Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533 |
Resumo: | A realização desse trabalho consiste em problematizar as novas possibilidades de sociabilização nas denominadas redes sociais - especificamente a rede social Orkut - praticadas pelos Professores (as) de História na contemporaneidade. Nesse sentido, lançamos nosso olhar sobre as identidades (des) construídas a partir de diálogos entre professores de História na comunidade virtual denominada "Professores de História", ligada a essa rede social. A realização dessa dissertação nos conduz experimentar o momento atual no contexto da cibercultura produzida por uma cibersocidade referente às tecnologias da informação disponíveis, a fim de analisar historicamente a partir dos discursos dos professores/as no ciberespaço do Orkut como as mudanças promovidas por elas têm contribuído para uma des (construção) de identidades. Para tanto, pretendemos fazer o exercício de analisar os diálogos entre os professores/as (membros da comunidade citada), partindo de fragmentos de textos descontínuos - (fala/escrita) dos usuários - não oficiais, tidos muitas vezes como insignificantes pela historiografia "tradicional", na tentativa de montar um todo, não no sentido globalizante, mas um todo resultante de um trabalho de análise de discurso que se propõe a operar em torno dos discursos e não no seu interior, para entender não sua essência, mas como foi construída a base que o sustenta. Nesse sentido, partido do pressuposto de que as identidades são sempre construídas dentro do discurso e não fora dele, é que nos propomos realizar o exercício de analisar as escritas dos professores/as no ciberespaço do Orkut, com a preocupação de entender como estão sendo (des) construídas a partir dessa escrita relacionada ao discurso da instituição escolar moderna, esta ou aquela identidade para e pelos professores (as), nesse início de século marcado pelo inevitável avanço das novas tecnologias da comunicação e informação, e de uma sociedade marcada por sujeitos compostos por identidades multifacetadas, fluídas, itinerantes, que não se fixam neste ou naquele lugar. |
id |
UFCG_ce8ca66803b23059d624c7101e758939 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/2533 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut.Identity speeches: teachers sociabilities in orkut cyberspace.CiberespaçoOrkutHistória do Tempo PresenteIdentidadesProfessores/as de HistóriaCyberspaceHistory of Present TimeIdentityTeachers / as HistoryHistóriaA realização desse trabalho consiste em problematizar as novas possibilidades de sociabilização nas denominadas redes sociais - especificamente a rede social Orkut - praticadas pelos Professores (as) de História na contemporaneidade. Nesse sentido, lançamos nosso olhar sobre as identidades (des) construídas a partir de diálogos entre professores de História na comunidade virtual denominada "Professores de História", ligada a essa rede social. A realização dessa dissertação nos conduz experimentar o momento atual no contexto da cibercultura produzida por uma cibersocidade referente às tecnologias da informação disponíveis, a fim de analisar historicamente a partir dos discursos dos professores/as no ciberespaço do Orkut como as mudanças promovidas por elas têm contribuído para uma des (construção) de identidades. Para tanto, pretendemos fazer o exercício de analisar os diálogos entre os professores/as (membros da comunidade citada), partindo de fragmentos de textos descontínuos - (fala/escrita) dos usuários - não oficiais, tidos muitas vezes como insignificantes pela historiografia "tradicional", na tentativa de montar um todo, não no sentido globalizante, mas um todo resultante de um trabalho de análise de discurso que se propõe a operar em torno dos discursos e não no seu interior, para entender não sua essência, mas como foi construída a base que o sustenta. Nesse sentido, partido do pressuposto de que as identidades são sempre construídas dentro do discurso e não fora dele, é que nos propomos realizar o exercício de analisar as escritas dos professores/as no ciberespaço do Orkut, com a preocupação de entender como estão sendo (des) construídas a partir dessa escrita relacionada ao discurso da instituição escolar moderna, esta ou aquela identidade para e pelos professores (as), nesse início de século marcado pelo inevitável avanço das novas tecnologias da comunicação e informação, e de uma sociedade marcada por sujeitos compostos por identidades multifacetadas, fluídas, itinerantes, que não se fixam neste ou naquele lugar.The realization of this work is to discuss the new possibilities of sociability in networks called sociail - specifically the social network Orkut practiced by teachers (as) in contemporary history. In this sense, we launched our eye on the identities (de) constructed from dialogues between history teachers in the virtual community named "Teachers of History," linked to this social network. The completion of this dissertation leads us experience the present moment in the context of cyberculture produced by a cibersocidade related to information technologies available to analyze historically from the speeches of teachers / as in cyberspace Orkut as the changes promoted by them have contributed des for a (construction) identities. To this end, we intend to analyze the performance of the dialogues between teachers / the (community members cited), from discontinuous fragments of texts - (speaking / writing) users - unofficial, often taken as insignificant by historiography "traditional "in an attempt to assemble a whole, not towards globalizing, but a whole resulting from a work of discourse analysis that intends to operate around the discourses and not inside, not to understand its essence, but it has been built the base that sustains it. In this sense, starts from the assumption that identities are always constructed within the discourse and not outside it, is that we propose to perform the exercise of analyzing the writings of teachers / the Orkut in cyberspace, with the concern being to understand how ( de) constructed from this writing related to the discourse of modem educational institution, this or that identity for and by teachers (as) in this new century marked by the inevitable advance of new technologies of communication and information, and a society marked by subject composed of multifaceted identities, fluid, itinerant, not to fix this or that place.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGNASCIMENTO, Regina Gomes.NASCIMENTO, R.C.G.do.http://lattes.cnpq.br/2463263387435653MENEZES, Joedna Gomes.AGRA DO Ó, Alarcon.SOUTO, Karina Pereira.20122019-01-16T16:48:55Z2019-01-162019-01-16T16:48:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533SOUTO, Karina Pereira. Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut. 107f. 2012. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-21T17:20:31Zoai:localhost:riufcg/2533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-21T17:20:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut. Identity speeches: teachers sociabilities in orkut cyberspace. |
title |
Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut. |
spellingShingle |
Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut. SOUTO, Karina Pereira. Ciberespaço Orkut História do Tempo Presente Identidades Professores/as de História Cyberspace History of Present Time Identity Teachers / as History História |
title_short |
Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut. |
title_full |
Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut. |
title_fullStr |
Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut. |
title_full_unstemmed |
Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut. |
title_sort |
Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut. |
author |
SOUTO, Karina Pereira. |
author_facet |
SOUTO, Karina Pereira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Regina Gomes. NASCIMENTO, R.C.G.do. http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 MENEZES, Joedna Gomes. AGRA DO Ó, Alarcon. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUTO, Karina Pereira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciberespaço Orkut História do Tempo Presente Identidades Professores/as de História Cyberspace History of Present Time Identity Teachers / as History História |
topic |
Ciberespaço Orkut História do Tempo Presente Identidades Professores/as de História Cyberspace History of Present Time Identity Teachers / as History História |
description |
A realização desse trabalho consiste em problematizar as novas possibilidades de sociabilização nas denominadas redes sociais - especificamente a rede social Orkut - praticadas pelos Professores (as) de História na contemporaneidade. Nesse sentido, lançamos nosso olhar sobre as identidades (des) construídas a partir de diálogos entre professores de História na comunidade virtual denominada "Professores de História", ligada a essa rede social. A realização dessa dissertação nos conduz experimentar o momento atual no contexto da cibercultura produzida por uma cibersocidade referente às tecnologias da informação disponíveis, a fim de analisar historicamente a partir dos discursos dos professores/as no ciberespaço do Orkut como as mudanças promovidas por elas têm contribuído para uma des (construção) de identidades. Para tanto, pretendemos fazer o exercício de analisar os diálogos entre os professores/as (membros da comunidade citada), partindo de fragmentos de textos descontínuos - (fala/escrita) dos usuários - não oficiais, tidos muitas vezes como insignificantes pela historiografia "tradicional", na tentativa de montar um todo, não no sentido globalizante, mas um todo resultante de um trabalho de análise de discurso que se propõe a operar em torno dos discursos e não no seu interior, para entender não sua essência, mas como foi construída a base que o sustenta. Nesse sentido, partido do pressuposto de que as identidades são sempre construídas dentro do discurso e não fora dele, é que nos propomos realizar o exercício de analisar as escritas dos professores/as no ciberespaço do Orkut, com a preocupação de entender como estão sendo (des) construídas a partir dessa escrita relacionada ao discurso da instituição escolar moderna, esta ou aquela identidade para e pelos professores (as), nesse início de século marcado pelo inevitável avanço das novas tecnologias da comunicação e informação, e de uma sociedade marcada por sujeitos compostos por identidades multifacetadas, fluídas, itinerantes, que não se fixam neste ou naquele lugar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2019-01-16T16:48:55Z 2019-01-16 2019-01-16T16:48:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533 SOUTO, Karina Pereira. Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut. 107f. 2012. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533 |
identifier_str_mv |
SOUTO, Karina Pereira. Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut. 107f. 2012. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744364616810496 |