Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34216 |
Resumo: | Este trabalho teve como foco principal refletir sobre as questões pedagógicas propostas pelos libertários no Brasil no início do século XX. Esse foi um período de intensas transformações nos âmbitos: políticos, sociais e econômicos para a sociedade brasileira. Este pensamento foi analisado no primeiro momento por literaturas especializadas que retrataram o contexto histórico e o tema em questão. Já no segundo momento da pesquisa foram analisados artigos de um jornal operário e anarquista. Esta última fonte foi bastante pertinente para apreender o pensamento libertário. Pois, trata-se de um jornal de grande repercussão na sociedade e no movimento operário. Com o título A Plebe, tendo suas raízes na cidade de São Paulo, resistiu à política autoritária e de repressão aos meus de comunicação entre os anos de 1917 a 1935. Foi um jornal importante para os operários, pois, era visto como um importante veículo para a propagação de um pensamento próprio destes libertários. Uma vez que, este foi um jornal financiado pelos próprios trabalhadores. Então, o objetivo deste trabalho foi perceber a contribuição destes libertários no campo da educação no Brasil. A relevância desta pesquisa consiste em refletir sobre a contribuição destes anarquistas num campo tão importante para a sociedade e num período de tanta contradição política. Para a apreensão deste estudo foram analisados artigos do jornal que tratam sobre o tema da educação. As imagens do jornal A Plebe foram fotocopiadas nos arquivos de Edgar Leuenroth em São Paulo e posteriormente digitalizadas em CD. Então, estes artigos foram sistematicamente organizados em ordem cronológica, mantendo a originalidades dos textos na intenção de uma melhor apreensão do pensamento e dos acontecimentos da sociedade. Dentre os diversos temas debatidos entre os libertários com um diálogo sobre o campo da educação, destacamos: sociedade, igreja, Estado, Escola, criança, professor, trabalho manual e trabalho intelectual, ciência e arte, ensino e prática entre outras concepções sociais. Por fim, podemos compreender que através da leitura destes artigos é possível conhecer uma época importante na formação das instituições brasileiras, levando em consideração outra forma de perceber a sociedade. Tendo então como contribuição teórica um olhar diferente daquele apresentado por literaturas especializadas. |
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Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX.Education and society: an analysis of anarchist thought in Brazil at the beginning of the 20th century.Educação e sociedadePensamento anarquista - BrasilAnarquismo - BrasilJornal operário e anarquista - Brasil séc. XXLibertários - educação no BrasilJornal a Plebe - imagensHistória da Educação - BrasilEducation and societyAnarchist thought - BrazilAnarchism - BrazilWorkers' and anarchist newspaper - Brazil 19th century. XXLibertarians - education in BrazilJornal a Plebe - imagesHistory of Education - BrazilHistória.Este trabalho teve como foco principal refletir sobre as questões pedagógicas propostas pelos libertários no Brasil no início do século XX. Esse foi um período de intensas transformações nos âmbitos: políticos, sociais e econômicos para a sociedade brasileira. Este pensamento foi analisado no primeiro momento por literaturas especializadas que retrataram o contexto histórico e o tema em questão. Já no segundo momento da pesquisa foram analisados artigos de um jornal operário e anarquista. Esta última fonte foi bastante pertinente para apreender o pensamento libertário. Pois, trata-se de um jornal de grande repercussão na sociedade e no movimento operário. Com o título A Plebe, tendo suas raízes na cidade de São Paulo, resistiu à política autoritária e de repressão aos meus de comunicação entre os anos de 1917 a 1935. Foi um jornal importante para os operários, pois, era visto como um importante veículo para a propagação de um pensamento próprio destes libertários. Uma vez que, este foi um jornal financiado pelos próprios trabalhadores. Então, o objetivo deste trabalho foi perceber a contribuição destes libertários no campo da educação no Brasil. A relevância desta pesquisa consiste em refletir sobre a contribuição destes anarquistas num campo tão importante para a sociedade e num período de tanta contradição política. Para a apreensão deste estudo foram analisados artigos do jornal que tratam sobre o tema da educação. As imagens do jornal A Plebe foram fotocopiadas nos arquivos de Edgar Leuenroth em São Paulo e posteriormente digitalizadas em CD. Então, estes artigos foram sistematicamente organizados em ordem cronológica, mantendo a originalidades dos textos na intenção de uma melhor apreensão do pensamento e dos acontecimentos da sociedade. Dentre os diversos temas debatidos entre os libertários com um diálogo sobre o campo da educação, destacamos: sociedade, igreja, Estado, Escola, criança, professor, trabalho manual e trabalho intelectual, ciência e arte, ensino e prática entre outras concepções sociais. Por fim, podemos compreender que através da leitura destes artigos é possível conhecer uma época importante na formação das instituições brasileiras, levando em consideração outra forma de perceber a sociedade. Tendo então como contribuição teórica um olhar diferente daquele apresentado por literaturas especializadas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-31T11:27:24Z2024-01-312024-01-31T11:27:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34216FERREIRA, Denise Cristina. Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1782-1792. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34216porFERREIRA, Denise Cristina.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-31T11:27:47Zoai:localhost:riufcg/34216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-31T11:27:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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