A luta pela terra e a Educação do Campo: o caso do Assentamento Zé Marcolino no Cariri Paraibano.
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35907 |
Resumo: | A luta pela terra no Brasil inicia-se desde a nossa colonização com a formação do latifúndio e a exploração de negros e indígenas, e isso se aprofunda com a constituição do campesinato espoliado pela opressão e da terra pelas oligarquias agrárias. Esse processo vai ocorrer também no Assentamento Zé Marcolino no Cariri Paraibano. O estudo teve como objetivo geral identificar a formação e organização do Assentamento na luta pela terra e pela escola, e qual a percepção que os diferentes sujeitos têm sobre a organização e a escola. A abordagem qualitativa na perspectiva descritiva (Minayo, 1996), orientou todo o percurso metodológico num diálogo permanente com o método dialético. A luta pela Educação do Campo tem possibilitado, através da organização do Assentamento e do protagonismo das mulheres, gerar grandes transformações na comunidade: construção da escola, parcerias, mutirões, currículo contextualizado vinculando sua prática a cultura da comunidade. |
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A luta pela terra e a Educação do Campo: o caso do Assentamento Zé Marcolino no Cariri Paraibano.The fight for land and Education of the Field: the case of the Settlement Zé Marcolino in Cariri Paraibano.Educação do CampoLuta pela terraAssentamento Zé MarcolinoOrganização socialCariri ParaibanoCountryside EducationFight for landZé Marcolino SettlementSocial organizationEducação.A luta pela terra no Brasil inicia-se desde a nossa colonização com a formação do latifúndio e a exploração de negros e indígenas, e isso se aprofunda com a constituição do campesinato espoliado pela opressão e da terra pelas oligarquias agrárias. Esse processo vai ocorrer também no Assentamento Zé Marcolino no Cariri Paraibano. O estudo teve como objetivo geral identificar a formação e organização do Assentamento na luta pela terra e pela escola, e qual a percepção que os diferentes sujeitos têm sobre a organização e a escola. A abordagem qualitativa na perspectiva descritiva (Minayo, 1996), orientou todo o percurso metodológico num diálogo permanente com o método dialético. A luta pela Educação do Campo tem possibilitado, através da organização do Assentamento e do protagonismo das mulheres, gerar grandes transformações na comunidade: construção da escola, parcerias, mutirões, currículo contextualizado vinculando sua prática a cultura da comunidade.The struggle for land in Brazil begins from our settlement with the formation of large estates and the exploitation of blacks and indigenous, and that deepens with the constitution of the peasantry dispossessed by oppression and land by the agrarian oligarchies. This process will also occur on the Settlement ZéMarcolino in CaririParaibano. Our study, we aimed to identify the training and organization of the settlement in the struggle for land and school, and the perception that the different subjects have on these processes. The qualitative approach in descriptive perspective (Minayo,1997), directed all the methodological itinerary in an ongoing dialogue with the dialectical method. The struggle for the field of education has allowed, through the organization of the settlement and the role of women, generate major changes in the community, who managed to build their own school through partnership and joint efforts for training access to a contextual education, linking their practice at the community culture universe.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-06-04T18:50:52Z2024-06-042024-06-04T18:50:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35907SILVA, Maria do Socorro; BATISTA, Geovânio Lima. A luta pela terra e a Educação do Campo: o caso do Assentamento Zé Marcolino no Cariri Paraibano. Revista Debates Insubmissos. Caruaru-PE. Brasil, ano. 2, vol. 2, n.6, mai./ago. 2019. ISSN: 2595-2803. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35907porSILVA, Maria do Socorro.BATISTA, Geovânio Lima.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-04T18:51:16Zoai:localhost:riufcg/35907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-04T18:51:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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