Ensino-aprendizagem do filo porífera: abordagem didática utilizando modelos tridimensionais.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19840 |
Resumo: | Apesar dos Poríferos serem animais conspícuos sob a óptica dos aspectos ecológicos (participam de muitas teias alimentares, abrigam comunidades de organismos aquáticos e algumas de suas espécies apresentam substâncias bioativas que são usadas em terapias anticancerígenas), muitas vezes o processo ensino-aprendizagem deste grupo zoológico não acontece de maneira eficaz. Objetivou-se descrever o emprego da abordagem didática utilizando modelos tridimensionais do Filo Porifera no processo ensino aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (Barra de Santa Rosa- PB). A pesquisa foi desenvolvida com 22 discentes do 7° ano da referida escola (turno diurno, apenas nos horários das aulas de ciências), durante o período de setembro a novembro de 2014. A coleta de dados deu-se através da aplicação de questionários semiestruturados e palestras junto aos alunos, além de vivências com a construção de modelos didáticos. Os dados foram trabalhados quali quantitativamente e apresentados na forma de textos e valores percentuais. Dentre os principais resultados, a maioria (72,73%) dos alunos não havia ido presencialmente ao ambiente de praia até o momento da pesquisa. Na vivência de construção dos modelos didáticos, os alunos mostraram-se bastante participativos. A importância atribuída ao ambiente praiano não variou muito do ponto de vista numérico nos dois momentos desse estudo. Todavia, o sentimento negativo de medo em relação ao ambiente da praia foi numericamente diminuído após a intervenção didática. Ao realizar a dinâmica com a massa de biscuit, registrou-se a importância das aulas dinâmicas que envolvam os alunos diretamente com o tema. Considera-se que as aulas teóricas são indispensáveis, mas que devem ser sempre acompanhadas de atividades dinâmicas, para que não se tornem cansativas. |
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Ensino-aprendizagem do filo porífera: abordagem didática utilizando modelos tridimensionais.Teaching-learning of the porifera phylum: didactic approach using three-dimensional models.Enseñanza-aprendizaje del filo porifera: abordaje didáctico mediante modelos tridimensionales.Processo Ensino AprendizagemDiscentesEnsino de BotânicaBiologia - conteúdo - ensinoEnsino de zoologiaEnsino de poríferaAmbiente marinhoFilo poríferaTeaching Learning ProcessStudentsBiology - content - teachingBotany teachingZoology teachingPorifer teachingMarine environmentPoriferous phylumProceso de aprendizaje de la enseñanzaEstudiantesBiología - contenido - enseñanzaEnseñanza de la botánicaEnseñanza de zoologíaEnseñanza poriferAmbiente marinoEnsino-AprendizagemBotânicaApesar dos Poríferos serem animais conspícuos sob a óptica dos aspectos ecológicos (participam de muitas teias alimentares, abrigam comunidades de organismos aquáticos e algumas de suas espécies apresentam substâncias bioativas que são usadas em terapias anticancerígenas), muitas vezes o processo ensino-aprendizagem deste grupo zoológico não acontece de maneira eficaz. Objetivou-se descrever o emprego da abordagem didática utilizando modelos tridimensionais do Filo Porifera no processo ensino aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (Barra de Santa Rosa- PB). A pesquisa foi desenvolvida com 22 discentes do 7° ano da referida escola (turno diurno, apenas nos horários das aulas de ciências), durante o período de setembro a novembro de 2014. A coleta de dados deu-se através da aplicação de questionários semiestruturados e palestras junto aos alunos, além de vivências com a construção de modelos didáticos. Os dados foram trabalhados quali quantitativamente e apresentados na forma de textos e valores percentuais. Dentre os principais resultados, a maioria (72,73%) dos alunos não havia ido presencialmente ao ambiente de praia até o momento da pesquisa. Na vivência de construção dos modelos didáticos, os alunos mostraram-se bastante participativos. A importância atribuída ao ambiente praiano não variou muito do ponto de vista numérico nos dois momentos desse estudo. Todavia, o sentimento negativo de medo em relação ao ambiente da praia foi numericamente diminuído após a intervenção didática. Ao realizar a dinâmica com a massa de biscuit, registrou-se a importância das aulas dinâmicas que envolvam os alunos diretamente com o tema. Considera-se que as aulas teóricas são indispensáveis, mas que devem ser sempre acompanhadas de atividades dinâmicas, para que não se tornem cansativas.Despite Porifera be conspicuous animais from the perspective of ecological aspects (part of many food webs, home providers to aquatic communities and some of their species have bioactive substances that are used in anticancer therapies), often the teaching-learning process of this zoological group does not happen effectively. This study aimed to describe the use of didactic approach using three-dimensional models of Porifera in the learning process at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (Barra de Santa Rosa- PB). The research was conducted with 22 students of the 7th year of that school (day shift only in times of science lessons), during the period from September to November 2014. Data collection was made through the application of semi-structured questionnaires and classes to the students, as