O ensino da tabuada de multiplicação nos anos inicias do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Lucas Menezes de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31468
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como o professor trabalha com a tabuada nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola localizada no Município de Cajazeiras-PB. Para tanto, baseamos nosso referencial teórico nas seguintes discussões: (a) Contrato Didático e a Relação Professor-Aluno Mediada Pelo Saber, em que discutimos o conceito de Contrato Didático e sua influência na sala de aula; e (b) A tabuada de multiplicação no contexto escolar: considerações acerca do saber em questão, explorando aspectos importantes relacionados ao ensino da tabuada de multiplicação no ambiente de sala de aula. A problemática central da pesquisa é investigar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental estão ensinando a tabuada de multiplicação? O qual parte da hipótese de que a tabuada é fundamental para a maioria dos conteúdos de Matemática, com a memorização das tabelas sendo essencial para o desenvolvimento posterior da disciplina, fato esse que gerou uma inquietação acerca da busca por compreender os modos como tal assunto é trabalhado em sala com os alunos. A metodologia adotada se deu partir de uma pesquisa do tipo empírica e de natureza qualitativa, a qual foi conduzida em uma instituição pública de ensino, tendo como sujeito participante uma professora atuante em uma turma de 5° ano. O principal instrumento/técnica de produção e captura dos dados foi a videografia das aulas. Por meio da realização da análise dos dados gerados, são examinadas as interações em sala de aula e as decisões didáticas da professora (nomeada por nós como Ametista) em relação ao ensino da tabuada de ultiplicação que conduziram para a identificação de alguns elementos que foram definidores para a compreensão das atitudes docentes ao ensinar tal conteúdo nas aulas de Matemática. O estudo mostrou que a investigação baseada a partir do fenômeno do Contrato Didático permitiu uma análise detalhada do ensino da tabuada, revelando a importância de tornar o processo de ensino e, também, de aprendizagem dos fatos fundamentais da multiplicação significativo, o qual pode ter foco excessivo na memorização em detrimento da compreensão dos conceitos subjacentes ao saber em ‘jogo’
id UFCG_ce889eae9b75d2c8395fc667d4b0b47f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31468
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino da tabuada de multiplicação nos anos inicias do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático.The teaching of the multiplication table in the early years of elementary school: an analysis from the perspective of the didactic contract.Didática em matemáticaEnsino da tabuada de multiplicaçãoMatemática - série iniciaisEscola municipal - Cajazeiras - ParaíbaContrato didáticoRelação -professor-alunoTabuada de multiplicaçãoAulas de matemática-ensino fundamentalAtividades docentes em matemáticaDidactics in MathematicsTeaching the multiplication tableMathematics - initial seriesMunicipal school - Cajazeiras - ParaíbaDidactic contractTeacher-student relationshipMultiplication tableMathematics classes-elementary schoolMathematics teaching activitiesEducação.O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como o professor trabalha com a tabuada nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola localizada no Município de Cajazeiras-PB. Para tanto, baseamos nosso referencial teórico nas seguintes discussões: (a) Contrato Didático e a Relação Professor-Aluno Mediada Pelo Saber, em que discutimos o conceito de Contrato Didático e sua influência na sala de aula; e (b) A tabuada de multiplicação no contexto escolar: considerações acerca do saber em questão, explorando aspectos importantes relacionados ao ensino da tabuada de multiplicação no ambiente de sala de aula. A problemática central da pesquisa é investigar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental estão ensinando a tabuada de multiplicação? O qual parte da hipótese de que a tabuada é fundamental para a maioria dos conteúdos de Matemática, com a memorização das tabelas sendo essencial para o desenvolvimento posterior da disciplina, fato esse que gerou uma inquietação acerca da busca por compreender os modos como tal assunto é trabalhado em sala com os alunos. A metodologia adotada se deu partir de uma pesquisa do tipo empírica e de natureza qualitativa, a qual foi conduzida em uma instituição pública de ensino, tendo como sujeito participante uma professora atuante em uma turma de 5° ano. O principal instrumento/técnica de produção e captura dos dados foi a videografia das aulas. Por meio da realização da análise dos dados gerados, são examinadas as interações em sala de aula e as decisões didáticas da professora (nomeada por nós como Ametista) em relação ao ensino da tabuada de ultiplicação que conduziram para a identificação de alguns elementos que foram definidores para a compreensão das atitudes docentes ao ensinar tal conteúdo nas aulas