Leitura nos anos iniciais: a construção do hábito de ler.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FORMIGA, Cicleide Alves da Nóbrega.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13022
Resumo: O referido trabalho monográfico destaca a importância da construção do hábito de ler nos anos iniciais. Desta forma, o leitor critico se constitui a partir do habito e do gosto pela leitura; uma leitura mais complexa e contextualizada, do mundo que o cerca, de suas vivências, de suas historias. O leitor autônomo e aquele capaz de interagir com outras leituras, com outros leitores e principalmente com os autores. A formação de sujeitos críticos e intelectualizados permite vislumbrar uma sociedade mais preparada para as demandas impostas pelo capitalismo e pela tecnologia. A importância do tema suscita para inúmeras discussões que foram analisadas e refletidas através da prática educativa que teve lugar na escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, Sousa - PB. Com o escopo de analisar a deficiência do ato de ler e escrever no quinto ano do ensino fundamental, as relevantes discussões fundamentam o objeto de estudo deste trabalho, que contribuirá para conscientizar o profissional da educação, da urgente necessidade de reflexão e transformação pertinentes a construção do hábito e do gosto pela leitura. Para tanto, o processo de aprendizagem e o gosto pela leitura para a criança precisa ter algum significado que a estimule e desta forma ela possa se interessar pelo o que esta aprendendo, o que foi observável no estagio que realizei e que fundamentaram este trabalho. Nesse estudo, priorizou-se como fundamentação teórica, vários autores e estudiosos a cerca do tema, tais como: Paulo Freire, Maria Helena Martins, Ana Teberosky, Emília Ferreiro, entre outros. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados. As perguntas nele inseridas voltaram-se para a compreensão dos procedimentos utilizados pelo educador no sentido de tornar seu alunado a sentir prazer pela leitura e a produzir novos textos a partir dessas leituras. Os resultados mostram com clareza a deficiência e a urgente necessidade de transformações imbuídas de medidas eficazes no sentido de superar as inúmeras dificuldades que permeiam este complexo processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
id UFCG_d7d9b12327de7c05cbc9dc2f0a1b95e0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13022
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Leitura nos anos iniciais: a construção do hábito de ler.Reading in the early years: building the habit of reading.Hábito de leitura-criançasLeituras- séries iniciaisEnsino fundamental-ler e escreverLeitura e escrita-aprendizagemReading Habit - ChildrenReadings - initial seriesElementary education-reading and writingReading and writing-learningO referido trabalho monográfico destaca a importância da construção do hábito de ler nos anos iniciais. Desta forma, o leitor critico se constitui a partir do habito e do gosto pela leitura; uma leitura mais complexa e contextualizada, do mundo que o cerca, de suas vivências, de suas historias. O leitor autônomo e aquele capaz de interagir com outras leituras, com outros leitores e principalmente com os autores. A formação de sujeitos críticos e intelectualizados permite vislumbrar uma sociedade mais preparada para as demandas impostas pelo capitalismo e pela tecnologia. A importância do tema suscita para inúmeras discussões que foram analisadas e refletidas através da prática educativa que teve lugar na escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, Sousa - PB. Com o escopo de analisar a deficiência do ato de ler e escrever no quinto ano do ensino fundamental, as relevantes discussões fundamentam o objeto de estudo deste trabalho, que contribuirá para conscientizar o profissional da educação, da urgente necessidade de reflexão e transformação pertinentes a construção do hábito e do gosto pela leitura. Para tanto, o processo de aprendizagem e o gosto pela leitura para a criança precisa ter algum significado que a estimule e desta forma ela possa se interessar pelo o que esta aprendendo, o que foi observável no estagio que realizei e que fundamentaram este trabalho. Nesse estudo, priorizou-se como fundamentação teórica, vários autores e estudiosos a cerca do tema, tais como: Paulo Freire, Maria Helena Martins, Ana Teberosky, Emília Ferreiro, entre outros. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados. As perguntas nele inseridas voltaram-se para a compreensão dos procedimentos utilizados pelo educador no sentido de tornar seu alunado a sentir prazer pela leitura e a produzir novos textos a partir dessas leituras. Os resultados mostram com clareza a deficiência e a urgente necessidade de transformações imbuídas de medidas eficazes no sentido de superar as inúmeras dificuldades que permeiam este complexo processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.This monographic work highlights the importance of building the habit of reading in the early years. In this way, the critical reader is constituted from the habit and the taste for reading; a more complex and contextualized reading, of the world around you, of your experiences, of your stories. The autonomous reader and the one capable of interacting with other readings, with other readers and mainly with the authors. The formation of critical and intellectualized subjects allows a glimpse of a society more prepared for the demands imposed by capitalism and technology. The importance of the theme raises for countless discussions that were analyzed and reflected through the educational practice that took place in the State Elementary School Batista Leite, Sousa - PB. With the scope of analyzing the deficiency of the act of reading and writing in the fifth year of elementary school, the relevant discussions support the object of study of this work, which will contribute to make the education professional aware of the urgent need for reflection and transformation pertinent to the construction habit and taste for reading. For this, the learning process and the taste for reading for the child needs to have some meaning that stimulates him and this way he can be interested in what he is learning, what was observable in the internship that I accomplished and that founded this work. In this study, several authors and scholars on the topic were prioritized as theoretical foundations, such as: Paulo Freire, Maria Helena Martins, Ana Teberosky, Emília Ferreiro, among others. To carry out this research, a questionnaire was used as an instrument of data collection. The questions inserted in it turned to the understanding of the procedures used by the educator in order to make his students feel pleasure in reading and to produce new texts from these readings. The results clearly show the deficiency and the urgent need for transformations imbued with effective measures in order to overcome the countless difficulties that permeate this complex process of teaching and learning reading and writing.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581FORMIGA, Cicleide Alves da Nóbrega.20092020-06-26T16:22:56Z2020-06-262020-06-26T16:22:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13022FORMIGA, Cicleide Alves da Nóbrega. Leitura nos anos iniciais: a construção do hábito de ler. 2009. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T17:40:36Zoai:localhost:riufcg/13022Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T17:40:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura nos anos iniciais: a construção do hábito de ler.
