O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Victor Hugo Matias de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.brito
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9979
Resumo: O marketing eleitoral atualmente é essencial para os processos eleitorais, podendo ser um fator determinante para que uma campanha eleitoral seja vitoriosa ao final do pleito. O problema central deste estudo é qual a percepção dos vereadores eleitos no pleito de 2016 no município de Sumé, na Paraíba, acerca da utilização do marketing em sua campanha eleitoral? O objetivo geral foi compreender a visão que os atuais vereadores da cidade de Sumé na Paraíba têm em relação a importância do marketing eleitoral para a vitória na sua eleição. Como objetivos específicos, têm-se: identificar qual a importância e os possíveis ganhos na utilização do marketing no período eleitoral para os candidatos; descrever as estratégias de marketing eleitoral usadas pelos vereadores de Sumé, na Paraíba, na campanha eleitoral de 2016; sugerir melhorias no marketing eleitoral dos candidatos a vereadores para resultados favoráveis em pleitos eleitorais. Metodologicamente, este trabalho apresenta características de um estudo descritivo-exploratório, aplicada, de natureza qualitativa e quantitativa. Como resultados, verificou-se que os atuais vereadores da cidade de Sumé fizeram uso de alguns instrumentos que o marketing eleitoral dispõe, mas não de todos. Conclui-se, que os vereadores entendem a importância da utilização do marketing eleitoral em disputas eleitorais, mas não fazem uso de todo seu potencial por falta de informação a respeito do tema.
id UFCG_d7bdd996d8ac38c31c079c1a9361c780
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9979
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016.The use of marketing as an electoral strategy: the instruments used by the city councilors of the city of Sumé - PB in the 2016 election.Marketing eleitoralEleições municipais - marketingEstratégia de marketingMarketing políticoElectoral marketingMunicipal elections - marketingMarketing strategyPolitical marketingO marketing eleitoral atualmente é essencial para os processos eleitorais, podendo ser um fator determinante para que uma campanha eleitoral seja vitoriosa ao final do pleito. O problema central deste estudo é qual a percepção dos vereadores eleitos no pleito de 2016 no município de Sumé, na Paraíba, acerca da utilização do marketing em sua campanha eleitoral? O objetivo geral foi compreender a visão que os atuais vereadores da cidade de Sumé na Paraíba têm em relação a importância do marketing eleitoral para a vitória na sua eleição. Como objetivos específicos, têm-se: identificar qual a importância e os possíveis ganhos na utilização do marketing no período eleitoral para os candidatos; descrever as estratégias de marketing eleitoral usadas pelos vereadores de Sumé, na Paraíba, na campanha eleitoral de 2016; sugerir melhorias no marketing eleitoral dos candidatos a vereadores para resultados favoráveis em pleitos eleitorais. Metodologicamente, este trabalho apresenta características de um estudo descritivo-exploratório, aplicada, de natureza qualitativa e quantitativa. Como resultados, verificou-se que os atuais vereadores da cidade de Sumé fizeram uso de alguns instrumentos que o marketing eleitoral dispõe, mas não de todos. Conclui-se, que os vereadores entendem a importância da utilização do marketing eleitoral em disputas eleitorais, mas não fazem uso de todo seu potencial por falta de informação a respeito do tema.Electoral marketing is currently essential to electoral processes and can be a determining factor for an electoral campaign to be successful at the end of the election. The central problem of this study is what is the perception of city councilmen elected in the 2016 election in the city of Sumé, Paraíba, about the use of marketing in their electoral campaign? The general objective was to understand the vision that the current councilors of the city of Sumé in Paraíba have regarding the importance of electoral marketing for the victory in their election. Specific objectives include: identifying the importance and possible gains of using marketing in the election period for candidates; describe the electoral marketing strategies used by the councilmen of Sumé, in Paraíba, in 2016 election campaign; to suggest improvements in the electoral marketing of candidates for city councilors for favorable results in elections. Methodologically, this work presents characteristics of a descriptive-exploratory, applied, qualitative and quantitative study. As a result, it was verified that the current councilors of the city of Sumé made use of some instruments that electoral marketing has, but not all of them. It’s concluded that the councilors understand the importance of the electoral marketing in electoral disputes, but don’t make use of their full potential due to lack of information about the subject.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Luiz Antônio Coêlho da.SILVA, L. A. C.http://lattes.cnpq.br/2781635627109670SILVA, Allan Gustavo Freire da.SOUSA, Edén Duarte de.BRITO, Victor Hugo Matias de.2019-07-032019-12-09T09:54:46Z2019-12-092019-12-09T09:54:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.britohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9979BRITO, Victor Hugo Matias de. O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016. 2019. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9979porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-26T18:20:01Zoai:localhost:riufcg/9979Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-26T18:20:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016.
