A importância da educação infantil para pais e professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LACERDA, Suze Dayany Estrela.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6192
Resumo: O referido trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma Creche pública Municipal situada na cidade de São João do Rio do Peixe /PB, com o objetivo de Analisar a importância que pais e professores atribuem à Educação Infantil; Compreender o papel do professor da educação infantil no processo de desenvolvimento da criança; Identificar as contribuições dos pais no processo de desenvolvimento da criança junto à escola. Como aporte teórico foi utilizado os seguintes autores BRASIL (2009); OLIVEIRA (2007); BUJES (2001); BARBOSA (2009); SAMBRANO (2010) e LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). A metodologia desenvolvida pautou-se de um estudo de caso com caráter exploratório, uma vez que a finalidade estava em estudar minuciosamente a concepção dos pais e dos professores no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. Assim, o estudo focou-se na análise de dois questionários e entrevista semiestruturada aplicados às oito professoras e às oito Mães. O questionário aplicado às professoras continha sete questões e às Mães seis. Os resultados apontam que tanto as professoras como as mães compreendem a importância da Educação Infantil, porém, em algumas ocasiões, verificou-se contradições entre seus conhecimentos e suas práticas.
id UFCG_d52d4b07bc098264aed233398a4a5dd4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6192
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A importância da educação infantil para pais e professores.The importance of early childhood education for parents and teachers.Educação pré-escolar - São João do Rio do Peixe - PBEducação infantilRelação escola e famíliaPreschool Education - São João do Rio do Peixe - PB.Child educationSchool and family relationshipSão João do Rio do Peixe - PB - Educação InfantilEducação.O referido trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma Creche pública Municipal situada na cidade de São João do Rio do Peixe /PB, com o objetivo de Analisar a importância que pais e professores atribuem à Educação Infantil; Compreender o papel do professor da educação infantil no processo de desenvolvimento da criança; Identificar as contribuições dos pais no processo de desenvolvimento da criança junto à escola. Como aporte teórico foi utilizado os seguintes autores BRASIL (2009); OLIVEIRA (2007); BUJES (2001); BARBOSA (2009); SAMBRANO (2010) e LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). A metodologia desenvolvida pautou-se de um estudo de caso com caráter exploratório, uma vez que a finalidade estava em estudar minuciosamente a concepção dos pais e dos professores no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. Assim, o estudo focou-se na análise de dois questionários e entrevista semiestruturada aplicados às oito professoras e às oito Mães. O questionário aplicado às professoras continha sete questões e às Mães seis. Os resultados apontam que tanto as professoras como as mães compreendem a importância da Educação Infantil, porém, em algumas ocasiões, verificou-se contradições entre seus conhecimentos e suas práticas.This work presents the results of a survey conducted in a municipal Day- Care Center in São João do Rio do Peixe-PB, in order to analyze the importance that parents and teachers attach to Early Childhood Education; Understanding the role of professor of this kind of education in the child's development process; Identify the contributions of parents in child development process with the school. As theoretical contribution was used the following authors BRAZIL(2009); Oliveira(2007); Bujes(2001); BARBOSA(2009); Sambrano(2010) and LDB(Law of Directives and Bases of Education). The methodology was characterized of a case study with exploratory, since the purpose was to thoroughly study the design of parents and teachers in the teaching learning in kindergarten. Thus, the study focused on the analysis of two semi structured questionnaires applied both for the teachers as for mom. The questionnaire for the teachers contained seven questions and the mothers six questions. The results show that both the teachers and the mothers understand the importance of early childhood education, but do not seek to act on their knowledge, thus leaving much to be desired.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOARES, Luisa de Marillac Ramos.SOARES, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/3152646710019289NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.LACERDA, Suze Dayany Estrela.2015-03-182019-08-26T15:51:31Z2019-08-262019-08-26T15:51:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6192LACERDA, Suze Dayany Estrela. A importância da educação infantil para pais e professores. 2015. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T12:49:27Zoai:localhost:riufcg/6192Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T12:49:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da educação infantil para pais e professores.
The importance of early childhood education for parents and teachers.
title A importância da educação infantil para pais e professores.
spellingShingle A importância da educação infantil para pais e professores.
LACERDA, Suze Dayany Estrela.
Educação pré-escolar - São João do Rio do Peixe - PB
Educação infantil
Relação escola e família
Preschool Education - São João do Rio do Peixe - PB.
Child education
School and family relationship
São João do Rio do Peixe - PB - Educação Infantil
Educação.
title_short A importância da educação infantil para pais e professores.
title_full A importância da educação infantil para pais e professores.
title_fullStr A importância da educação infantil para pais e professores.
title_full_unstemmed A importância da educação infantil para pais e professores.
title_sort A importância da educação infantil para pais e professores.
author LACERDA, Suze Dayany Estrela.
author_facet LACERDA, Suze Dayany Estrela.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
SOARES, L. M. R.
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.author.fl_str_mv LACERDA, Suze Dayany Estrela.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar - São João do Rio do Peixe - PB
Educação infantil
Relação escola e família
Preschool Education - São João do Rio do Peixe - PB.
Child education
School and family relationship
São João do Rio do Peixe - PB - Educação Infantil
Educação.
topic Educação pré-escolar - São João do Rio do Peixe - PB
Educação infantil
Relação escola e família
Preschool Education - São João do Rio do Peixe - PB.
Child education
School and family relationship
São João do Rio do Peixe - PB - Educação Infantil
Educação.
description O referido trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma Creche pública Municipal situada na cidade de São João do Rio do Peixe /PB, com o objetivo de Analisar a importância que pais e professores atribuem à Educação Infantil; Compreender o papel do professor da educação infantil no processo de desenvolvimento da criança; Identificar as contribuições dos pais no processo de desenvolvimento da criança junto à escola. Como aporte teórico foi utilizado os seguintes autores BRASIL (2009); OLIVEIRA (2007); BUJES (2001); BARBOSA (2009); SAMBRANO (2010) e LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). A metodologia desenvolvida pautou-se de um estudo de caso com caráter exploratório, uma vez que a finalidade estava em estudar minuciosamente a concepção dos pais e dos professores no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. Assim, o estudo focou-se na análise de dois questionários e entrevista semiestruturada aplicados às oito professoras e às oito Mães. O questionário aplicado às professoras continha sete questões e às Mães seis. Os resultados apontam que tanto as professoras como as mães compreendem a importância da Educação Infantil, porém, em algumas ocasiões, verificou-se contradições entre seus conhecimentos e suas práticas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-18
2019-08-26T15:51:31Z
2019-08-26
2019-08-26T15:51:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6192
LACERDA, Suze Dayany Estrela. A importância da educação infantil para pais e professores. 2015. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6192
identifier_str_mv LACERDA, Suze Dayany Estrela. A importância da educação infantil para pais e professores. 2015. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388889247744