Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUTO, Karina Pereira.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533
Resumo: A realização desse trabalho consiste em problematizar as novas possibilidades de sociabilização nas denominadas redes sociais - especificamente a rede social Orkut - praticadas pelos Professores (as) de História na contemporaneidade. Nesse sentido, lançamos nosso olhar sobre as identidades (des) construídas a partir de diálogos entre professores de História na comunidade virtual denominada "Professores de História", ligada a essa rede social. A realização dessa dissertação nos conduz experimentar o momento atual no contexto da cibercultura produzida por uma cibersocidade referente às tecnologias da informação disponíveis, a fim de analisar historicamente a partir dos discursos dos professores/as no ciberespaço do Orkut como as mudanças promovidas por elas têm contribuído para uma des (construção) de identidades. Para tanto, pretendemos fazer o exercício de analisar os diálogos entre os professores/as (membros da comunidade citada), partindo de fragmentos de textos descontínuos - (fala/escrita) dos usuários - não oficiais, tidos muitas vezes como insignificantes pela historiografia "tradicional", na tentativa de montar um todo, não no sentido globalizante, mas um todo resultante de um trabalho de análise de discurso que se propõe a operar em torno dos discursos e não no seu interior, para entender não sua essência, mas como foi construída a base que o sustenta. Nesse sentido, partido do pressuposto de que as identidades são sempre construídas dentro do discurso e não fora dele, é que nos propomos realizar o exercício de analisar as escritas dos professores/as no ciberespaço do Orkut, com a preocupação de entender como estão sendo (des) construídas a partir dessa escrita relacionada ao discurso da instituição escolar moderna, esta ou aquela identidade para e pelos professores (as), nesse início de século marcado pelo inevitável avanço das novas tecnologias da comunicação e informação, e de uma sociedade marcada por sujeitos compostos por identidades multifacetadas, fluídas, itinerantes, que não se fixam neste ou naquele lugar.
id UFCG_ce8ca66803b23059d624c7101e758939
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2533
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut.Identity speeches: teachers sociabilities in orkut cyberspace.CiberespaçoOrkutHistória do Tempo PresenteIdentidadesProfessores/as de HistóriaCyberspaceHistory of Present TimeIdentityTeachers / as HistoryHistóriaA realização desse trabalho consiste em problematizar as novas possibilidades de sociabilização nas denominadas redes sociais - especificamente a rede social Orkut - praticadas pelos Professores (as) de História na contemporaneidade. Nesse sentido, lançamos nosso olhar sobre as identidades (des) construídas a partir de diálogos entre professores de História na comunidade virtual denominada "Professores de História", ligada a essa rede social. A realização dessa dissertação nos conduz experimentar o momento atual no contexto da cibercultura produzida por uma cibersocidade referente às tecnologias da informação disponíveis, a fim de analisar historicamente a partir dos discursos dos professores/as no ciberespaço do Orkut como as mudanças promovidas por elas têm contribuído para uma des (construção) de identidades. Para tanto, pretendemos fazer o exercício de analisar os diálogos entre os professores/as (membros da comunidade citada), partindo de fragmentos de textos descontínuos - (fala/escrita) dos usuários - não oficiais, tidos muitas vezes como insignificantes pela historiografia "tradicional", na tentativa de montar um todo, não no sentido globalizante, mas um todo resultante de um trabalho de análise de discurso que se propõe a operar em torno dos discursos e não no seu interior, para entender não sua essência, mas como foi construída a base que o sustenta. Nesse sentido, partido do pressuposto de que as identidades são sempre construídas dentro do discurso e não fora dele, é que nos propomos realizar o exercício de analisar as escritas dos professores/as no ciberespaço do Orkut, com a preocupação de entender como estão sendo (des) construídas a partir dessa escrita relacionada ao discurso da instituição escolar moderna, esta ou aquela identidade para e pelos professores (as), nesse início de século marcado pelo inevitável avanço das novas tecnologias da comunicação e informação, e de uma sociedade marcada por sujeitos compostos por identidades multifacetadas, fluídas, itinerantes, que não se fixam neste ou naquele lugar.The realization of this work is to discuss the new possibilities of sociability in networks called sociail - specifically the social network Orkut practiced by teachers (as) in contemporary history. In this sense, we launched our eye on the identities (de) constructed from dialogues between history teachers in the virtual community named "Teachers of History," linked to this social network. The completion of this dissertation leads us experience the present moment in the context of cyberculture produced by a cibersocidade related to information technologies available to analyze historically from the speeches of teachers / as in cyberspace Orkut as the changes promoted by them have contributed des for a (construction) identities. To this end, we intend to analyze the performance of the dialogues between teachers / the (community members cited), from discontinuous fragments of texts - (speaking / writing) users - unofficial, often taken as insignificant by historiography "traditional "in an attempt to assemble a whole, not towards globalizing, but a whole resulting from a work of discourse analysis that intends to operate around the discourses and not inside, not to understand its essence, but it has been built the base that sustains it. In this sense, starts from the assumption that identities are always constructed within the discourse and not outside it, is that we propose to perform the exercise of analyzing the writings of teachers / the Orkut in cyberspace, with the concern being to understand how ( de) constructed from this writing related to the discourse of modem educational institution, this or that identity for and by teachers (as) in this new century marked by the inevitable advance of new technologies of communication and information, and a society marked by subject composed of multifaceted identities, fluid, itinerant, not to fix this or that place.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGNASCIMENTO, Regina Gomes.NASCIMENTO, R.C.G.do.http://lattes.cnpq.br/2463263387435653MENEZES, Joedna Gomes.AGRA DO Ó, Alarcon.SOUTO, Karina Pereira.20122019-01-16T16:48:55Z2019-01-162019-01-16T16:48:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533SOUTO, Karina Pereira. Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut. 107f. 2012. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-21T17:20:31Zoai:localhost:riufcg/2533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-21T17:20:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut.
