O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20930 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II sobre a ortográfica. Para isso traçamos como objetivo geral evidenciar sobre a necessidade de uma abordagem contextualizada sobre o ensino de ortografia, a partir da evolução histórica da língua e especificamente objetivamos estudar a evolução da língua portuguesa a partir do latim, compreender como aconteceu o processo evolutivo da ortografia da língua portuguesa, depois da chegada dos romanos à Península Ibérica e propor possibilidades de contextualização numa perspectiva teórica. Empreendemos em conhecimentos sobre a evolução e o contexto histórico em que ocorreu e como aconteceu a mudança do Latim para o galegoportuguês e, mais tarde: Língua Portuguesa. Visto que, dentre os mais importantes meios interacionais, atualmente, no mundo, está à língua, porque sem ela não há comunicação plausível entre os povos. Esta pesquisa caracterizase bibliográfica, descritiva de análise qualitativa. Para a realização da pesquisa fundamentamonos em Assis (2011), Carvalho e Nascimento (1981) entre outros. Diante da análise do livro didático constatamos que há a necessidade de contextualizar o ensino de ortografia considerando o processo histórico da língua portuguesa para uma aprendizagem mais efetiva. |
id |
UFCG_4d4196c578cd8769e9a1fda536573536 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/20930 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II.The study of spelling in a historical perspective: approaches in the Portuguese language textbook of the 6th year of Elementary School II.Língua latinaLíngua portuguesaOrtografiaLivro didáticoLatin languagePortuguese languageOrthographyTextbookLetras - Língua Portuguesa.Esta pesquisa tem como objetivo analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II sobre a ortográfica. Para isso traçamos como objetivo geral evidenciar sobre a necessidade de uma abordagem contextualizada sobre o ensino de ortografia, a partir da evolução histórica da língua e especificamente objetivamos estudar a evolução da língua portuguesa a partir do latim, compreender como aconteceu o processo evolutivo da ortografia da língua portuguesa, depois da chegada dos romanos à Península Ibérica e propor possibilidades de contextualização numa perspectiva teórica. Empreendemos em conhecimentos sobre a evolução e o contexto histórico em que ocorreu e como aconteceu a mudança do Latim para o galegoportuguês e, mais tarde: Língua Portuguesa. Visto que, dentre os mais importantes meios interacionais, atualmente, no mundo, está à língua, porque sem ela não há comunicação plausível entre os povos. Esta pesquisa caracterizase bibliográfica, descritiva de análise qualitativa. Para a realização da pesquisa fundamentamonos em Assis (2011), Carvalho e Nascimento (1981) entre outros. Diante da análise do livro didático constatamos que há a necessidade de contextualizar o ensino de ortografia considerando o processo histórico da língua portuguesa para uma aprendizagem mais efetiva.This research aims to analyze the textbook Portuguese Languages, by authors Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, from the 6th grade of elementary school II on orthography. For this we have as general objective to analyze the necessity of a contextualized approach to the teaching of spelling, from the historical evolution of the language and as specific objectives to study the evolution of the Portuguese language from Latin, to understand how the evolutionary process of spelling happened. Portuguese, after the arrival of the Romans to the Iberian Peninsula and to propose possibilities of contextualization on the subject in the classroom. We deepened our knowledge of the evolution and historical context in which it occurred and how the change from Latin to GalicianPortuguese and, later, to Portuguese. Whereas among the most important interactional means in the world today is language, because without it there is no plausible communication between peoples. Consequently, according to our reflections, with the object analyzed we have been able to significantly expand the learning of spelling. It is classified as a bibliographical, descriptive research of qualitative analysis. For the accomplishment of the research we based in Assis (2011), Carvalho and Nascimento (1981) among others. Given the analysis of the textbook we found that there is a need to contextualize the teaching of spelling considering the historical process of the Portuguese language for a more effective learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, A. I.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SOUSA, José Wanderley Alves de.OLIVEIRA, Fabiola Rolim de.2019-12-112021-08-31T13:42:13Z2021-08-312021-08-31T13:42:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20930OLIVEIRA, Fabíola Rolim de. O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-22T11:52:18Zoai:localhost:riufcg/20930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-22T11:52:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. The study of spelling in a historical perspective: approaches in the Portuguese language textbook of the 6th year of Elementary School II. |
title |
O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. |
spellingShingle |
O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. OLIVEIRA, Fabiola Rolim de. Língua latina Língua portuguesa Ortografia Livro didático Latin language Portuguese language Orthography Textbook Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. |
title_full |
O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. |
title_fullStr |
O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. |
title_full_unstemmed |
O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. |
title_sort |
O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. |
author |
OLIVEIRA, Fabiola Rolim de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Fabiola Rolim de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Abdoral Inácio da. SILVA, A. I. http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. SOUSA, José Wanderley Alves de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Fabiola Rolim de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua latina Língua portuguesa Ortografia Livro didático Latin language Portuguese language Orthography Textbook Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Língua latina Língua portuguesa Ortografia Livro didático Latin language Portuguese language Orthography Textbook Letras - Língua Portuguesa. |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II sobre a ortográfica. Para isso traçamos como objetivo geral evidenciar sobre a necessidade de uma abordagem contextualizada sobre o ensino de ortografia, a partir da evolução histórica da língua e especificamente objetivamos estudar a evolução da língua portuguesa a partir do latim, compreender como aconteceu o processo evolutivo da ortografia da língua portuguesa, depois da chegada dos romanos à Península Ibérica e propor possibilidades de contextualização numa perspectiva teórica. Empreendemos em conhecimentos sobre a evolução e o contexto histórico em que ocorreu e como aconteceu a mudança do Latim para o galegoportuguês e, mais tarde: Língua Portuguesa. Visto que, dentre os mais importantes meios interacionais, atualmente, no mundo, está à língua, porque sem ela não há comunicação plausível entre os povos. Esta pesquisa caracterizase bibliográfica, descritiva de análise qualitativa. Para a realização da pesquisa fundamentamonos em Assis (2011), Carvalho e Nascimento (1981) entre outros. Diante da análise do livro didático constatamos que há a necessidade de contextualizar o ensino de ortografia considerando o processo histórico da língua portuguesa para uma aprendizagem mais efetiva. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11 2021-08-31T13:42:13Z 2021-08-31 2021-08-31T13:42:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20930 OLIVEIRA, Fabíola Rolim de. O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20930 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Fabíola Rolim de. O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744507240972288 |