A luta pela terra e a Educação do Campo: o caso do Assentamento Zé Marcolino no Cariri Paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria do Socorro.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BATISTA, Geovânio Lima.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35907
Resumo: A luta pela terra no Brasil inicia-se desde a nossa colonização com a formação do latifúndio e a exploração de negros e indígenas, e isso se aprofunda com a constituição do campesinato espoliado pela opressão e da terra pelas oligarquias agrárias. Esse processo vai ocorrer também no Assentamento Zé Marcolino no Cariri Paraibano. O estudo teve como objetivo geral identificar a formação e organização do Assentamento na luta pela terra e pela escola, e qual a percepção que os diferentes sujeitos têm sobre a organização e a escola. A abordagem qualitativa na perspectiva descritiva (Minayo, 1996), orientou todo o percurso metodológico num diálogo permanente com o método dialético. A luta pela Educação do Campo tem possibilitado, através da organização do Assentamento e do protagonismo das mulheres, gerar grandes transformações na comunidade: construção da escola, parcerias, mutirões, currículo contextualizado vinculando sua prática a cultura da comunidade.
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