Perfil das vítimas de acidente de moto com traumatismo crânio encefálico em um município do Rio Grande do Norte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Hélder Clayton de Lima.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9491
Resumo: Sendo uma das grandes preocupações da Organização Mundial de Saúde, o TCE é o principal determinante de óbito e sequelas em vítimas politraumatizadas. Essas perdas não se limitam apenas a redução da produtividade do trabalhador ou as lesões que afetam a vida dessas vítimas. O aumento dos custos para os serviços de saúde e dos encargos para as finanças públicas também é um importante fator. Objetivos: Demonstrar o perfil epidemiológico das vítimas de acidentes motociclístico, associando a gravidade de traumatismo crânio encefálico, admitido na Unidade Mista de Saúde, na cidade de Jaçanã, Rio Grande do Norte. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, descritivo e retrospectivo, com dados secundários e com técnicas de observação de abordagem quantitativa. O universo do presente estudo foi composto por 124 vítimas de acidentes motociclísticos no período de abril de 2010 a janeiro de 2014. Os dados levantados foram através do software EXCEL, os quais foram apresentados em gráficos e discutidos à luz da literatura. Análise e Resultados: Os resultados mostram que houve uma predominância do sexo masculino 102 (82%), com faixa etária de 21 a 30 anos 39 (31,45%). O turno predominante foi o noturno com 53 (42,74%), seguidas da tarde com 49 (39,51%) vítimas e finalmente pela manhã com 22 (17,74%) vítimas. Quanto ao dia da semana indicaram um elevado número de vítimas a partir do final de semana, destacando as sextas feiras 10 (8,07%) vítimas, com maior concentração aos sábados 23 (18,54%) vítimas e principalmente aos domingos 46 (37,10%). A pesquisa também demonstrou que das 124 vítimas acometidas por acidentes motociclísticos 75 (60,48%) estavam com sinais clínicos de embriaguez. Dessas 124 vítimas, 16 (13%) estavam sob efeito de drogas ilícitas. Porém, a grande preocupação foi cerca de 124 vítimas, 119 (96%) não utilizavam o capacete no momento do acidente, 119 (96%) não eram habilitados. Com relação a outros agravos além do TCE, destacou-se-se as escoriações com 109 (87,90%), comuns em toda área corpórea; as fraturas com 53 (42,75%); a luxação 39 (31,45%) vítimas; a presença de hematoma em 19 (15,32%) vítimas; um fator muito relevante foi a presença de afundamento de crânio com escore de 15 (12,10%) vítimas; bem como as hemorragias 13 (10,48%); e com escores reduzidos, mesmo sendo de acidentes motociclísticos, destacou-se um escore para abrasão e abaulamento com 05 (4,03%) vítimas e queimadura com 04 (3,22%). Quanto às regiões corpóreas mais atingidas foram seguidas dos membros superiores 78 (62,10%) vítimas; os membros inferiores com 71 (57,25%) vítimas; o tórax com 11 (8,87%) vítimas e o abdome com a presença de 03 (2,41%), vítimas. De acordo com a Escala de Coma de Glasgow (ECGl) escore leve em 62 (50%) das vítimas, moderado em 38 (31%) e um escore grave em 24 (19%) vítimas. Dessas, 90 (73%) foram transferidas para outras unidades, 23 (18%) ficaram em observação, 06 (5%) receberam alta hospitalar e 05 (4%) foram à óbito. Considerações Finais: Conclui-se que para os condutores vítimas de acidentes motociclísticos do município de Jaçanã-RN, o sexo, a idade, o dia da semana, o uso do álcool e outras drogas ilícitas e o não uso do capacete, sinalizam para o risco de acidentes, e para maior gravidade das lesões temporárias ou definitivas como os traumas mais graves.
