Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8847
Resumo: Este trabalho é dividido em três capítulos. No primeiro capítulo fazemos análise do Livro Didático mostrando como os autores didáticos elencam o processo de formação de palavras pelo viés histórico da origem da língua portuguesa. No segundo capítulo apresentamos o percurso histórico da língua portuguesa, desde surgimento na Península Ibérica, com o surgimento do latim clássico até o português moderno. E, no terceiro capítulo trazemos um apanhado sobre a formação do léxico do latim vulgar até o português brasileiro. Deste modo, temos como objetivo geral analisar como o livro didático aborda o processo de formação de palavras, na perspectiva histórica da língua portuguesa no livro didático do sexto ano do ensino fundamental. Para a realização do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as discussões teóricas que já existem sobre as reflexões da origem e da evolução da história da língua portuguesa, bem como do processo de formação de palavras do léxico brasileiro, especialmente a partir da análise do um livro didático de Língua Portuguesa do sexto ano do ensino fundamental. Como aporte teórico usamos: Assis (s/d) Ilari (1999), Cereja e Cochar (2015), Othero (2003), Teyssier (2001).
id UFCG_cdb19fef9d62c2f3cda88416f22bfbbf
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8847
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica.Dialectal diversity in textbooks: a proposal for a diachronic approach.Língua portuguesa - ensinoFormação das palavrasLíngua portuguesa - históriaLivro didáticoPortuguese Language - TeachingWord FormationPortuguese Language - HistoryTextbookLetras - Língua Portuguesa.Este trabalho é dividido em três capítulos. No primeiro capítulo fazemos análise do Livro Didático mostrando como os autores didáticos elencam o processo de formação de palavras pelo viés histórico da origem da língua portuguesa. No segundo capítulo apresentamos o percurso histórico da língua portuguesa, desde surgimento na Península Ibérica, com o surgimento do latim clássico até o português moderno. E, no terceiro capítulo trazemos um apanhado sobre a formação do léxico do latim vulgar até o português brasileiro. Deste modo, temos como objetivo geral analisar como o livro didático aborda o processo de formação de palavras, na perspectiva histórica da língua portuguesa no livro didático do sexto ano do ensino fundamental. Para a realização do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as discussões teóricas que já existem sobre as reflexões da origem e da evolução da história da língua portuguesa, bem como do processo de formação de palavras do léxico brasileiro, especialmente a partir da análise do um livro didático de Língua Portuguesa do sexto ano do ensino fundamental. Como aporte teórico usamos: Assis (s/d) Ilari (1999), Cereja e Cochar (2015), Othero (2003), Teyssier (2001).This work is divided into three chapters. In the first chapter we analyze the Didactic Book showing how the didactic authors list the process of word formation by the historical perspective of the origin of the Portuguese language. In the second chapter we present the historical course of the Portuguese language, since its emergence in the Iberian Peninsula, with the emergence of classical Latin to modern Portuguese. And, in the third chapte r we bring a survey about the formation of the lexicon of Vulgar Latin to Brazilian Portuguese. In this way, we have as general objective to analyze, how the textbook addresses the process of word formation, in the historical perspective of the Portuguese language in the textbook of the sixth year of elementary school II.For the accomplishment of the work, a qualitative bibliographical research was carried out, based on the theoretical discussions that already exist, on the reflections of the origin and the evolution of the history of the Portuguese language, as well as the process of word formation of the Brazilian lexicon, with the intention of deepening the theme in question.While, theoretical contribution we use: Assis (s / d) Ilari (1999), Cherry and Co char (2015), Othero (2003), Teyssier (2001).With the analysis of the didactic book it was concluded that the study of the formation of the Portuguese lexicon in the school is still very deficient, in other words, the didactic authors Cereja and Cochar brin g in a very succinct way the historical aspects of the Portuguese Language.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, A. I.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588SILVA, Jorgevaldo de Souza.SOUSA, José Wanderley Alves de.ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de.2018-03-082019-11-05T10:16:05Z2019-11-052019-11-05T10:16:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8847ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de. Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T13:19:02Zoai:localhost:riufcg/8847Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T13:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica.
Dialectal diversity in textbooks: a proposal for a diachronic approach.
title Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica.
spellingShingle Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica.
ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de.
Língua portuguesa - ensino
Formação das palavras
Língua portuguesa - história
Livro didático
Portuguese Language - Teaching
Word Formation
Portuguese Language - History
Textbook
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica.
title_full Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica.
title_fullStr Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica.
title_full_unstemmed Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica.
title_sort Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica.
author ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de.
author_facet ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Abdoral Inácio da.
SILVA, A. I.
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588
SILVA, Jorgevaldo de Souza.
SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - ensino
Formação das palavras
Língua portuguesa - história
Livro didático
Portuguese Language - Teaching
Word Formation
Portuguese Language - History
Textbook
Letras - Língua Portuguesa.
topic Língua portuguesa - ensino
Formação das palavras
Língua portuguesa - história
Livro didático
Portuguese Language - Teaching
Word Formation
Portuguese Language - History
Textbook
Letras - Língua Portuguesa.
description Este trabalho é dividido em três capítulos. No primeiro capítulo fazemos análise do Livro Didático mostrando como os autores didáticos elencam o processo de formação de palavras pelo viés histórico da origem da língua portuguesa. No segundo capítulo apresentamos o percurso histórico da língua portuguesa, desde surgimento na Península Ibérica, com o surgimento do latim clássico até o português moderno. E, no terceiro capítulo trazemos um apanhado sobre a formação do léxico do latim vulgar até o português brasileiro. Deste modo, temos como objetivo geral analisar como o livro didático aborda o processo de formação de palavras, na perspectiva histórica da língua portuguesa no livro didático do sexto ano do ensino fundamental. Para a realização do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as discussões teóricas que já existem sobre as reflexões da origem e da evolução da história da língua portuguesa, bem como do processo de formação de palavras do léxico brasileiro, especialmente a partir da análise do um livro didático de Língua Portuguesa do sexto ano do ensino fundamental. Como aporte teórico usamos: Assis (s/d) Ilari (1999), Cereja e Cochar (2015), Othero (2003), Teyssier (2001).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-08
2019-11-05T10:16:05Z
2019-11-05
2019-11-05T10:16:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8847
ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de. Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8847
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de. Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744410471038976