de Matemática. O estudo mostrou que a investigação baseada a partir do fenômeno do Contrato Didático permitiu uma análise detalhada do ensino da tabuada, revelando a importância de tornar o processo de ensino e, também, de aprendizagem dos fatos fundamentais da multiplicação significativo, o qual pode ter foco excessivo na memorização em detrimento da compreensão dos conceitos subjacentes ao saber em ‘jogo’The present study aims to analyze how teachers work with multiplication tables in the early years of elementary education in a school located in Cajazeiras-PB municipality. To do so, we based our theoretical framework on the following discussions: (a) Didactic Contract and the Teacher-Student Relationship Mediated by Knowledge, where we discuss the concept of Didactic Contract and its influence in the classroom; and (b) The multiplication tables in the school context: considerations about the knowledge at hand, exploring important aspects related to the teaching of multiplication tables in the classroom environment. The central problem of the research is to investigate how teachers in the early years of elementary education are teaching the multiplication tables. This stems from the hypothesis that the multiplication tables are fundamental for most Mathematical content, with the memorization of the tables being essential for the later development of the subject. This fact has sparked concerns about understanding the ways in which this topic is approached in the classroom with students. The methodology adopted was based on empirical research of a qualitative nature, conducted in a public educational institution, with a participating subject being an active teacher in a 5th-grade class. The main instrument/technique for data production and capture was videography of the classes. Through the analysis of the generated data, classroom interactions and the didactic decisions made by the teacher (referred to by us as Amethyst) regarding the teaching of multiplication tables were examined, leading to the identification of some elements that were defining for the understanding of teachers' attitudes when teaching this content in Mathematics classes. The study showed that an investigation based on the phenomenon of the Didactic Contract allowed for a detailed analysis of the teaching of multiplication tables, revealing the importance of making the teaching and learning process of fundamental multiplication facts meaningful, which can sometimes overly focus on memorization at the expense of understanding the underlying concepts at ‘play’.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBORBA, Valéria Maria de Lima.BORBA, V. M. L.http://lattes.cnpq.br/3764023649002251SILVA, Fernanda Andréa Fernandes.CUNHA, Ane Cristine Hermino.SOUSA, Lucas Menezes de.2023-06-072023-08-16T13:05:25Z2023-08-162023-08-16T13:05:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31468SOUSA, Lucas Menezes de. O ensino da tabuada de multiplicação nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático. 2023. 108f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-16T13:14:31Zoai:localhost:riufcg/31468Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-16T13:14:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da tabuada de multiplicação nos anos inicias do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático.
The teaching of the multiplication table in the early years of elementary school: an analysis from the perspective of the didactic contract.
title O ensino da tabuada de multiplicação nos anos inicias do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático.
spellingShingle O ensino da tabuada de multiplicação nos anos inicias do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático.
SOUSA, Lucas Menezes de.
Didática em matemática
Ensino da tabuada de multiplicação
Matemática - série iniciais
Escola municipal - Cajazeiras - Paraíba
Contrato didático
Relação -professor-aluno
Tabuada de multiplicação
Aulas de matemática-ensino fundamental
Atividades docentes em matemática
Didactics in Mathematics
Teaching the multiplication table
Mathematics - initial series
Municipal school - Cajazeiras - Paraíba
Didactic contract
Teacher-student relationship
Multiplication table
Mathematics classes-elementary school
Mathematics teaching activities
Educação.
title_short O ensino da tabuada de multiplicação nos anos inicias do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático.
title_full O ensino da tabuada de multiplicação nos anos inicias do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático.
title_fullStr O ensino da tabuada de multiplicação nos anos inicias do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático.
title_full_unstemmed O ensino da tabuada de multiplicação nos anos inicias do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático.
title_sort O ensino da tabuada de multiplicação nos anos inicias do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático.
author SOUSA, Lucas Menezes de.
author_facet SOUSA, Lucas Menezes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BORBA, Valéria Maria de Lima.