Identity speeches: teachers sociabilities in orkut cyberspace.
title Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut.
spellingShingle Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut.
SOUTO, Karina Pereira.
Ciberespaço
Orkut
História do Tempo Presente
Identidades
Professores/as de História
Cyberspace
History of Present Time
Identity
Teachers / as History
História
title_short Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut.
title_full Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut.
title_fullStr Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut.
title_full_unstemmed Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut.
title_sort Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut.
author SOUTO, Karina Pereira.
author_facet SOUTO, Karina Pereira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NASCIMENTO, Regina Gomes.
NASCIMENTO, R.C.G.do.
http://lattes.cnpq.br/2463263387435653
MENEZES, Joedna Gomes.
AGRA DO Ó, Alarcon.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUTO, Karina Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Ciberespaço
Orkut
História do Tempo Presente
Identidades
Professores/as de História
Cyberspace
History of Present Time
Identity
Teachers / as History
História
topic Ciberespaço
Orkut
História do Tempo Presente
Identidades
Professores/as de História
Cyberspace
History of Present Time
Identity
Teachers / as History
História
description A realização desse trabalho consiste em problematizar as novas possibilidades de sociabilização nas denominadas redes sociais - especificamente a rede social Orkut - praticadas pelos Professores (as) de História na contemporaneidade. Nesse sentido, lançamos nosso olhar sobre as identidades (des) construídas a partir de diálogos entre professores de História na comunidade virtual denominada "Professores de História", ligada a essa rede social. A realização dessa dissertação nos conduz experimentar o momento atual no contexto da cibercultura produzida por uma cibersocidade referente às tecnologias da informação disponíveis, a fim de analisar historicamente a partir dos discursos dos professores/as no ciberespaço do Orkut como as mudanças promovidas por elas têm contribuído para uma des (construção) de identidades. Para tanto, pretendemos fazer o exercício de analisar os diálogos entre os professores/as (membros da comunidade citada), partindo de fragmentos de textos descontínuos - (fala/escrita) dos usuários - não oficiais, tidos muitas vezes como insignificantes pela historiografia "tradicional", na tentativa de montar um todo, não no sentido globalizante, mas um todo resultante de um trabalho de análise de discurso que se propõe a operar em torno dos discursos e não no seu interior, para entender não sua essência, mas como foi construída a base que o sustenta. Nesse sentido, partido do pressuposto de que as identidades são sempre construídas dentro do discurso e não fora dele, é que nos propomos realizar o exercício de analisar as escritas dos professores/as no ciberespaço do Orkut, com a preocupação de entender como estão sendo (des) construídas a partir dessa escrita relacionada ao discurso da instituição escolar moderna, esta ou aquela identidade para e pelos professores (as), nesse início de século marcado pelo inevitável avanço das novas tecnologias da comunicação e informação, e de uma sociedade marcada por sujeitos compostos por identidades multifacetadas, fluídas, itinerantes, que não se fixam neste ou naquele lugar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-01-16T16:48:55Z
2019-01-16
2019-01-16T16:48:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533
SOUTO, Karina Pereira. Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut. 107f. 2012. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533
identifier_str_mv SOUTO, Karina Pereira. Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut. 107f. 2012. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744364616810496