well as experiences with the construction of didactic models. Data carne quali quantitatively and presented in the form of texts and percentages. Among the main results, the majority (72.73%) of the students did not go to the beach environment until the time of the survey. In the experience of construction of didactic models, students were quite participatory. The focus on beachy environment did not change much of the numerical point of view at the two moments of this study. However, the negative feeling of tear in relation to the beach environment was numerically reduced after didactic intervention. When performing dynamic with biscuit dough, there was the importance of dynamic classes involving students directly with the topic. lt is considered that the theorical classes are indispensable, but must always be accompanied by dynamic activities, to avoid that it become tiresome.Aunque los poríferos son animales conspicuos desde el punto de vista de los aspectos ecológico (participar en muchas redes tróficas, albergar comunidades de Los organismos acuáticos y algunas de sus especies tienen sustancias. sustancias bioactivas que se utilizan en terapias contra el cáncer), a menudo el proceso La enseñanza-aprendizaje de este grupo zoológico no ocurre de manera efectiva. El objetivo fue describir el uso del enfoque didáctico utilizando modelos. Aspectos tridimensionales de la Philo Porifera en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la Escuela. Escuela Primaria y Secundaria Estatal José Luiz Neto (Barra de Santa Rosa- PB). La investigación se llevó a cabo con 22 estudiantes del 7º año de esa escuela. (turno de día, solo durante el horario de clases de ciencias), durante el período de Septiembre a noviembre de 2014. La recolección de datos se realizó mediante la aplicación de cuestionarios semiestructurados y conferencias con estudiantes, además de experiencias con la construcción de modelos didácticos. Los datos fueron procesados quali cuantitativamente y presentado en forma de textos y valores porcentuales. Entre Los principales resultados, la mayoría (72,73%) de los estudiantes no habían ido en persona al entorno de la playa hasta el momento de la investigación. en la experiencia de construcción de los modelos didácticos, los estudiantes fueron muy participativos. La importancia atribuida al entorno de la playa no varió mucho desde el punto de vista numérico en los dos momentos de este estudio. Sin embargo, el sentimiento negativo de El miedo en relación con el entorno de la playa disminuyó numéricamente después de la Intervención didáctica. Al realizar la dinámica con la masa de galleta, la Importancia de clases dinámicas que involucren a los estudiantes directamente con el tema. Se considera que las clases teóricas son imprescindibles, pero que siempre deben ser acompañados de actividades dinámicas, para que no resulten fatigosas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Michelle Gomes.SANTOS, M. G.SANTOS, MICHELLE GOMEShttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.APOLINÁRIO, M. O.http://lattes.cnpq.br/5934335225871856MEDEIROS, Maria Franco Trindade.MEDEIROS, M. F. T.Medeiros, Maria FrancoMedeiros, Maria F. T.http://lattes.cnpq.br/1164256449539227SILVA, Catarina da.20142021-07-05T19:34:24Z2021-07-052021-07-05T19:34:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19840SILVA, Catarina da. Ensino-aprendizagem do filo porífera: abordagem didática utilizando modelos tridimensionais. 2014. 56 fl. 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Apesar dos Poríferos serem animais conspícuos sob a óptica dos aspectos ecológicos (participam de muitas teias alimentares, abrigam comunidades de organismos aquáticos e algumas de suas espécies apresentam substâncias bioativas que são usadas em terapias anticancerígenas), muitas vezes o processo ensino-aprendizagem deste grupo zoológico não acontece de maneira eficaz. Objetivou-se descrever o emprego da abordagem didática utilizando modelos tridimensionais do Filo Porifera no processo ensino aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (Barra de Santa Rosa- PB). A pesquisa foi desenvolvida com 22 discentes do 7° ano da referida escola (turno diurno, apenas nos horários das aulas de ciências), durante o período de setembro a novembro de 2014. A coleta de dados deu-se através da aplicação de questionários semiestruturados e palestras junto aos alunos, além de vivências com a construção de modelos didáticos. Os dados foram trabalhados quali quantitativamente e apresentados na forma de textos e valores percentuais. Dentre os principais resultados, a maioria (72,73%) dos alunos não havia ido presencialmente ao ambiente de praia até o momento da pesquisa. Na vivência de construção dos modelos didáticos, os alunos mostraram-se bastante participativos. A importância atribuída ao ambiente praiano não variou muito do ponto de vista numérico nos dois momentos desse estudo. Todavia, o sentimento negativo de medo em relação ao ambiente da praia foi numericamente diminuído após a intervenção didática. Ao realizar a dinâmica com a massa de biscuit, registrou-se a importância das aulas dinâmicas que envolvam os alunos diretamente com o tema. Considera-se que as aulas teóricas são indispensáveis, mas que devem ser sempre acompanhadas de atividades dinâmicas, para que não se tornem cansativas. |
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