Formação de palavras: o latim vulgar na sala de aula do ensino fundamental II.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARAIVA, Zumira Gomes.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9277
Resumo: Este trabalho trata da formação do léxico português rememorando as tantas transformações sofridas pela língua considerando os processos de mudanças até chegar ao que se chama hoje de Língua Portuguesa. Serão considerados os fatores internos e externos como, históricos, sociais e políticos, assim é de extrema importância destacar a forte influência que a Língua Latina provocou na formação do léxico português, levando em consideração as marcas observadas atualmente, já que foi dela que o português se originou. O trabalho propõe um estudo que discute a influência direta e indireta do latim vulgar na formação do léxico português, do ponto de vista etimológico e semântico que mesmo esquecidas ou não conhecidas pelos falantes são responsáveis pelo léxico usado atualmente. Discute-se como o tema é proposto nos livros didáticos e por extensão na escola. Propõe-se a partir disto A realização de uma análise de natureza qualitativa acerca da formação do léxico português, enfatizando quais principais influências sofreram ao longo dos anos em suas transformações. Para tanto serão apresentadas algumas propostas para trabalhar o tema em sala em sala de aula. As ideias discutidas aqui são ancoradas em COUTINHO (2011), ILARI (2006), Teyssier (2001), para discutir as origens da Língua Portuguesa, às discussões semânticas, são pautadas nas discussões de Ullmann (1964), para análise será utilizado Sarmento (2009), no intuito de contribuir para o ensino no que diz respeito à formação de palavras. De acordo com as discussões e pesquisas realizadas foi possível observar que o trabalho com formações de palavras nos anos finais do ensino fundamental em uma perspectiva diacrônica é, ainda pouco abordada e por isso a necessidade de se refletir esse tema é tão importante. Desta forma buscou-se formas simples e eficazes de aplicabilidade do conteúdo em sala de aula.
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spelling Formação de palavras: o latim vulgar na sala de aula do ensino fundamental II.Word Formation: The Ordinary Latin Classroom II.Formação do léxico portuguêsEtimologiaSemânticaEnsino de Língua PortuguesaPortuguese lexicon formationEtymologySemanticsPortuguese Language TeachingLetras - Língua Portuguesa.Este trabalho trata da formação do léxico português rememorando as tantas transformações sofridas pela língua considerando os processos de mudanças até chegar ao que se chama hoje de Língua Portuguesa. Serão considerados os fatores internos e externos como, históricos, sociais e políticos, assim é de extrema importância destacar a forte influência que a Língua Latina provocou na formação do léxico português, levando em consideração as marcas observadas atualmente, já que foi dela que o português se originou. O trabalho propõe um estudo que discute a influência direta e indireta do latim vulgar na formação do léxico português, do ponto de vista etimológico e semântico que mesmo esquecidas ou não conhecidas pelos falantes são responsáveis pelo léxico usado atualmente. Discute-se como o tema é proposto nos livros didáticos e por extensão na escola. Propõe-se a partir disto A realização de uma análise de natureza qualitativa acerca da formação do léxico português, enfatizando quais principais influências sofreram ao longo dos anos em suas transformações. Para tanto serão apresentadas algumas propostas para trabalhar o tema em sala em sala de aula. As ideias discutidas aqui são ancoradas em COUTINHO (2011), ILARI (2006), Teyssier (2001), para discutir as origens da Língua Portuguesa, às discussões semânticas, são pautadas nas discussões de Ullmann (1964), para análise será utilizado Sarmento (2009), no intuito de contribuir para o ensino no que diz respeito à formação de palavras. De acordo com as discussões e pesquisas realizadas foi possível observar que o trabalho com formações de palavras nos anos finais do ensino fundamental em uma perspectiva diacrônica é, ainda pouco abordada e por isso a necessidade de se refletir esse tema é tão importante. Desta forma buscou-se formas simples e eficazes de aplicabilidade do conteúdo em sala de aula.This paper deals with the formation of the Portuguese lexicon recalling the many transformations suffered by language considering the processes of change until it reaches what is called today of Portuguese Language. The internal and external factors will be considered as historical, social and political issues, so it is extremely important to highlight the strong influence that Latin America caused the formation of the Portuguese lexicon, taking into account the observed today, since it was from it that Portuguese originated. The paper proposes a A study that discusses the direct and indirect influence of vulgar Latin on lexicon formation from the etymological and semantic point of view that even forgotten or not known to speakers are responsible for the lexicon currently used. It is discussed as the This theme is proposed in textbooks and by extension at school. It is proposed from this conducting a qualitative analysis of the formation of the Portuguese lexicon, emphasizing which major influences have suffered over the years in their transformations. To this end, some proposals will be presented to work the theme in class class. The ideas discussed here are anchored in COUTINHO (2011), ILARI (2006), Teyssier (2001), to discuss the origins of the Portuguese Language, to semantic discussions, are based on in the discussions of Ullmann (1964), for analysis will be used Sarmento (2009), in order to contribute to teaching with regard to word formation. According to discussions and research conducted it was possible to observe that the work with words in the final years of elementary school from a diachronic perspective is still little This is why the need to reflect on this theme is so important. Thus Simple and effective ways of applying content in the classroom were sought.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, A. I.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588SILVA, Jorgevaldo de Souza.SOUSA, José Wanderley Alves de.SARAIVA, Zumira Gomes.2016-04-292019-11-19T16:26:49Z2019-11-192019-11-19T16:26:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9277SARAIVA, Zumira Gomes. Formação de palavras: o latim vulgar na sala de aula do ensino fundamental II. 2016. 47f. 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