As interfaces da educação ambiental e o ensino de geografia: percepção ambiental de educandos (as) e educador da Escola Coronel /Serveliano de Farias Castro(EEEFM) no Município de Caraúbas-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.farias2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10938
Resumo: O reducionista em torno do termo ‘meio ambiente’ tem sido frequentemente observado na rotina pedagógica das instituições de ensino, essas quando tratam de tal problemática, limitam-se a um entendimento meramente ecológico-naturalista, fato comprovador da necessidade de viabilizar-se o desenvolvimento de estratégias didáticas capazes de chegar a esses espaços formativos e ressignificar conhecimentos dessa natureza. Neste sentido, a introdução da Educação Ambiental (EA) nas escolas em todos os níveis e modalidades de ensino pode contribuir para produzir mudanças de comportamento, de atitudes e valores, no intuito de defender, conservar e preservar o Meio Ambiente (MA) para as presentes e futuras gerações. Desta forma, a pesquisa teve por objetivo averiguar a percepção de Educação Ambiental (EA) que detém educandos (as) e educador no âmbito do ensino de Geografia no Ensino Fundamental na Escola Coronel Serveliano de Farias Castro (EEEFM) no município de Caraúbas – PB. Infere-se que essa inquietação originasse a partir da prática de professor de ensino fundamental em processo de formação na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, participante do grupo de pesquisa ‘Educação do Campo e sua relação com o Ensino de Geografia e EA’. Nesse trabalho, utilizou-se o pressuposto da pesquisa qualiquantitativa, por procurar investigar e compreender a percepção ambiental a partir de fomentos geográficos de educandos (as) e educador do componente curricular Geografia do 9º Ano do Ensino Fundamental da referida escola. Neste, aplicou-se questionários com educandos (as) e educador. Identificou-se ao final deste trabalho que os sujeitos participantes da pesquisa não percebem a EA em sua totalidade, a associa meramente aos fatores naturais, prática adversa de sociedade dita consumista e de EA contemporânea aos rumores da internacionalização do capital, como também, ao pensamento geográfico hodierno.
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Neste sentido, a introdução da Educação Ambiental (EA) nas escolas em todos os níveis e modalidades de ensino pode contribuir para produzir mudanças de comportamento, de atitudes e valores, no intuito de defender, conservar e preservar o Meio Ambiente (MA) para as presentes e futuras gerações. Desta forma, a pesquisa teve por objetivo averiguar a percepção de Educação Ambiental (EA) que detém educandos (as) e educador no âmbito do ensino de Geografia no Ensino Fundamental na Escola Coronel Serveliano de Farias Castro (EEEFM) no município de Caraúbas – PB. Infere-se que essa inquietação originasse a partir da prática de professor de ensino fundamental em processo de formação na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, participante do grupo de pesquisa ‘Educação do Campo e sua relação com o Ensino de Geografia e EA’. Nesse trabalho, utilizou-se o pressuposto da pesquisa qualiquantitativa, por procurar investigar e compreender a percepção ambiental a partir de fomentos geográficos de educandos (as) e educador do componente curricular Geografia do 9º Ano do Ensino Fundamental da referida escola. Neste, aplicou-se questionários com educandos (as) e educador. Identificou-se ao final deste trabalho que os sujeitos participantes da pesquisa não percebem a EA em sua totalidade, a associa meramente aos fatores naturais, prática adversa de sociedade dita consumista e de EA contemporânea aos rumores da internacionalização do capital, como também, ao pensamento geográfico hodierno.The reductionist around the term 'environment' has often been observed in the pedagogical routine of educational institutions, these when deal with such problematic, are limited to a merely ecological-naturalist understanding, a fact that proves the need for to enable the development of didactic strategies capable of reaching these formative spaces and resignify knowledge of this nature. In this sense, the introduction of Educação Ambiental (EA) [Environmental Education] in schools at all levels and modalities of education can contribute to produce changes in behavior, attitudes and values, in order to defend, conserve and preserve the Environment for the present and future generations. Thus, the research aimed to investigate the perception of EA that holds students and educator in the context of teaching geography in fundamental education at the school EEEFM Coronel Serveliano de Farias Castro in the municipality of Caraúbas – PB. We concluded that this restlessness originated from practice of teacher of fundamental education in the process of formation in the Interdisciplinary degree of Rural Education at the Sustainable Development Center of the Semi-arid at Federal University of Campina Grande, participant of the research group 'Rural Education and its relationship with the Teaching of Geography and EA’. In this work, we used the presupposition of qualitative and quantitative research, to search for to investigate and understand the environmental perception from the geographical foments of students and educator of the Geography curriculum component of the 9th grade of that school. In this, questionnaires with students and educator were applied. It was identified at the end of the work that the character participating in the research do not perceive the EA in its entirety, associating it merely to natural factors, adverse practice of so-called consumerist society and contemporary EA to rumors of capital internationalization, as well as to today's geographical thinking.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399DINIZ, Paulo César Oliveira.SILVA, Maria do Socorro.FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.2019-12-122020-01-14T15:59:20Z2020-01-142020-01-14T15:59:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.farias2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10938FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. As interfaces da educação ambiental e o ensino de geografia: percepção ambiental de educandos (as) e educador da Escola Coronel /Serveliano de Farias Castro(EEEFM) no Município de Caraúbas-PB. 102f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. 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