A formação do administrador no Brasil: competências e habilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuazaqui, Edmir
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Lisboa, Teresinha Covas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66953
Resumo: O presente estudo objetivou pesquisar as principais habilidades e competências necessárias para a formação do Administrador no Brasil. A história da Administração está embasada nos princípios históricos dos trabalhos de Taylor, Fayol e seus seguidores. O aprofundamento dos estudos gerou vários momentos que deram origem às Escolas da Administração e que definiram as funções, que são: planejar organizar, comandar e controlar, existentes seja na área pública, seja na privada, vigentes até hoje. Para o desenvolvimento dessas funções, há necessidade do conhecimento de habilidades e competências, capacidade que o administrador necessita para desenvolver suas atividades, associando a teoria à prática profissional. A proposta dos cursos de Administração tem a finalidade de formar profissionais aptos para atuarem em mercados competitivos e em constantes mudanças. Possui a característica de desenvolver técnicas, práticas vivenciadas, flexibilidade, além de desenvolver o espírito empreendedor do aluno. Portanto, as habilidades estão presentes nas áreas de Administração como ferramentas necessárias para o desenvolvimento das lideranças, associadas às competências necessárias para o processo de tomada de decisão. A pesquisa foi embasada na literatura disponível, nas competências e habilidades profissionais instituídas pelo Ministério da Educação do Brasil para os cursos de Administração e as legislações Conselho Federal de Administração (CFA). A metodologia teve seu foco descritivo e exploratório, utilizando-se pesquisa bibliográfica e documental. A legislação que deu origem à profissão do Administrador foi estudada, buscando-se no Conselho Federal de Administração do Brasil os elementos necessários para embasar o estudo. Concluiu-se que os órgãos fiscalizadores (Conselho Federal e Conselhos Regionais) necessitam acompanhar as avaliações do Ministério da Educação com maior empenho, a fim de verificar como as habilidades e competências instituídas estão sendo adequadas às diretrizes dos cursos de Administração.
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