Reading in the early years: building the habit of reading.
title Leitura nos anos iniciais: a construção do hábito de ler.
spellingShingle Leitura nos anos iniciais: a construção do hábito de ler.
FORMIGA, Cicleide Alves da Nóbrega.
Hábito de leitura-crianças
Leituras- séries iniciais
Ensino fundamental-ler e escrever
Leitura e escrita-aprendizagem
Reading Habit - Children
Readings - initial series
Elementary education-reading and writing
Reading and writing-learning
title_short Leitura nos anos iniciais: a construção do hábito de ler.
title_full Leitura nos anos iniciais: a construção do hábito de ler.
title_fullStr Leitura nos anos iniciais: a construção do hábito de ler.
title_full_unstemmed Leitura nos anos iniciais: a construção do hábito de ler.
title_sort Leitura nos anos iniciais: a construção do hábito de ler.
author FORMIGA, Cicleide Alves da Nóbrega.
author_facet FORMIGA, Cicleide Alves da Nóbrega.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv FORMIGA, Cicleide Alves da Nóbrega.
dc.subject.por.fl_str_mv Hábito de leitura-crianças
Leituras- séries iniciais
Ensino fundamental-ler e escrever
Leitura e escrita-aprendizagem
Reading Habit - Children
Readings - initial series
Elementary education-reading and writing
Reading and writing-learning
topic Hábito de leitura-crianças
Leituras- séries iniciais
Ensino fundamental-ler e escrever
Leitura e escrita-aprendizagem
Reading Habit - Children
Readings - initial series
Elementary education-reading and writing
Reading and writing-learning
description O referido trabalho monográfico destaca a importância da construção do hábito de ler nos anos iniciais. Desta forma, o leitor critico se constitui a partir do habito e do gosto pela leitura; uma leitura mais complexa e contextualizada, do mundo que o cerca, de suas vivências, de suas historias. O leitor autônomo e aquele capaz de interagir com outras leituras, com outros leitores e principalmente com os autores. A formação de sujeitos críticos e intelectualizados permite vislumbrar uma sociedade mais preparada para as demandas impostas pelo capitalismo e pela tecnologia. A importância do tema suscita para inúmeras discussões que foram analisadas e refletidas através da prática educativa que teve lugar na escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, Sousa - PB. Com o escopo de analisar a deficiência do ato de ler e escrever no quinto ano do ensino fundamental, as relevantes discussões fundamentam o objeto de estudo deste trabalho, que contribuirá para conscientizar o profissional da educação, da urgente necessidade de reflexão e transformação pertinentes a construção do hábito e do gosto pela leitura. Para tanto, o processo de aprendizagem e o gosto pela leitura para a criança precisa ter algum significado que a estimule e desta forma ela possa se interessar pelo o que esta aprendendo, o que foi observável no estagio que realizei e que fundamentaram este trabalho. Nesse estudo, priorizou-se como fundamentação teórica, vários autores e estudiosos a cerca do tema, tais como: Paulo Freire, Maria Helena Martins, Ana Teberosky, Emília Ferreiro, entre outros. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados. As perguntas nele inseridas voltaram-se para a compreensão dos procedimentos utilizados pelo educador no sentido de tornar seu alunado a sentir prazer pela leitura e a produzir novos textos a partir dessas leituras. Os resultados mostram com clareza a deficiência e a urgente necessidade de transformações imbuídas de medidas eficazes no sentido de superar as inúmeras dificuldades que permeiam este complexo processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-06-26T16:22:56Z
2020-06-26
2020-06-26T16:22:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13022
FORMIGA, Cicleide Alves da Nóbrega. Leitura nos anos iniciais: a construção do hábito de ler. 2009. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13022
identifier_str_mv FORMIGA, Cicleide Alves da Nóbrega. Leitura nos anos iniciais: a construção do hábito de ler. 2009. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445183098880