Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8847 |
Resumo: | Este trabalho é dividido em três capítulos. No primeiro capítulo fazemos análise do Livro Didático mostrando como os autores didáticos elencam o processo de formação de palavras pelo viés histórico da origem da língua portuguesa. No segundo capítulo apresentamos o percurso histórico da língua portuguesa, desde surgimento na Península Ibérica, com o surgimento do latim clássico até o português moderno. E, no terceiro capítulo trazemos um apanhado sobre a formação do léxico do latim vulgar até o português brasileiro. Deste modo, temos como objetivo geral analisar como o livro didático aborda o processo de formação de palavras, na perspectiva histórica da língua portuguesa no livro didático do sexto ano do ensino fundamental. Para a realização do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as discussões teóricas que já existem sobre as reflexões da origem e da evolução da história da língua portuguesa, bem como do processo de formação de palavras do léxico brasileiro, especialmente a partir da análise do um livro didático de Língua Portuguesa do sexto ano do ensino fundamental. Como aporte teórico usamos: Assis (s/d) Ilari (1999), Cereja e Cochar (2015), Othero (2003), Teyssier (2001). |
id |
UFCG_cdb19fef9d62c2f3cda88416f22bfbbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8847 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica.Dialectal diversity in textbooks: a proposal for a diachronic approach.Língua portuguesa - ensinoFormação das palavrasLíngua portuguesa - históriaLivro didáticoPortuguese Language - TeachingWord FormationPortuguese Language - HistoryTextbookLetras - Língua Portuguesa.Este trabalho é dividido em três capítulos. No primeiro capítulo fazemos análise do Livro Didático mostrando como os autores didáticos elencam o processo de formação de palavras pelo viés histórico da origem da língua portuguesa. No segundo capítulo apresentamos o percurso histórico da língua portuguesa, desde surgimento na Península Ibérica, com o surgimento do latim clássico até o português moderno. E, no terceiro capítulo trazemos um apanhado sobre a formação do léxico do latim vulgar até o português brasileiro. Deste modo, temos como objetivo geral analisar como o livro didático aborda o processo de formação de palavras, na perspectiva histórica da língua portuguesa no livro didático do sexto ano do ensino fundamental. Para a realização do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as discussões teóricas que já existem sobre as reflexões da origem e da evolução da história da língua portuguesa, bem como do processo de formação de palavras do léxico brasileiro, especialmente a partir da análise do um livro didático de Língua Portuguesa do sexto ano do ensino fundamental. Como aporte teórico usamos: Assis (s/d) Ilari (1999), Cereja e Cochar (2015), Othero (2003), Teyssier (2001).This work is divided into three chapters. In the first chapter we analyze the Didactic Book showing how the didactic authors list the process of word formation by the historical perspective of the origin of the Portuguese language. In the second chapter we present the historical course of the Portuguese language, since its emergence in the Iberian Peninsula, with the emergence of classical Latin to modern Portuguese. And, in the third chapte r we bring a survey about the formation of the lexicon of Vulgar Latin to Brazilian Portuguese. In this way, we have as general objective to analyze, how the textbook addresses the process of word formation, in the historical perspective of the Portuguese language in the textbook of the sixth year of elementary school II.For the accomplishment of the work, a qualitative bibliographical research was carried out, based on the theoretical discussions that already exist, on the reflections of the origin and the evolution of the history of the Portuguese language, as well as the process of word formation of the Brazilian lexicon, with the intention of deepening the theme in question.While, theoretical contribution we use: Assis (s / d) Ilari (1999), Cherry and Co char (2015), Othero (2003), Teyssier (2001).With the analysis of the didactic book it was concluded that the study of the formation of the Portuguese lexicon in the school is still very deficient, in other words, the didactic authors Cereja and Cochar brin g in a very succinct way the historical aspects of the Portuguese Language.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, A. I.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588SILVA, Jorgevaldo de Souza.SOUSA, José Wanderley Alves de.ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de.2018-03-082019-11-05T10:16:05Z2019-11-052019-11-05T10:16:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8847ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de. Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T13:19:02Zoai:localhost:riufcg/8847Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T13:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. Dialectal diversity in textbooks: a proposal for a diachronic approach. |
title |
Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. |
spellingShingle |
Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de. Língua portuguesa - ensino Formação das palavras Língua portuguesa - história Livro didático Portuguese Language - Teaching Word Formation Portuguese Language - History Textbook Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. |
title_full |
Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. |
title_fullStr |
Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. |
title_full_unstemmed |
Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. |
title_sort |
Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. |
author |
ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de. |
author_facet |
ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Abdoral Inácio da. SILVA, A. I. http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 SILVA, Jorgevaldo de Souza. SOUSA, José Wanderley Alves de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - ensino Formação das palavras Língua portuguesa - história Livro didático Portuguese Language - Teaching Word Formation Portuguese Language - History Textbook Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Língua portuguesa - ensino Formação das palavras Língua portuguesa - história Livro didático Portuguese Language - Teaching Word Formation Portuguese Language - History Textbook Letras - Língua Portuguesa. |
description |
Este trabalho é dividido em três capítulos. No primeiro capítulo fazemos análise do Livro Didático mostrando como os autores didáticos elencam o processo de formação de palavras pelo viés histórico da origem da língua portuguesa. No segundo capítulo apresentamos o percurso histórico da língua portuguesa, desde surgimento na Península Ibérica, com o surgimento do latim clássico até o português moderno. E, no terceiro capítulo trazemos um apanhado sobre a formação do léxico do latim vulgar até o português brasileiro. Deste modo, temos como objetivo geral analisar como o livro didático aborda o processo de formação de palavras, na perspectiva histórica da língua portuguesa no livro didático do sexto ano do ensino fundamental. Para a realização do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as discussões teóricas que já existem sobre as reflexões da origem e da evolução da história da língua portuguesa, bem como do processo de formação de palavras do léxico brasileiro, especialmente a partir da análise do um livro didático de Língua Portuguesa do sexto ano do ensino fundamental. Como aporte teórico usamos: Assis (s/d) Ilari (1999), Cereja e Cochar (2015), Othero (2003), Teyssier (2001). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-08 2019-11-05T10:16:05Z 2019-11-05 2019-11-05T10:16:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8847 ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de. Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8847 |
identifier_str_mv |
ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de. Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744410471038976 |