Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Marcel Augusto Brito Neves.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9140
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo examinar a existência de influência no resultado eleitoral legislativo estadual concernente aos mais variados gastos relacionados ao Marketing Eleitoral e averiguar se sua importância no sucesso eleitoral dos candidatos é relevante ao ponto de ser estudado pela Ciência Política. Testando se esses gastos são influenciadores em uma eleição e se os candidatos que gastam mais em Marketing Político e Eleitoral tem maior proximidade do quociente eleitoral e se logram êxito nas eleições. Verificando o percentual do marketing nos custos de uma campanha eleitoral e, por conseguinte qual o padrão dos gastos em comunicação feitos e declarados pelos candidatos. Usando como unidade de análise os candidatos a deputados estaduais na eleição de 2018 em todo o País. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica na Comunicação Social, no Marketing, no Direito e na Ciência Política, e desaguando num teste estatístico para tentar confirmar a hipótese de que quanto mais recurso alocado para comunicação, publicidade e marketing maior será a possibilidade de sucesso eleitoral, utilizando para isso dados secundários originados do Tribunal Superior Eleitoral. Os resultados obtidos pela pesquisa identificaram influência do Marketing Eleitoral sobre as variáveis selecionadas, confirmando as expectativas teóricas do modelo.
id UFCG_439ef20a43024dd9260f90afe025313b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9140
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil.Marketing and electoral success of state deputies in the Brazil.Marketing EleitoralEleiçõesDeputados EstaduaisElectoral MarketingElectionsState DeputiesCiência PolíticaEsta dissertação teve como objetivo examinar a existência de influência no resultado eleitoral legislativo estadual concernente aos mais variados gastos relacionados ao Marketing Eleitoral e averiguar se sua importância no sucesso eleitoral dos candidatos é relevante ao ponto de ser estudado pela Ciência Política. Testando se esses gastos são influenciadores em uma eleição e se os candidatos que gastam mais em Marketing Político e Eleitoral tem maior proximidade do quociente eleitoral e se logram êxito nas eleições. Verificando o percentual do marketing nos custos de uma campanha eleitoral e, por conseguinte qual o padrão dos gastos em comunicação feitos e declarados pelos candidatos. Usando como unidade de análise os candidatos a deputados estaduais na eleição de 2018 em todo o País. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica na Comunicação Social, no Marketing, no Direito e na Ciência Política, e desaguando num teste estatístico para tentar confirmar a hipótese de que quanto mais recurso alocado para comunicação, publicidade e marketing maior será a possibilidade de sucesso eleitoral, utilizando para isso dados secundários originados do Tribunal Superior Eleitoral. Os resultados obtidos pela pesquisa identificaram influência do Marketing Eleitoral sobre as variáveis selecionadas, confirmando as expectativas teóricas do modelo.This dissertation aimed to examine the existence of influence on the state legislative electoral result concerning the various expenses related to Electoral Marketing and to determine if its importance in the electoral success of candidates is relevant to the point of being studied by Political Science. Testing whether these expenditures are determinant in an election and whether the candidates who spend the most on political and electoral marketing are closer to the electoral quotient. Checking the percentage of marketing in the costs of an election campaign and therefore what is the pattern of communication spending made and declared by candidates. Using as a unit of analysis the election of 2018 throughout the country more precisely with regard to State Deputies. To this end, a literature review was made in the Media, Marketing and Political Science, and was conducted in a statistical test to try to confirm the hypothesis that the more resources allocated for communication, advertising and marketing, the greater the possibility of electoral success, using for this secondary data originated from the Superior Electoral Court. The results obtained by the research identified the influence of Electoral Marketing on the selected variables, confirming the theoretical expectations of the model.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICAUFCGMELO, Clóvis Alberto Vieira de.MELO, C. A. V.http://lattes.cnpq.br/4188164925943585TAROUCO, Gabriela.COSTA, Saulo Felipe.PEREIRA, Marcel Augusto Brito Neves.2019-08-222019-11-13T12:21:58Z2019-11-132019-11-13T12:21:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9140PEREIRA, M. A. B. N. Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Pós-Graduação em Ciência Política, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-18T22:59:57Zoai:localhost:riufcg/9140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-18T22:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil.
Marketing and electoral success of state deputies in the Brazil.
title Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil.
spellingShingle Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil.
PEREIRA, Marcel Augusto Brito Neves.
Marketing Eleitoral
Eleições
Deputados Estaduais
Electoral Marketing
Elections
State Deputies
Ciência Política
title_short Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil.
title_full Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil.
title_fullStr Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil.
title_full_unstemmed Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil.
title_sort Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil.
author PEREIRA, Marcel Augusto Brito Neves.
author_facet PEREIRA, Marcel Augusto Brito Neves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MELO, Clóvis Alberto Vieira de.
MELO, C. A. V.
http://lattes.cnpq.br/4188164925943585
TAROUCO, Gabriela.
COSTA, Saulo Felipe.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Marcel Augusto Brito Neves.
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Eleitoral
Eleições
Deputados Estaduais
Electoral Marketing
Elections
State Deputies
Ciência Política
topic Marketing Eleitoral
Eleições
Deputados Estaduais
Electoral Marketing
Elections
State Deputies
Ciência Política
description Esta dissertação teve como objetivo examinar a existência de influência no resultado eleitoral legislativo estadual concernente aos mais variados gastos relacionados ao Marketing Eleitoral e averiguar se sua importância no sucesso eleitoral dos candidatos é relevante ao ponto de ser estudado pela Ciência Política. Testando se esses gastos são influenciadores em uma eleição e se os candidatos que gastam mais em Marketing Político e Eleitoral tem maior proximidade do quociente eleitoral e se logram êxito nas eleições. Verificando o percentual do marketing nos custos de uma campanha eleitoral e, por conseguinte qual o padrão dos gastos em comunicação feitos e declarados pelos candidatos. Usando como unidade de análise os candidatos a deputados estaduais na eleição de 2018 em todo o País. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica na Comunicação Social, no Marketing, no Direito e na Ciência Política, e desaguando num teste estatístico para tentar confirmar a hipótese de que quanto mais recurso alocado para comunicação, publicidade e marketing maior será a possibilidade de sucesso eleitoral, utilizando para isso dados secundários originados do Tribunal Superior Eleitoral. Os resultados obtidos pela pesquisa identificaram influência do Marketing Eleitoral sobre as variáveis selecionadas, confirmando as expectativas teóricas do modelo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-22
2019-11-13T12:21:58Z
2019-11-13
2019-11-13T12:21:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9140
PEREIRA, M. A. B. N. Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Pós-Graduação em Ciência Política, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9140
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9140
identifier_str_mv PEREIRA, M. A. B. N. Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Pós-Graduação em Ciência Política, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744412466479104