Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Andrezza Gonzaga de.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10309
Resumo: O trabalho intitulado: Avaliação ou verificação: A prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental tem como objetivo analisar os métodos de avaliação adotados pelos professores identificando se essa avaliação é formativa e/ou aferida, assim também como identificar os instrumentos avaliativos observando os procedimentos, identificar a visão dos alunos sobre as práticas avaliativas verificando a aprendizagem que os mesmos identificam mediante as avaliações e por fim caracterizar a visão do professor para com prática avaliativa. A pesquisa proporcionou a construção de três capítulos, alinhados entre tópicos e subtópicos. Desta forma, no primeiro capítulo se encontra um esboço do significado da avaliação em seus diversos olhares, relação esta realizada por meio da visão de vários estudiosos desta área do conhecimento, destacando o que é avaliação e suas vertentes advindas do contexto social e escolar, assim também como a posição do Currículo e PCN. Após a contextualização realizada neste, o segundo capitulo trás como foco a metodologia e os aspectos metodológicos empregados a pesquisa, assim também como os objetos e os sujeitos que fizeram parte desta. Mediante toda essa abordagem o terceiro capítulo expõe, de forma explicita a análise realizada por meio dos dados alcançados, mediante observação e questionários aplicados aos docentes e discentes. Desta forma, as informações adquiridas com a pesquisa permitiram identificar consideravelmente o modelo de avaliação educacional adotada na Escola, possibilitando uma reflexão extremamente favorável para que a prática pedagógica reafirme o compromisso de engajar os educandos no processo de avaliação em seus diversos olhares, de tal maneira que a avaliação participativa/construtiva desmistifique a avaliação como prática punitiva, e classificatória.
id UFCG_d3783608050308449c9109a6a49c14f6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10309
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental.Assessment or verification: the practice of teachers in the early years of elementary school.AvaliaçãoAprendizagemPráticaEvaluationLearningPracticeEducação.O trabalho intitulado: Avaliação ou verificação: A prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental tem como objetivo analisar os métodos de avaliação adotados pelos professores identificando se essa avaliação é formativa e/ou aferida, assim também como identificar os instrumentos avaliativos observando os procedimentos, identificar a visão dos alunos sobre as práticas avaliativas verificando a aprendizagem que os mesmos identificam mediante as avaliações e por fim caracterizar a visão do professor para com prática avaliativa. A pesquisa proporcionou a construção de três capítulos, alinhados entre tópicos e subtópicos. Desta forma, no primeiro capítulo se encontra um esboço do significado da avaliação em seus diversos olhares, relação esta realizada por meio da visão de vários estudiosos desta área do conhecimento, destacando o que é avaliação e suas vertentes advindas do contexto social e escolar, assim também como a posição do Currículo e PCN. Após a contextualização realizada neste, o segundo capitulo trás como foco a metodologia e os aspectos metodológicos empregados a pesquisa, assim também como os objetos e os sujeitos que fizeram parte desta. Mediante toda essa abordagem o terceiro capítulo expõe, de forma explicita a análise realizada por meio dos dados alcançados, mediante observação e questionários aplicados aos docentes e discentes. Desta forma, as informações adquiridas com a pesquisa permitiram identificar consideravelmente o modelo de avaliação educacional adotada na Escola, possibilitando uma reflexão extremamente favorável para que a prática pedagógica reafirme o compromisso de engajar os educandos no processo de avaliação em seus diversos olhares, de tal maneira que a avaliação participativa/construtiva desmistifique a avaliação como prática punitiva, e classificatória.The paper entitled: Assessment and verification: The practice of teachers in the early years of primary school aims to analyze the evaluation methods adopted by teachers identifying whether this evaluation is formative and / or measured, so as to identify the evaluative instruments observing procedures identify students' views about assessment practices checking the learning that they identify through the reviews and finally characterize the vision of the teacher to assessment practice. The research provided the construction of three chapters, aligned between topics and subtopics. Thus, the first chapter is an outline of the meaning of evaluation in their various looks, this relationship held by many scholars view knowledge in this area, highlighting what is reviewed and its variations resulting from the social context and school, so as well as the position of Curriculum and NCP. After contextualization performed this, the second chapter focuses on the methodology behind the methodological aspects and research employees, so how objects and subjects that were part of this. Through this approach the entire third chapter explains, in explicit form through the analysis of data obtained through observation and questionnaires to teachers and students. Thus, the information gained from the research has pinpointed considerably valuation model adopted in educational school, providing a reflection extremely favorable for the pedagogical practice reaffirm the commitment to engage students in the assessment process in its different looks, so the participatory assessment / evaluation as constructive Demystify punitive practice and qualifying.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, Maria Janete de.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581CAMPOS , Maria de Lourdes.SOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, Andrezza Gonzaga de.20122019-12-18T14:20:02Z2019-12-182019-12-18T14:20:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10309SOUZA, Andrezza Gonzaga de. Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T17:44:20Zoai:localhost:riufcg/10309Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T17:44:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental.
Assessment or verification: the practice of teachers in the early years of elementary school.
title Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental.
SOUSA, Andrezza Gonzaga de.
Avaliação
Aprendizagem
Prática
Evaluation
Learning
Practice
Educação.
title_short Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental.
author SOUSA, Andrezza Gonzaga de.
author_facet SOUSA, Andrezza Gonzaga de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, Maria Janete de.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
CAMPOS , Maria de Lourdes.
SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Andrezza Gonzaga de.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Aprendizagem
Prática
Evaluation
Learning
Practice
Educação.
topic Avaliação
Aprendizagem
Prática
Evaluation
Learning
Practice
Educação.
description O trabalho intitulado: Avaliação ou verificação: A prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental tem como objetivo analisar os métodos de avaliação adotados pelos professores identificando se essa avaliação é formativa e/ou aferida, assim também como identificar os instrumentos avaliativos observando os procedimentos, identificar a visão dos alunos sobre as práticas avaliativas verificando a aprendizagem que os mesmos identificam mediante as avaliações e por fim caracterizar a visão do professor para com prática avaliativa. A pesquisa proporcionou a construção de três capítulos, alinhados entre tópicos e subtópicos. Desta forma, no primeiro capítulo se encontra um esboço do significado da avaliação em seus diversos olhares, relação esta realizada por meio da visão de vários estudiosos desta área do conhecimento, destacando o que é avaliação e suas vertentes advindas do contexto social e escolar, assim também como a posição do Currículo e PCN. Após a contextualização realizada neste, o segundo capitulo trás como foco a metodologia e os aspectos metodológicos empregados a pesquisa, assim também como os objetos e os sujeitos que fizeram parte desta. Mediante toda essa abordagem o terceiro capítulo expõe, de forma explicita a análise realizada por meio dos dados alcançados, mediante observação e questionários aplicados aos docentes e discentes. Desta forma, as informações adquiridas com a pesquisa permitiram identificar consideravelmente o modelo de avaliação educacional adotada na Escola, possibilitando uma reflexão extremamente favorável para que a prática pedagógica reafirme o compromisso de engajar os educandos no processo de avaliação em seus diversos olhares, de tal maneira que a avaliação participativa/construtiva desmistifique a avaliação como prática punitiva, e classificatória.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-12-18T14:20:02Z
2019-12-18
2019-12-18T14:20:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10309
SOUZA, Andrezza Gonzaga de. Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10309
identifier_str_mv SOUZA, Andrezza Gonzaga de. Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744423320289280