The use of marketing as an electoral strategy: the instruments used by the city councilors of the city of Sumé - PB in the 2016 election.
title O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016.
spellingShingle O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016.
BRITO, Victor Hugo Matias de.
Marketing eleitoral
Eleições municipais - marketing
Estratégia de marketing
Marketing político
Electoral marketing
Municipal elections - marketing
Marketing strategy
Political marketing
title_short O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016.
title_full O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016.
title_fullStr O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016.
title_full_unstemmed O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016.
title_sort O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016.
author BRITO, Victor Hugo Matias de.
author_facet BRITO, Victor Hugo Matias de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.
SILVA, L. A. C.
http://lattes.cnpq.br/2781635627109670
SILVA, Allan Gustavo Freire da.
SOUSA, Edén Duarte de.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Victor Hugo Matias de.
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing eleitoral
Eleições municipais - marketing
Estratégia de marketing
Marketing político
Electoral marketing
Municipal elections - marketing
Marketing strategy
Political marketing
topic Marketing eleitoral
Eleições municipais - marketing
Estratégia de marketing
Marketing político
Electoral marketing
Municipal elections - marketing
Marketing strategy
Political marketing
description O marketing eleitoral atualmente é essencial para os processos eleitorais, podendo ser um fator determinante para que uma campanha eleitoral seja vitoriosa ao final do pleito. O problema central deste estudo é qual a percepção dos vereadores eleitos no pleito de 2016 no município de Sumé, na Paraíba, acerca da utilização do marketing em sua campanha eleitoral? O objetivo geral foi compreender a visão que os atuais vereadores da cidade de Sumé na Paraíba têm em relação a importância do marketing eleitoral para a vitória na sua eleição. Como objetivos específicos, têm-se: identificar qual a importância e os possíveis ganhos na utilização do marketing no período eleitoral para os candidatos; descrever as estratégias de marketing eleitoral usadas pelos vereadores de Sumé, na Paraíba, na campanha eleitoral de 2016; sugerir melhorias no marketing eleitoral dos candidatos a vereadores para resultados favoráveis em pleitos eleitorais. Metodologicamente, este trabalho apresenta características de um estudo descritivo-exploratório, aplicada, de natureza qualitativa e quantitativa. Como resultados, verificou-se que os atuais vereadores da cidade de Sumé fizeram uso de alguns instrumentos que o marketing eleitoral dispõe, mas não de todos. Conclui-se, que os vereadores entendem a importância da utilização do marketing eleitoral em disputas eleitorais, mas não fazem uso de todo seu potencial por falta de informação a respeito do tema.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03
2019-12-09T09:54:46Z
2019-12-09
2019-12-09T09:54:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.brito
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9979
BRITO, Victor Hugo Matias de. O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016. 2019. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9979
url https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.brito
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9979
identifier_str_mv BRITO, Victor Hugo Matias de. O uso do marketing como estratégia eleitoral: os instrumentos utilizados pelos vereadores da cidade de Sumé – PB no pleito eleitoral de 2016. 2019. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744420566728704