Telenovela “Mulheres Apaixonadas”: uma fábrica de sonhos e de identidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Vera Lúcia Alves da.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: ARAÚJO, Eronides Câmara de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34332
Resumo: Nossa pesquisa tem como propósito analisar e discutir as identidades masculinas e femininas construídas por Manoel Carlos na telenovela “Mulheres Apaixonadas” mediante estratégia discursiva que coloca o masculino no lugar de hegemônico, sedutor, caçador e irresistível e sujeito de disputa entre as mulheres; enquanto o feminino é posicionado como frágil caça apta a ser seduzida. Reafirmando, demarcando fronteiras e privilegiando diferenças em uma relação binária que reserva para o feminino, o lugar de segundo sexo, por ser suscetível a ser caçado pelo macho inveterado. Para tanto, através das falas dos personagens e da literatura disponível sobre o tema, faremos um estudo do discurso novelística. Tendo em vista que a construção lingüística e discursiva do autor não se faz inocente, mas possuidora de uma pressão secretamente mascarada, que para além do entretenimento, constitui-se em máquina terrivelmente poderosa que esconde procedimentos que exclui o feminino, ordena lugares, distribuindo e selecionando modelos de identidades a serem perigosamente materializado. Propondo papéis social e culturalmente estabelecidos pela sociedade que permite ao novelista construir uma organização social hierárquica onde o masculino é hegemônico por assumir uma posição privilegiada sob o feminino. Reproduzindo práticas produzidas na sociedade patriarcal que ignora as mudanças na esfera de gênero posicionando as mulheres como desprivilegiadas, subordinadas, marginalizadas e cúmplices desta forma de masculinidade, revelada como preferencial entre elas ao se deixarem seduzir por estes que as desafiam em um jogo simbólico, onde articula estratégias irresistíveis e enlutáveis que as levam a se renderem aos encantos deste macho cuja virilidade exaltada, seve de arena para o feminino se digladiar em verdadeiras guerras pelo amor dos mesmos. A trama repleta de apelos de desejos e paixões e conteúdo que se aproxima da realidade cotidiana serve como um laboratório que propaga sons e imagens encantadas e fascinantes que levam os receptores a uma interação com os personagens que vendem modelos de comportamentos e percepções de mundo e pessoas que adentram aos olhos dos telespectadores e penetra em sua sensibilidade, delineado subjetividades produzidas pela combinação de valores propagados e repertório individual em um processo guiado pela cultura, envolvendo a mestiçagem de múltiplas forças internas e externas, que perigosamente molda e produz identidades.
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