Semiótica e literatura popular: uma proposta de análise do cordel para o Ensino Médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Lizandra Freires.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9151
Resumo: O gênero cordel é desenvolvido na escrita, partindo de pressupostos da oralidade. Sua construção visa à reprodução oral, o que lhe confere um ritmo próprio da fala, incorporando elementos presentes nas cantorias. Dessa forma, o cordel pode ser um grande aliado nas estratégias de leitura e compreensão da realidade, bem como instrumento de conscientização para injustiças sociais. Sendo assim, nosso trabalho tem como objetivo geral, propor um modelo de análise do cordel sob a perspectiva da semiótica greimasiana aplicado ao trabalho de compreensão textual no 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, estudamos o percurso gerativo da significação; selecionamos o corpus de aplicação da análise; analisamos o corpus, seguindo critérios para a elaboração de uma proposta de ensino. Nessa intenção, nos apoiamos nas concepções teóricas de Greimas (1975) que justifica a análise interna do texto pelo exame do percurso gerativo da significação, o que significa investigar os sentidos do texto, considerando a cultura em que foi concebido. O caminho metodológico que seguimos contempla uma abordagem qualitativa e se constitui uma pesquisa bibliográfico-analítica. O universo de pesquisa foi constituído por 16 folhetos de cordel do escritor pombalense Leandro Gomes de Barros. Desse universo, foi selecionada como amostragem o folheto História da Donzela Teodora, que constituiu o corpus para a proposta de análise para o Ensino Médio. Dos três níveis do percurso, fixamo-nos na discursivização, cujas categorias exploradas foram: na sintaxe o enunciador, o enunciatário, o tempo e o espaço; na semântica a figurativização e a tematização. Discursivizando tais categorias, a ideia predominante no cordel parece ser a de questionar alguns valores do povo nordestino, como o papel da mulher atuante no palco da submissão, uma vez que projeta no discurso um dos atores na pele de uma donzela, estereótipo de moça pura, dando-lhe voz e postura que só eram permitidas ao homem. O questionamento a que nos referimos é um modo a defender a possível tese de que a mulher é sábia, pode e deve, portanto, ter voz e se expressar. Comprova-se, no discurso, quando a donzela vence todos os sábios que lhe desafiam, todos eles homens, numa região em que o homem parecia ser mais “homem” do que apenas o “macho”, que a mulher tem poder muitas vezes negado, especialmente numa sociedade machista.
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spelling Semiótica e literatura popular: uma proposta de análise do cordel para o Ensino Médio.Semiotics and popular literature: a proposal for string analysis for high school.SemioticaLiteratura popularCordelSemioticsPopular literatureCordelLetras - Língua Portuguesa.O gênero cordel é desenvolvido na escrita, partindo de pressupostos da oralidade. Sua construção visa à reprodução oral, o que lhe confere um ritmo próprio da fala, incorporando elementos presentes nas cantorias. Dessa forma, o cordel pode ser um grande aliado nas estratégias de leitura e compreensão da realidade, bem como instrumento de conscientização para injustiças sociais. Sendo assim, nosso trabalho tem como objetivo geral, propor um modelo de análise do cordel sob a perspectiva da semiótica greimasiana aplicado ao trabalho de compreensão textual no 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, estudamos o percurso gerativo da significação; selecionamos o corpus de aplicação da análise; analisamos o corpus, seguindo critérios para a elaboração de uma proposta de ensino. Nessa intenção, nos apoiamos nas concepções teóricas de Greimas (1975) que justifica a análise interna do texto pelo exame do percurso gerativo da significação, o que significa investigar os sentidos do texto, considerando a cultura em que foi concebido. O caminho metodológico que seguimos contempla uma abordagem qualitativa e se constitui uma pesquisa bibliográfico-analítica. O universo de pesquisa foi constituído por 16 folhetos de cordel do escritor pombalense Leandro Gomes de Barros. Desse universo, foi selecionada como amostragem o folheto História da Donzela Teodora, que constituiu o corpus para a proposta de análise para o Ensino Médio. Dos três níveis do percurso, fixamo-nos na discursivização, cujas categorias exploradas foram: na sintaxe o enunciador, o enunciatário, o tempo e o espaço; na semântica a figurativização e a tematização. Discursivizando tais categorias, a ideia predominante no cordel parece ser a de questionar alguns valores do povo nordestino, como o papel da mulher atuante no palco da submissão, uma vez que projeta no discurso um dos atores na pele de uma donzela, estereótipo de moça pura, dando-lhe voz e postura que só eram permitidas ao homem. O questionamento a que nos referimos é um modo a defender a possível tese de que a mulher é sábia, pode e deve, portanto, ter voz e se expressar. Comprova-se, no discurso, quando a donzela vence todos os sábios que lhe desafiam, todos eles homens, numa região em que o homem parecia ser mais “homem” do que apenas o “macho”, que a mulher tem poder muitas vezes negado, especialmente numa sociedade machista.The Cordel genre is developed in the writing, through assumptions of orality. Its construction aims the oral reproduction, which gives it an own rhythm of speaking, incorporating elements present in Cantorias. Thus, Cordel can be a great ally in reading strategies and reality comprehension, and a consciousness tool for social injustice. Therefore, our work has the general objective of proposing an analysis model for Cordel from the perspective of greimasian semiotics applied to the text comprehension work in the 1st year of high school. For it, we studied the generative course of meaning; we selected the corpus of application of the analysis; we analyzed the corpus in accordance to criteria for the development of an educational proposal. In this intention, we relied on the theoretical concepts of Greimas (1975) that justifies the internal analysis of text by the exam of the generative course of signification, which means investigating the text significances, considering the culture in which it was conceived. The methodological path we tracked contemplates a qualitative approach, being a bibliographic-analytical research. The universe of the study was 16 Cordel pamphlets of the Pombalense writer, Leandro Gomes de Barros. From this universe, a sample was selected to be worked on: the leaflet História da Donzela Teodora, which constituted the corpus for the proposal analysis for the high school. From the three levels of the course, we focused on discursivization, whose the explored categories were: in syntax the enunciator, the enunciatee, time and space; in semantic figurativization and theming. Confabulating those categories, the prevalent idea in the Cordel genre seems to be questioned about some values of Nordestino people, as the role of active women in the submission stage, as projected in the speech, one of the actors in the skin of a maiden, pure girl stereotype, giving her voice and posture only allowed to man. The question we refer is a way to defend the possible thesis that the women are wise, they can have and they must have a voice, and express themselves. It is proved in the speech when the maiden wins all the wise who challenge her, all of those men, in a region where the man seemed to be more "human" than just "male" that the woman often has her power denied especially in a male-dominated society.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968SOUSA, José Wanderley Alves de.PEREIRA, Hérica Paiva.RODRIGUES, Lizandra Freires.2016-05-232019-11-13T14:50:00Z2019-11-132019-11-13T14:50:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9151RODRIGUES, Lizandra Freires. Semiótica e literatura popular: uma proposta de análise do cordel para o Ensino Médio. 2016. 72f. 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