BORBA, V. M. L.
http://lattes.cnpq.br/3764023649002251
SILVA, Fernanda Andréa Fernandes.
CUNHA, Ane Cristine Hermino.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Lucas Menezes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Didática em matemática
Ensino da tabuada de multiplicação
Matemática - série iniciais
Escola municipal - Cajazeiras - Paraíba
Contrato didático
Relação -professor-aluno
Tabuada de multiplicação
Aulas de matemática-ensino fundamental
Atividades docentes em matemática
Didactics in Mathematics
Teaching the multiplication table
Mathematics - initial series
Municipal school - Cajazeiras - Paraíba
Didactic contract
Teacher-student relationship
Multiplication table
Mathematics classes-elementary school
Mathematics teaching activities
Educação.
topic Didática em matemática
Ensino da tabuada de multiplicação
Matemática - série iniciais
Escola municipal - Cajazeiras - Paraíba
Contrato didático
Relação -professor-aluno
Tabuada de multiplicação
Aulas de matemática-ensino fundamental
Atividades docentes em matemática
Didactics in Mathematics
Teaching the multiplication table
Mathematics - initial series
Municipal school - Cajazeiras - Paraíba
Didactic contract
Teacher-student relationship
Multiplication table
Mathematics classes-elementary school
Mathematics teaching activities
Educação.
description O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como o professor trabalha com a tabuada nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola localizada no Município de Cajazeiras-PB. Para tanto, baseamos nosso referencial teórico nas seguintes discussões: (a) Contrato Didático e a Relação Professor-Aluno Mediada Pelo Saber, em que discutimos o conceito de Contrato Didático e sua influência na sala de aula; e (b) A tabuada de multiplicação no contexto escolar: considerações acerca do saber em questão, explorando aspectos importantes relacionados ao ensino da tabuada de multiplicação no ambiente de sala de aula. A problemática central da pesquisa é investigar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental estão ensinando a tabuada de multiplicação? O qual parte da hipótese de que a tabuada é fundamental para a maioria dos conteúdos de Matemática, com a memorização das tabelas sendo essencial para o desenvolvimento posterior da disciplina, fato esse que gerou uma inquietação acerca da busca por compreender os modos como tal assunto é trabalhado em sala com os alunos. A metodologia adotada se deu partir de uma pesquisa do tipo empírica e de natureza qualitativa, a qual foi conduzida em uma instituição pública de ensino, tendo como sujeito participante uma professora atuante em uma turma de 5° ano. O principal instrumento/técnica de produção e captura dos dados foi a videografia das aulas. Por meio da realização da análise dos dados gerados, são examinadas as interações em sala de aula e as decisões didáticas da professora (nomeada por nós como Ametista) em relação ao ensino da tabuada de ultiplicação que conduziram para a identificação de alguns elementos que foram definidores para a compreensão das atitudes docentes ao ensinar tal conteúdo nas aulas de Matemática. O estudo mostrou que a investigação baseada a partir do fenômeno do Contrato Didático permitiu uma análise detalhada do ensino da tabuada, revelando a importância de tornar o processo de ensino e, também, de aprendizagem dos fatos fundamentais da multiplicação significativo, o qual pode ter foco excessivo na memorização em detrimento da compreensão dos conceitos subjacentes ao saber em ‘jogo’
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-07
2023-08-16T13:05:25Z
2023-08-16
2023-08-16T13:05:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31468
SOUSA, Lucas Menezes de. O ensino da tabuada de multiplicação nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático. 2023. 108f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31468
identifier_str_mv SOUSA, Lucas Menezes de. O ensino da tabuada de multiplicação nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático. 2023. 108f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744590518878208