Andorinhas do abstrato: amor, tempo e destino no conto “se eu seria personagem”, de João Guimarães Rosa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Amanda Teixeira da.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36965
Resumo: [...] possível observar neste conto (e talvez mesmo na vida de Guimarães Rosa) um modo religioso de evasão do tempo. O escritor mineiro demonstra em “Se eu seria personagem” uma noção que a historiografia romana de Políbio, por exemplo, já apresentava, aquela que afirma ser necessário aprender a suportar o que a sorte nos traz. Collingwood assevera que a concepção de sorte “assume grande importância dentro dessa concepção de história, dando-lhe um novo elemento de determinismo” (COLLINGWOOD, s/d, p. 50). No entanto, a tradição romana não é a única a figurar no conto, já que “a historiografia medieval (...) é – em certo sentido – uma continuação da historiografia helenística e romana” (Ibidem, p. 73). Guimarães Rosa empreende neste conto, mais uma vez, uma reafirmação do eterno e do divino e, para isso, apresenta nas entrelinhas de seu texto ideias de historiadores antigos e medievais que, como ele, fugiram do peso da temporalidade. No entanto, talvez seja possível afirmar, a partir da análise deste conto, que Guimarães Rosa é mais refém da história do que imagina. A impressão que se segue à leitura é a de que o autor não nega o valor da historiografia e da filosofia da história, mas a relevância dada pelos historiadores de meados do século XX à ação humana, em detrimento das ações do destino, das Moiras, da Fortuna ou de Deus.
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