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spelling Perfil das vítimas de acidente de moto com traumatismo crânio encefálico em um município do Rio Grande do Norte.Profile of motorcycle accident victims with head trauma in a city of Rio Grande do Norte.Perfil de víctimas de accidentes de motocicleta con traumatismo craneoencefálico en una ciudad de Rio Grande do Norte.Acidentes de trânsitoMotociclistasTraumatismo Crânio EncefálicoTraffic AccidentsMotorcyclistsTraumatic Brain InjuryAccidentes de tráficoTraumatismo craneoencefálicoEnfermagem de Saúde PúblicaSendo uma das grandes preocupações da Organização Mundial de Saúde, o TCE é o principal determinante de óbito e sequelas em vítimas politraumatizadas. Essas perdas não se limitam apenas a redução da produtividade do trabalhador ou as lesões que afetam a vida dessas vítimas. O aumento dos custos para os serviços de saúde e dos encargos para as finanças públicas também é um importante fator. Objetivos: Demonstrar o perfil epidemiológico das vítimas de acidentes motociclístico, associando a gravidade de traumatismo crânio encefálico, admitido na Unidade Mista de Saúde, na cidade de Jaçanã, Rio Grande do Norte. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, descritivo e retrospectivo, com dados secundários e com técnicas de observação de abordagem quantitativa. O universo do presente estudo foi composto por 124 vítimas de acidentes motociclísticos no período de abril de 2010 a janeiro de 2014. Os dados levantados foram através do software EXCEL, os quais foram apresentados em gráficos e discutidos à luz da literatura. Análise e Resultados: Os resultados mostram que houve uma predominância do sexo masculino 102 (82%), com faixa etária de 21 a 30 anos 39 (31,45%). O turno predominante foi o noturno com 53 (42,74%), seguidas da tarde com 49 (39,51%) vítimas e finalmente pela manhã com 22 (17,74%) vítimas. Quanto ao dia da semana indicaram um elevado número de vítimas a partir do final de semana, destacando as sextas feiras 10 (8,07%) vítimas, com maior concentração aos sábados 23 (18,54%) vítimas e principalmente aos domingos 46 (37,10%). A pesquisa também demonstrou que das 124 vítimas acometidas por acidentes motociclísticos 75 (60,48%) estavam com sinais clínicos de embriaguez. Dessas 124 vítimas, 16 (13%) estavam sob efeito de drogas ilícitas. Porém, a grande preocupação foi cerca de 124 vítimas, 119 (96%) não utilizavam o capacete no momento do acidente, 119 (96%) não eram habilitados. Com relação a outros agravos além do TCE, destacou-se-se as escoriações com 109 (87,90%), comuns em toda área corpórea; as fraturas com 53 (42,75%); a luxação 39 (31,45%) vítimas; a presença de hematoma em 19 (15,32%) vítimas; um fator muito relevante foi a presença de afundamento de crânio com escore de 15 (12,10%) vítimas; bem como as hemorragias 13 (10,48%); e com escores reduzidos, mesmo sendo de acidentes motociclísticos, destacou-se um escore para abrasão e abaulamento com 05 (4,03%) vítimas e queimadura com 04 (3,22%). Quanto às regiões corpóreas mais atingidas foram seguidas dos membros superiores 78 (62,10%) vítimas; os membros inferiores com 71 (57,25%) vítimas; o tórax com 11 (8,87%) vítimas e o abdome com a presença de 03 (2,41%), vítimas. De acordo com a Escala de Coma de Glasgow (ECGl) escore leve em 62 (50%) das vítimas, moderado em 38 (31%) e um escore grave em 24 (19%) vítimas. Dessas, 90 (73%) foram transferidas para outras unidades, 23 (18%) ficaram em observação, 06 (5%) receberam alta hospitalar e 05 (4%) foram à óbito. Considerações Finais: Conclui-se que para os condutores vítimas de acidentes motociclísticos do município de Jaçanã-RN, o sexo, a idade, o dia da semana, o uso do álcool e outras drogas ilícitas e o não uso do capacete, sinalizam para o risco de acidentes, e para maior gravidade das lesões temporárias ou definitivas como os traumas mais graves.Being a major concern of the World Health Organization , the TBI is the major determinant of mortality and sequelae in multiple trauma victims . These losses are not limited to reduced worker productivity or injuries that affect the lives of these victims . The increased costs for health care and the burden on public finances is also an important factor . Objectives : Demonstrate the epidemiological profile of victims of motorcycle accidents , combining the severity of traumatic brain injury admitted to the Joint Health Unit , the city of Jacana , Rio Grande do Norte . Methodology : This was an observational , descriptive and retrospective study based on secondary data and observation techniques with a quantitative approach . The universe of this study consisted of 124 victims of motorcycle accidents in the period April 2010 to January 2014. Data were collected through the EXCEL software , which were presented in graphs and discussed in the light of literature . Analysis and Results: The results show that there was a predominance of males 102 ( 82 % ) , ranging in age from 21 to 30 years 39 ( 31.45% ) . The predominant shift was the evening with 53 ( 42.74 % ) , followed in the afternoon with 49 ( 39.51 % ) victims and finally the morning with 22 ( 17.74 % ) victims . As for the day of the week indicated a high number of victims from the weekend , especially on Fridays 10 ( 8.07 % ) victims , with the highest concentration Saturdays 23 ( 18.54% ) victims and especially on Sundays 46 ( 37.10% ) . The survey also showed that of the 124 victims affected by motorcycle accidents 75 ( 60.48 % ) had clinical signs of intoxication. Of those 124 victims , 16 ( 13 % ) were under the influence of illicit drugs . However , the major concern was about 124 victims , 119 ( 96 % ) did not wear a helmet at the time of the accident , 119 ( 96 % ) were not enabled. With respect to other hazards beyond TCE , stood out was the bruises with 109 ( 87.90 % ) , common throughout body surface area ; fractures with 53 ( 42.75 % ) ; dislocation 39 ( 31.45% ) victims ; the presence of hematoma in 19 ( 15.32% ) victims ; a very important factor was the presence of the sinking of the skull with a score of 15 ( 12.10% ) victims ; and hemorrhages 13 ( 10.48% ); and with low scores , even though the motorcycle accidents , highlighted a score to abrasion and bulging with 05 ( 4.03 % ) with burn victims and 04 ( 3.22 % ) . As for the body regions most affected were followed by the upper limbs 78 (62.10 % ) victims ; lower limbs with 71 ( 57.25 % ) victims ; the thorax with 11 ( 8.87 % ) and abdomen victims attended by 03 ( 2.41 % ) victims . According to the Glasgow Coma Scale ( GCS ) score mild in 62 ( 50 % ) of the victims , moderate in 38 ( 31 % ) and a serious score in 24 ( 19 % ) victims . Of these , 90 ( 73 % ) were transferred to other units , 23 ( 18 % ) were under observation , 06 ( 5 % ) were discharged and 05 ( 4 % ) died . Final Thoughts : It is concluded that for drivers victims of motorcycle accidents in the municipality of Jacana -RN , sex , age , day of week , use of alcohol and other illicit drugs and non- helmet use , point to the risk accidents , and greater severity of temporary or permanent injuries as more serious traumas .Como una de las principales preocupaciones de la Organización Mundial de la Salud, la LCT es el principal determinante de muerte y secuelas en las víctimas de múltiples traumatismos. Estas pérdidas no se limitan a la reducción de la productividad de los trabajadores o las lesiones que afectan la vida de estas víctimas. El aumento de los costos de los servicios de salud y la carga sobre las finanzas públicas también es un factor importante. Objetivos: Demostrar el perfil epidemiológico de las víctimas de accidentes de motocicleta, asociando la gravedad del traumatismo craneoencefálico, ingresadas en la Unidad Mixta de Salud, en la ciudad de Jaçanã, Rio Grande do Norte. Metodología: Se trata de un estudio observacional, descriptivo y retrospectivo, con datos secundarios y técnicas observacionales con enfoque cuantitativo. El universo de este estudio estuvo compuesto por 124 víctimas de accidentes de motocicleta desde abril de 2010 hasta enero de 2014. Los datos recolectados fueron a través del software EXCEL, los cuales fueron presentados en gráficos y discutidos a la luz de la literatura. Análisis y Resultados: Los resultados muestran que hubo predominio del sexo masculino 102 (82%), con edades entre 21 y 30 años 39 (31,45%). El turno predominante fue el nocturno con 53 (42,74%), seguido de la tarde con 49 (39,51%) víctimas y finalmente en la mañana con 22 (17,74%) víctimas. En cuanto al día de la semana, señalaron un alto número de víctimas del fin de semana, destacando los viernes 10 (8,07%) víctimas, con mayor concentración los sábados 23 (18,54%) víctimas y especialmente los domingos 46 (37,10%). . La encuesta también mostró que de las 124 víctimas afectadas por accidentes de motocicleta, 75 (60,48%) presentaban signos clínicos de embriaguez. De estas 124 víctimas, 16 (13%) estaban bajo la influencia de drogas ilegales. Sin embargo, la gran preocupación fue de 124 víctimas, 119 (96%) no usaban el casco en el momento del accidente, 119 (96%) no estaban calificadas. En cuanto a otras lesiones además del TCE, destacaron las excoriaciones con 109 (87,90%), frecuentes en toda la zona corporal; fracturas con 53 (42,75%); desplazamiento 39 (31,45%) víctimas; la presencia de hematoma en 19 (15,32%) víctimas; un factor muy relevante fue la presencia de hundimiento de cráneo con una puntuación de 15 (12,10%) víctimas; así como hemorragias 13 (10,48%); y con puntajes bajos, incluso con accidentes de motocicleta, hubo puntaje de abrasión y abombamiento con 05 (4.03%) víctimas y quemaduras con 04 (3.22%). En cuanto a las regiones corporales más afectadas, las extremidades superiores fueron seguidas por 78 (62,10%) víctimas; los miembros inferiores con 71 (57,25%) víctimas; el tórax con 11 (8,87%) víctimas y el abdomen con la presencia de 03 (2,41%) víctimas. Según la Escala de coma de Glasgow (GCS) una puntuación leve en 62 (50%) víctimas, moderada en 38 (31%) y una puntuación grave en 24 (19%) víctimas. De estos, 90 (73%) fueron trasladados a otras unidades, 23 (18%) estaban en observación, 06 (5%) fueron dados de alta del hospital y 05 (4%) fallecieron. Consideraciones finales: Se concluye que para los conductores que son víctimas de accidentes de motocicleta en la ciudad de Jaçanã-RN, sexo, edad, día de la semana, consumo de alcohol y otras drogas ilícitas y no uso de casco, señalan el riesgo de accidentes. y para una mayor gravedad de las lesiones temporales o permanentes, como un traumatismo más severo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de.ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de.http://lattes.cnpq.br/9436680537304914FERREIRA, Jocelly de AraújoTORQUATO, Isolda Maria Barros.SILVA, Hélder Clayton de Lima.20142019-11-25T17:05:22Z2019-11-252019-11-25T17:05:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9491SILVA, Hélder Clayton de Lima. Perfil das vítimas de acidente de moto com traumatismo crânio encefálico em um município do Rio Grande do Norte. 2014. 61fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-19T12:14:45Zoai:localhost:riufcg/9491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-19T12:14:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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