O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Fabiola Rolim de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20930
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II sobre a ortográfica. Para isso traçamos como objetivo geral evidenciar sobre a necessidade de uma abordagem contextualizada sobre o ensino de ortografia, a partir da evolução histórica da língua e especificamente objetivamos estudar a evolução da língua portuguesa a partir do latim, compreender como aconteceu o processo evolutivo da ortografia da língua portuguesa, depois da chegada dos romanos à Península Ibérica e propor possibilidades de contextualização numa perspectiva teórica. Empreendemos em conhecimentos sobre a evolução e o contexto histórico em que ocorreu e como aconteceu a mudança do Latim para o galegoportuguês e, mais tarde: Língua Portuguesa. Visto que, dentre os mais importantes meios interacionais, atualmente, no mundo, está à língua, porque sem ela não há comunicação plausível entre os povos. Esta pesquisa caracterizase bibliográfica, descritiva de análise qualitativa. Para a realização da pesquisa fundamentamonos em Assis (2011), Carvalho e Nascimento (1981) entre outros. Diante da análise do livro didático constatamos que há a necessidade de contextualizar o ensino de ortografia considerando o processo histórico da língua portuguesa para uma aprendizagem mais efetiva.
id UFCG_4d4196c578cd8769e9a1fda536573536
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20930
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II.The study of spelling in a historical perspective: approaches in the Portuguese language textbook of the 6th year of Elementary School II.Língua latinaLíngua portuguesaOrtografiaLivro didáticoLatin languagePortuguese languageOrthographyTextbookLetras - Língua Portuguesa.Esta pesquisa tem como objetivo analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II sobre a ortográfica. Para isso traçamos como objetivo geral evidenciar sobre a necessidade de uma abordagem contextualizada sobre o ensino de ortografia, a partir da evolução histórica da língua e especificamente objetivamos estudar a evolução da língua portuguesa a partir do latim, compreender como aconteceu o processo evolutivo da ortografia da língua portuguesa, depois da chegada dos romanos à Península Ibérica e propor possibilidades de contextualização numa perspectiva teórica. Empreendemos em conhecimentos sobre a evolução e o contexto histórico em que ocorreu e como aconteceu a mudança do Latim para o galegoportuguês e, mais tarde: Língua Portuguesa. Visto que, dentre os mais importantes meios interacionais, atualmente, no mundo, está à língua, porque sem ela não há comunicação plausível entre os povos. Esta pesquisa caracterizase bibliográfica, descritiva de análise qualitativa. Para a realização da pesquisa fundamentamonos em Assis (2011), Carvalho e Nascimento (1981) entre outros. Diante da análise do livro didático constatamos que há a necessidade de contextualizar o ensino de ortografia considerando o processo histórico da língua portuguesa para uma aprendizagem mais efetiva.This research aims to analyze the textbook Portuguese Languages, by authors Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, from the 6th grade of elementary school II on orthography. For this we have as general objective to analyze the necessity of a contextualized approach to the teaching of spelling, from the historical evolution of the language and as specific objectives to study the evolution of the Portuguese language from Latin, to understand how the evolutionary process of spelling happened. Portuguese, after the arrival of the Romans to the Iberian Peninsula and to propose possibilities of contextualization on the subject in the classroom. We deepened our knowledge of the evolution and historical context in which it occurred and how the change from Latin to GalicianPortuguese and, later, to Portuguese. Whereas among the most important interactional means in the world today is language, because without it there is no plausible communication between peoples. Consequently, according to our reflections, with the object analyzed we have been able to significantly expand the learning of spelling. It is classified as a bibliographical, descriptive research of qualitative analysis. For the accomplishment of the research we based in Assis (2011), Carvalho and Nascimento (1981) among others. Given the analysis of the textbook we found that there is a need to contextualize the teaching of spelling considering the historical process of the Portuguese language for a more effective learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, A. I.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SOUSA, José Wanderley Alves de.OLIVEIRA, Fabiola Rolim de.2019-12-112021-08-31T13:42:13Z2021-08-312021-08-31T13:42:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20930OLIVEIRA, Fabíola Rolim de. O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-22T11:52:18Zoai:localhost:riufcg/20930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-22T11:52:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II.
The study of spelling in a historical perspective: approaches in the Portuguese language textbook of the 6th year of Elementary School II.
title O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II.
spellingShingle O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II.
OLIVEIRA, Fabiola Rolim de.
Língua latina
Língua portuguesa
Ortografia
Livro didático
Latin language
Portuguese language
Orthography
Textbook
Letras - Língua Portuguesa.
title_short O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II.
title_full O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II.
title_fullStr O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II.
title_full_unstemmed O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II.
title_sort O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II.
author OLIVEIRA, Fabiola Rolim de.
author_facet OLIVEIRA, Fabiola Rolim de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Abdoral Inácio da.
SILVA, A. I.
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiola Rolim de.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua latina
Língua portuguesa
Ortografia
Livro didático
Latin language
Portuguese language
Orthography
Textbook
Letras - Língua Portuguesa.
topic Língua latina
Língua portuguesa
Ortografia
Livro didático
Latin language
Portuguese language
Orthography
Textbook
Letras - Língua Portuguesa.
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II sobre a ortográfica. Para isso traçamos como objetivo geral evidenciar sobre a necessidade de uma abordagem contextualizada sobre o ensino de ortografia, a partir da evolução histórica da língua e especificamente objetivamos estudar a evolução da língua portuguesa a partir do latim, compreender como aconteceu o processo evolutivo da ortografia da língua portuguesa, depois da chegada dos romanos à Península Ibérica e propor possibilidades de contextualização numa perspectiva teórica. Empreendemos em conhecimentos sobre a evolução e o contexto histórico em que ocorreu e como aconteceu a mudança do Latim para o galegoportuguês e, mais tarde: Língua Portuguesa. Visto que, dentre os mais importantes meios interacionais, atualmente, no mundo, está à língua, porque sem ela não há comunicação plausível entre os povos. Esta pesquisa caracterizase bibliográfica, descritiva de análise qualitativa. Para a realização da pesquisa fundamentamonos em Assis (2011), Carvalho e Nascimento (1981) entre outros. Diante da análise do livro didático constatamos que há a necessidade de contextualizar o ensino de ortografia considerando o processo histórico da língua portuguesa para uma aprendizagem mais efetiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
2021-08-31T13:42:13Z
2021-08-31
2021-08-31T13:42:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20930
OLIVEIRA, Fabíola Rolim de. O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20930
identifier_str_mv OLIVEIRA, Fabíola Rolim de. O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744507240972288