamental. Desenvolvemos atividades didáticas e culturais que viessem permitir a troca de experiência, conhecimentos e saberes, com o propósito de possibilitar a interação entre crianças que vivem em uma realidade de violência e exclusão dos bens materiais e simbólicos. À medida que as ações foram acontecendo, observamos graduais mudanças na configuração afetiva na sala de aula, provocando alterações e novos modos de relação das crianças com os conhecimentos a elas disponibilizados. Verificamos que o conhecimento mobilizava as crianças, revelando os laços de afetividade que iam sendo produzidos nas relações de aprendizagem. Ao compreender-se aprendendo e se apropriando, as crianças modificaram seus comportamentos e atitudes em relação a si mesmas, à professora, aos conhecimentos trabalhados e à escola.This articles intends to present a discursive view about the results of a research made with a first grade group of elementary school. Didactical and Cultural activities were developed in order to permit the exchange of experience, knowledge and wisdoms and enable interaction between the children who live in a reality of violence and exclusion of symbolic and corporeal property. According actions were happening, gradual changes were observed in the affective configuration in the classroom, provoking alterations and new ways of relationship of the children towards knowledge provided to them. It was observed that knowledge motivated children, making them see the links of affectionateness that are being produced in the relationships of learning. Getting aware of the learning, absorbing knowledge were actions that modified behaviors and attitudes of the children towards themselves, the teacher and their knowledge worked at school.FALABELO, R. N. O. Universidade Federal do ParáporUniversidade Federal do ParáUFPABrasilMargensAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2737reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPALeituraEscritaEnsino-aprendizagemAfetividadeReadingWritingTeaching-LearningAffectionatenessLeitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article810225http://lattes.cnpq.br/0245521381922053http://lattes.cnpq.br/6502170516908376FALABELO, Raimundo Nonato de OliveiraLEÃO, Dionéia Sanches248ORIGINALArtigo_LeituraEscritaExperiencias.pdfArtigo_LeituraEscritaExperiencias.pdfapplication/pdf643553https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12839/4/Artigo_LeituraEscritaExperiencias.pdff741830cb2aaaf25a6033e67362effe5MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12839/3/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12839/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD552011/128392023-08-31 10:41:56.411oai:repositorio.ufpa.br:2011/12839Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-08-31T13:41:56Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula |
title |
Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula |
spellingShingle |
Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira Leitura Escrita Ensino-aprendizagem Afetividade Reading Writing Teaching-Learning Affectionateness |
title_short |
Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula |
title_full |
Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula |
title_fullStr |
Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula |
title_sort |
Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula |
author |
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira |
author_facet |
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira LEÃO, Dionéia Sanches |
author_role |
author |
author2 |
LEÃO, Dionéia Sanches |
author2_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0245521381922053 http://lattes.cnpq.br/6502170516908376 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira LEÃO, Dionéia Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Ensino-aprendizagem Afetividade |
topic |
Leitura Escrita Ensino-aprendizagem Afetividade Reading Writing Teaching-Learning Affectionateness |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Writing Teaching-Learning Affectionateness |
description |
A finalidade deste artigo é apresentar um recorte discursivo sobre os resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de 1ª série do ensino fundamental. Desenvolvemos atividades didáticas e culturais que viessem permitir a troca de experiência, conhecimentos e saberes, com o propósito de possibilitar a interação entre crianças que vivem em uma realidade de violência e exclusão dos bens materiais e simbólicos. À medida que as ações foram acontecendo, observamos graduais mudanças na configuração afetiva na sala de aula, provocando alterações e novos modos de relação das crianças com os conhecimentos a elas disponibilizados. Verificamos que o conhecimento mobilizava as crianças, revelando os laços de afetividade que iam sendo produzidos nas relações de aprendizagem. Ao compreender-se aprendendo e se apropriando, as crianças modificaram seus comportamentos e atitudes em relação a si mesmas, à professora, aos conhecimentos trabalhados e à escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-17T14:19:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-17T14:19:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; LEÃO, Dionéia Sanches. Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 225-248, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2737. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12839. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12839 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-5374 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.18542/rmi.v8i10.2737 |
identifier_str_mv |
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; LEÃO, Dionéia Sanches. Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 225-248, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2737. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12839. Acesso em:. 1982-5374 10.18542/rmi.v8i10.2737 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Margens |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2737 |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12839/4/Artigo_LeituraEscritaExperiencias.pdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12839/3/license.txt https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12839/5/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f741830cb2aaaf25a6033e67362effe5 9d4d300cff78e8f375d89aab37134138 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771906844590080 |