O livro didático e o ensino de português: como a escrita é abordada.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28701 |
Resumo: | Na atualidade, a escrita faz parte do nosso dia a dia, tanto porque somos constantemente solicitados a produzir textos escritos (sejam formais ou informais), quanto porque somos solicitados a ler textos escritos em diversas situações. Partindo desse princípio e considerando o livro didático o material de apoio e o instrumento mais utilizado pelos professores e alunos em sala de aula nos dias atuais, no presente trabalho serão realizadas algumas análises sobre a escrita enquanto objeto de estudo e objeto de ensino nos gêneros discursivos: relatório e currículo, presentes no livro didático de Português (LDP) “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso”, dos autores William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien (2016). A pesquisa parte da seguinte questão-problema: Qual a abordagem sobre escrita, enquanto objeto de estudo e enquanto objeto de ensino, é desenvolvida pelo livro didático em análise? Para responder a esse questionamento, elegemos como objetivo geral da pesquisa: analisar a abordagem que o livro didático em destaque realiza sobre a escrita enquanto objeto de estudo e enquanto objeto de ensino através dos gêneros discursivos relatório e currículo. Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) identificar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa trás a respeito da escrita; 2) refletir sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e do trabalho docente; 3) contribuir com discussões acadêmicas a respeito das concepções de escrita. Para a realização do nosso trabalho, utilizamos como contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Oliveira (2010a), Mendonça (2006), Gil (2008), Batista (2003), Bazerman (2007), dentre outros. Com relação à metodologia, nossa pesquisa é de tipologia documental, pois fizemos uso do LDP como meio norteador, como um documento oficial de ensino-aprendizagem legitimado pelo Ministério da Educação. Sobre os resultados, acentuamos que o LDP em questão não supre todas as necessidades dos alunos para uma compreensão eficaz do conteúdo, uma vez que não traz um embasamento teórico que situe a escrita dos gêneros enquanto objeto de estudo. Todavia, apesar desse ponto negativo, o LDP, em análise, também traz pontos positivos, a começar pela escolha dos autores por dois gêneros (relatório e currículo), pouco recorrentes e tão importantes para a formação dos alunos. Com isso, o livro incita o aluno no seu cotidiano fora do ambiente escolar, trazendo o social para dentro da escola e legitimando a concepção de escrita enquanto uma prática social, sobretudo no que toca a escrita lida por nós enquanto um objeto de ensino. |
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O livro didático e o ensino de português: como a escrita é abordada.The textbook and the teaching of Portuguese: how writing is approached.Livro didático de língua portuguesaAnálise de livro didático - portuguêsEnsino de escrita - livro didático de portuguêsEscrita no livro didático de portuguêsAnálise do discursoPortuguese language textbookTextbook analysis - PortugueseWriting teaching - Portuguese textbookWriting in the Portuguese textbookSpeech analysisLinguísticaNa atualidade, a escrita faz parte do nosso dia a dia, tanto porque somos constantemente solicitados a produzir textos escritos (sejam formais ou informais), quanto porque somos solicitados a ler textos escritos em diversas situações. Partindo desse princípio e considerando o livro didático o material de apoio e o instrumento mais utilizado pelos professores e alunos em sala de aula nos dias atuais, no presente trabalho serão realizadas algumas análises sobre a escrita enquanto objeto de estudo e objeto de ensino nos gêneros discursivos: relatório e currículo, presentes no livro didático de Português (LDP) “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso”, dos autores William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien (2016). A pesquisa parte da seguinte questão-problema: Qual a abordagem sobre escrita, enquanto objeto de estudo e enquanto objeto de ensino, é desenvolvida pelo livro didático em análise? Para responder a esse questionamento, elegemos como objetivo geral da pesquisa: analisar a abordagem que o livro didático em destaque realiza sobre a escrita enquanto objeto de estudo e enquanto objeto de ensino através dos gêneros discursivos relatório e currículo. Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) identificar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa trás a respeito da escrita; 2) refletir sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e do trabalho docente; 3) contribuir com discussões acadêmicas a respeito das concepções de escrita. Para a realização do nosso trabalho, utilizamos como contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Oliveira (2010a), Mendonça (2006), Gil (2008), Batista (2003), Bazerman (2007), dentre outros. Com relação à metodologia, nossa pesquisa é de tipologia documental, pois fizemos uso do LDP como meio norteador, como um documento oficial de ensino-aprendizagem legitimado pelo Ministério da Educação. Sobre os resultados, acentuamos que o LDP em questão não supre todas as necessidades dos alunos para uma compreensão eficaz do conteúdo, uma vez que não traz um embasamento teórico que situe a escrita dos gêneros enquanto objeto de estudo. Todavia, apesar desse ponto negativo, o LDP, em análise, também traz pontos positivos, a começar pela escolha dos autores por dois gêneros (relatório e currículo), pouco recorrentes e tão importantes para a formação dos alunos. Com isso, o livro incita o aluno no seu cotidiano fora do ambiente escolar, trazendo o social para dentro da escola e legitimando a concepção de escrita enquanto uma prática social, sobretudo no que toca a escrita lida por nós enquanto um objeto de ensino.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGXAVIER, Manassés Morais.XAVIER, M. M.http://lattes.cnpq.br/7230669265797896MELO, Raniere Marques de.SILVA, Meriângela Santos.2019-07-152023-01-06T19:29:07Z2023-01-062023-01-06T19:29:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28701SILVA, Meriângela Santos. O livro didático e o ensino de português: como a escrita é abordada. 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28701porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-06T19:30:07Zoai:localhost:riufcg/28701Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-06T19:30:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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